terça-feira, 9 de julho de 2013

Correio dos Comunicados Políticos - 4 Textos do PCP Ovar a ter em conta!


Comissão Coordenadora de Ovar 

Nota de Imprensa: Dinis Silveira inicia campanha no histórico Bairro 25 de Abril


Cerca de uma dezena de activistas da CDU, entre os quais Dinis Silveira e Miguel Jeri, candidatos à Câmara e Assembleia Municipal, estiveram no passado domingo numa acção de contactos com a população no histórico Bairro de 25 de Abril. 

Nos contactos efectuados com os moradores foi possível auscultar os moradores sobre os seus problemas, sendo tema central da discussão a ameaça de privatização do Hospital de Ovar, recentemente anunciada pelo governo PSD/CDS-PP. De facto, os moradores demonstraram a sua apreensão pelo futuro desta valência à qual recorrem em caso de necessidade, realçando a sua importância para o concelho e não esquecendo o importante papel da CDU nas lutas contra o encerramento da maternidade, pediatria e serviço de urgência. Neste sentido, ficou clara a necessidade de serem precisos mais autarcas da CDU em Ovar, eleitos que se distinguem pelo seu compromisso com a defesa dos serviços públicos. 

A CDU pode orgulhar-se de ter um discurso coerente com a sua actuação local e nacional, sem recurso ao contorcionismo oportunista habitual no PS e PSD, que afirmam localmente uma coisa (e em tempo de eleições...) enquanto os governos que apoiam desencadeiam ataques brutais aos serviços públicos e ao SNS em particular.

Foram também apresentadas as linhas gerais de intervenção da CDU, uma intervenção com provas dadas em dezenas de autarquias do país e que pugna pela defesa e melhoria dos serviços públicos, pela democratização da cultura e do desporto, pelos direitos da juventude, pela defesa da escola pública, pelo desenvolvimento ecologicamente sustentável, pelo respeito e dignificação do trabalho, pela valorização do Poder Local Democrático.

Esta jornada de contacto caracteriza a forma de actuação dos activistas e eleitos da CDU, que durante todo o mandato nunca deixaram de contactar as populações e os trabalhadores, ouvindo os seus problemas e propondo soluções.

Ovar, 25 de Junho de 2013
A Comissão Coordenadora de Ovar da CDU



A CDU em campanha no Bairro 25 de Abril

Imagem nº 1 - Dinis Silveira já iniciou a sua campanha!
Foto enviada pela CDU Ovar
______________________________________________________________________ "__________



Comissão Concelhia de Ovar (CDU)

Nota de Imprensa: PCP questiona Câmara sobre apoios insuficientes ao Museu de Ovar



O Museu de Ovar é fundamentalmente (mas não só) um museu etnográfico e integra-se no contexto cultural de preservação da memória de tradições, formas de viver , formas de arte e cultura popular, peças várias, algumas de grande valor, relacionadas com actividades económicas que fizeram o quotidiano da população da região de Ovar. Existe formalmente desde 1963, mas a recolha do seu vasto espólio fez-se desde muito antes e continua até hoje.

É um pilar fundamental da Rede Museológica de Ovar e cumpre, na prática, uma importante função no serviço público da preservação da memória colectiva.


Actualmente todo o trabalho de conservação e catalogação é feito duma forma séria, organizada e abnegada por duas funcionárias, o que permite que o museu mantenha a qualidade que tem. Do seu espólio destacam-se, entre outros, uma formidável colecção de trajes de Norte a Sul do país e trajes do mundo, bem como a famosa «Tabaqueira», peça angolana em arte quioca, um exemplar dos poucos que existem no mundo.


É este prestígio que tem permitido ao Museu expor em lugares tão distantes como Goa (Índia), Japão, Estados Unidos da América, França ou Espanha. No entanto, por questões de espaço, apenas uma pequeníssima parte do seu espólio se encontra exposto.


Para de algum modo colmatar o reduzido espaço, diversificar a oferta cultural e abrir ainda mais o espaço à sociedade, o Museu iniciou uma intervenção no rés-do-chão, onde pretende fazer um pequeno auditório, o que requer algum investimento não apenas nas obras estruturais mas também nos acabamentos, meios audiovisuais, etc. Abalançou-se também ao restauro dos azulejos da fachada das traseiras. 


É por isto que o Museu de Ovar precisa realmente de apoio financeiro, pois luta com grandes dificuldades, inclusivamente para pagar os magros (mas possíveis) salários às funcionárias que com tanto esforço têm mantido o Museu vivo. No entanto, as transferências feitas pela Câmara parecem não ter tido em conta esta realidade extraordinária.



O PCP valoriza os protocolos e parcerias de qualidade no âmbito cultural, como é o caso da realizada com a Fundação de Serralves, e nem por momentos coloca em causa o valor acrescentado que tal parceria traz à população de Ovar no que à divulgação da cultura diz respeito. Mas é absolutamente imperativo não esquecer o que se tem cá dentro – o nosso património e memória coletivas - mantidos há anos, desinteressadamente e com muito custo pelos nos nossos.


Neste sentido, o PCP exorta a Câmara a rever o valor do protocolo no que respeita ao investimento, uma vez que 1200€ para uma obra desta envergadura é manifestamente insuficiente.



Ovar, 30 de Junho de 2013
A Comissão Concelhia de Ovar do PCP 


Museu enfrenta problemas de financiamento para o restauro da fachada posterior

Imagem nº 2 - O Museu de Ovar merece um maior investimento.
Foto enviada pelo PCP Ovar
________________________________________________________________________________"_


Comissão Concelhia de Ovar 





À Mesa,

Aos Deputados,

Ao Público,

Aos Meios de Comunicação Social,


1. Período antes da Ordem do Dia


1.1 - Sobre a luta dos professores pela Escola Pública


Como professora não podia ignorar aqui a luta dos professores que nas últimas semanas foram o tema central de todas as comunicações: inundaram as televisões, as rádios, o ciber-espaço através da net, as mesas dos cafés, as conversas de rua, os lares familiares, o fóruns políticos.


Umas vezes compreendida, outras nem tanto, e outras básica e alarvemente aldrabadas, é preciso e justo lembrar que os docentes estiveram em luta, não só pelos seus direitos e pela dignidade da sua profissão (e só isso já legitimaria a sua indignação e a sua luta), mas com esta luta defenderam uma Escola pública, democrática e de qualidade. Foi esta escola que permitiu a vastos estratos de população ascender na escala académica e pessoal a lugares que antes do 25 de Abril nunca poderia ter sonhado sequer. Eu sou testemunha disso enquanto aluna e já como professora.


Este mesmo Governo, que se diz preocupado com as consequências da luta para os estudantes e as suas famílias, é o mesmo que, ao longo dos últimos dois anos, não tem feito outra coisa que não seja avançar com medidas que prejudicam significativamente as condições de trabalho nas escolas e degradam a qualidade do ensino, nomeadamente quando aumenta o número de alunos por turma, quando avança para a constituição de mega-agrupamentos que desumaniza os espaços e aumenta a descoordenação pedagógica, quando introduz alterações curriculares que procuram, sobretudo através das alterações das matrizes curriculares, aplicar na área da educação as imposições da «Troika», quando exclui milhares de alunos com necessidades educativas especiais do apoio de professores de Educação Especial - medidas que, globalmente, têm um único objectivo: reduzir o número de professores e atacar a Escola Pública, prejudicando gravemente os estudantes. É pois justa a luta que foi travada e daqui saúdo aqueles que a travaram.




1.2 - Sobre os apoios insuficientes dados pela Câmara ao Museu de Ovar

O Museu de Ovar é um pilar fundamental da Rede Museológica de Ovar e cumpre uma importante função no serviço público da preservação da memória colectiva. No entanto passa por grandes dificuldades, seja para pagar salários às funcionárias têm mantido o Museu vivo, seja para as obras de investimento num auditório que permitirá abrir ainda mais o Museu à sociedade. O PCP lamenta que as transferências feitas pela Câmara não tenham tido em conta esta realidade. Por essa razão o PCP apresenta um requerimento onde convida a Câmara a rever o valor do protocolo no que respeita ao investimento, uma vez que 1200€ para uma obra desta envergadura é manifestamente insuficiente.



1.3 - Sobre as obras de saneamento em S. Vicente Pereira


Finalmente, gostaríamos de fazer uma chamada de atenção para a forma como têm sido conduzidas as obras em S. Vicente Pereira. Vários moradores se têm queixado de que obras levadas a cabo para o instalar o saneamento - importantes, sem ponta de dúvida - estão a decorrer com prejuízo evidente da circulação normal das ruas principais das freguesias, para além de ser o trânsito constantemente interrompido sem alternativas. São disso exemplos o acesso à igreja de S. Miguel de Souto para a Escola Básica de S. Vicente. Os moradores reconhecem importância às obras mas questionam que se abra uma frente de obra tão grande e exigem um planeamento mais adequado das obras públicas, pagas com os impostos de todos.


Manuela Mourão, eleita do PCP na Assembleia Municipal de Ovar

A eleita do PCP na Assembleia Municipal
Manuela Mourão

Ovar, 3 de Julho de 2013
A Comissão Concelhia de Ovar do PCP

________________________________________________________________________"_________


Comissão Concelhia de Ovar 

Nota de Imprensa: Saudação à Greve Geral de 27 de Junho, golpe irreparável na viabilidade do Governo


A Comissão Concelhia de Ovar do PCP saúda os trabalhadores de Ovar que, resistindo a todas as pressões, aderiram à Greve Geral, juntando-se aos milhares e milhares de trabalhadores que em todo o país perderam um dia de salário para encetar uma das formas de luta mais difíceis mas também mais temidas pelos executores da política de direita. Uma decisão digna, altruísta e acima de tudo corajosa, uma demonstração de que a classe trabalhadora tem poder para travar o rumo de desastre do país, uma acção que os comunistas fazem questão de saudar.

Trata-se de uma adesão que deve ser lida no contexto não só de apelos à resignação numa comunicação social cada vez mais submetida ao pensamento único, mas também de graves e crescentes condicionamentos no exercício desse direito, tendo sido registadas (uma vez mais) ameaças de despedimento ou de não renovação de contratos, veladas ou não, entre outras pressões de vários tipos.

No concelho, a greve teve adesão significativa no Hospital de Ovar (50% de adesão), nas Piscinas Municipais (encerradas), na Biblioteca Municipal (100% - encerrada), nos Estaleiros da Câmara (85%), na SIKA (50%), na Provimi (100% no primeiro turno e 50% no segundo), nas escolas e em muitos outros locais de trabalho com adesões variáveis.

Uma Greve Geral que o Comité Central do PCP avaliou como um abalo irreparável no Governo.

O acerto desta avaliação revelou-se nos dias que se seguiram: a
instabilidade que abalou o governo, a demissão do Ministro das Finanças e Ministro de Estado Vítor Gaspar, a controversa nomeação para de Maria Luís Albuquerque (envolvida no escândalo dos SWAP's) para Ministra das Finanças, a demissão "irrevogável" de Paulo Portas, o anúncio da demissão de outros ministros do CDS, o recuo oportunista deste partido e todo o espectáculo rocambolesco e degradante a que se assiste e que ainda não terminou.

Independentemente do desfecho a curto prazo, o governo e as políticas que executa saem feridos de morte após os acontecimentos dos últimos dias.

A queda do governo e a convocação de eleições antecipadas é condição indispensável para a construção de outra política ao serviço do povo e do país. É neste sentido que os comunistas em Ovar apelam à continuação da adesão dos trabalhadores e população de Ovar a todas as formas de luta que penalizem severamente os partidos PSD/CDS que, obedecendo aos ditames e interesses da troika e do grande capital, lhes destrói o emprego, os salários, as pensões, os direitos sociais, o direito a um futuro e a uma existência digna num Portugal.

Ovar, 7 de Julho de 2013
A Comissão Concelhia de Ovar do PCP 

Nenhum comentário:

Postar um comentário