segunda-feira, 29 de julho de 2013

Correio do Leitor - Eduardo Ferreira defende maior atenção para a preservação do meio ambiente

Ontem de manhã, no âmbito de uma visita ao Parque do Buçaquinho e à Barrinha de Esmoriz, com um grupo de miúdos e graúdos, eis que damos de caras com um exercício "de lazer" da Força Aérea Portuguesa, organizado no âmbito dos recentes exercícios conjuntos da NATO. Mas estes não eram exercícios de combate... mas sim de lazer, pois incluía futebol de praia, canoagem e não era visível nenhum perímetro de segurança na Praia de Esmoriz.

Nada contra os exercícios da Força Aérea, nomeadamente os de lazer, desde que feitos respeitando as leis e códigos civis que regulam o espaço que utilizaram. Passo a explicar: andou-se anos a recuperar as dunas da Praia de Esmoriz e, ao longo dos últimos 8 anos, os resultados têm sido surpreendentes! Começamos novamente a ter dunas. Para isso muito contribuiu a atitude cívica da maior parte dos cidadãos. As autarquias locais, as coletividades, os cidadãos tiveram muito trabalho a sensibilizar a população para a necessidade de cuidar das dunas, de evitar pisá-las, utilizá-las para assentar arraiais, etc.

Pois a nossa Força Aérea, que deveria ser a primeira a dar o exemplo mas, apesar de dispôr de um imenso areal (que pelas condições climatéricas, no Sábado de manhã estava praticamente vazio), resolveu montar um circuito de corrida e exercícios, envolvendo instalação de estuturas metálicas e deslocação de toros, mesmo por cima do cordão dunar que se estende até à Barrinha! Escusado será dizer que pelo menos várias dezenas de militares calcorrearam aquelas dunas (estava seguramente mais de uma centena na praia) Como se pode sensibilizar a população civil para a conservação de algo que é de todos, quando as nossas instituições dão um péssimo exemplo!?

O mais grave, e que foi apurado em conversa com os militares presentes no local é que tinham as autorizações necessárias para proceder a estes exercícios nas dunas. Não especificaram qual o orgão mas isso é fácil averiguar! E isso é grave pois, pior do que a falta de exemplo da Força Aérea Portuguesa, é o facto de algum órgão da tutela ter autorizado tal situação! ICNF, Capitania, Câmara Municipal, quem será que concedeu a autorização? Vou perder algum tempo a tentar saber...


Eduardo Ferreira




Imagem nº 1 - Eduardo Ferreira esteve presente nas actividades do Programa Ciência Viva que se realizaram no Novo Parque do Buçaquinho. Neste testemunho, optou por criticar os exercícios militares de lazer que não respeitaram a integridade das dunas.
Foto da autoria do Cusco de Esmoriz



PS: Eduardo Ferreira é também o cabeça de lista do BE para as próximas eleições autárquicas em Esmoriz. Contudo, deixou ficar expressa a ideia de que a sua opinião é apenas individual, isto é, enquanto cidadão, não sendo por isso, um comunicado partidário. Estamos perante um artigo de opinião do referido autor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário