terça-feira, 23 de julho de 2013

Correio dos Comunicados Políticos - CDU Ovar apresenta Audição Pública - Serviços de Saúde, critica as políticas do actual governo, actualiza novos dados da sua campanha e destaca o Convívio Regional no Antigo Parque do Buçaquinho



Audição pública: Serviços de Saúde

Sexta 26/Julho, 21h30 | Junta de Freguesia de Ovar |


No âmbito da construção do seu programa eleitoral, a CDU promove uma série de audições públicas/debates com a população sobre diversos temas de importância para o concelho. O programa da CDU para o concelho quer-se dinâmico e profundamente ligado às aspirações da população vareira. Por isso é importante que participe!

Neste debate, sobre Serviços de Saúde, contaremos com a participação de:

- Pedro Pinto, médico no Centro Hospitalar do Baixo Vouga
- Paulo Anacleto, dirigente nacional do Sindicatos dos Enfermeiros Portugueses
- Dinis Silveira, primeiro candidato à Câmara Municipal de Ovar
- Miguel Jeri, primeiro candidato à Assembleia Municipal de Ovar


Audição pública: serviços de saúde | Sexta 26/Julho, 21h30 | Junta de Freguesia de Ovar

Imagem nº 1 - Cartaz da Audição Pública - Serviços de Saúde.
Cedido pelo PCP Ovar

__________________________________________________________________________"_______


PCP assinala dois anos de Política Desastrosa do PSD/CDS


No meses de Junho e Julho militantes do PCP estiveram em todo o concelho em acções de contacto com a população vareira. As jornadas de contacto contaram com a participação do primeiro candidato da CDU à Câmara Municipal, Dinis Silveira. Nelas foi distribuído um folheto informativo que sinaliza os 2 anos da assinatura do Pacto de Agressão assinado PSD/CDS e PS e executado pelos dois primeiros com a conivência do terceiro. Dois anos de pura destruição da economia e das condições de vida dos portugueses, e que a ser continuado, abrirá perspectivas ainda mais negras para o futuro. Nestes dois anos regista-se, entre outras marcas da destruição do país:
Um documento que denuncia o aumento de desemprego, actualmente em 1 milhão e 400.000 desempregados, mais 430.000 do que em 2011.

- A diminuição do consumo das famílias, com uma quebra da ordem dos 10%
- A diminuição do valor dos salários reais, já na ordem dos 9,2%.
- O aumento da dívida pública em 48.000 milhões de euros, totalizando já 202.000 milhões de euros.
-A quebra no PIB, de -5,5%
-A emigração forçada, com uma vaga que já conta com mais de 250.000 emigrantes, na sua maioria jovens.

PCP nas empresas
Imagem nº 2 - Membros da CDU distribuem, em Ovar, folhetos que rebaixam o pacto de agressão assinado pelo PSD e PS.
Enviada pelo PCP Ovar

________________________________________________________________"________________


Dinis Silveira em contacto com os moradores dos Bairros do Lamarão e de S. José



Vários activistas da CDU, entre os quais Dinis Silveira e Miguel Jeri, candidatos aos órgãos municipais, estiveram este domingo em contactos com a população nos Bairros do Lamarão e de S. José, em Ovar. Foi distribuído um documento da CDU que sintetiza, para já, três grandes e boas razões para confiar o voto na CDU.
Mais capacidade de resolução dos problemas: uma gestão séria e competente, uma sólida garantia do prosseguimento do trabalho e da honestidade que lhe são reconhecidas.
Mais voz à defesa do povo e dos seus direitos: uma presença com que os trabalhadores e a população podem contar na defesa das suas aspirações, na luta pelo direito a serviços públicos de qualidade, pelo direito à água, saúde e à educação.
Mais força na luta por uma vida melhor num Portugal com futuro: apoiar a CDU é acrescentar força à luta e à razão de todos os que não aceitam o rumo de desastre nacional e que aspiram a uma outra política, patriótica e de esquerda.

Nos contactos efectuados, a falta de condições da rede viária, sem remodelações há vários anos, saltou desde logo como o problema que mais queixas teve entre a população.

No Bairro do Lamarão o sistema de escoamento de águas pluviais continua a provocar problemas no piso, que se assemelha a um campo de batalha, mesmo após a pavimentação com alcatrão que a Câmara lá concedeu há alguns anos.

Já no Bairro de S. José, salta à vista o abandono indignante a que a autarquia tem votado o espaço público circundante: a porção norte do bairro continua por pavimentar, não há um parque infantil, e persiste a falta de um corredor de segurança entre a mata e algumas das habitações, configurando um perigo real depois de semanas de temperaturas elevadas que terão secado excessivamente a mata envolvente.

Em ambos os bairros os moradores manifestaram ainda o seu descontentamento pelo aumento do preço da água, num momento em que as magras reformas e os magros salários mal chegam ao fim do mês. Ficou evidente o mal-estar relativamente à decisão da Câmara Municipal de adesão à AdRA, que culminou no aumentos gerais de tarifas, tal como a CDU sempre denunciou. A recolha de lixo foi outra das preocupações, num momento em que o Governo se prepara para privatizar a EGF, detentora de 51% do capital da ERSUC, que se enquadra nas intenções do memorando de entendimento assinado pelo PSD/CDS/PS.

Começa a ser demasiado evidente para a população que é no mínimo contraditório que estes partidos, depois de subscreverem um documento - o Memorando da Troika - que é um golpe profundo no estado social e na viabilidade dos serviços públicos, venham depois, a nível local e com outras caras, afirmarem-se defensores dos mesmos serviços cuja destruição decretaram com a sua assinatura.

Torna-se, assim, crescente a simpatia da população por uma política que coloque os serviços públicos em mãos públicas, organizados para a eficácia e para a satisfação das necessidades comuns e não para obtenção de lucro para um punhado de accionistas. Uma política que não pode ser executada pelos partidos que destroem o Estado Social a nível central e vêm, depois, fingir minimizar esta destruição a nível local. Mas uma política cuja execução exige a coerência da CDU, profundamente comprometida com a defesa dos serviços públicos, seja na Assembleia República, seja nas Câmaras Municipais (onde é poder e onde não é), seja nas Assembleias Municipais, seja nas Assembleias de Freguesia, seja na rua, com o povo.

A CDU em contactos com a população

Imagem nº 3 - Dinis Silveira continua em campanha, procurando conhecer os testemunhos e as necessidades dos moradores do concelho.
Foto enviada pelo PCP Ovar

________________________________________________________________________________"_
 


Ambiente de Confiança no Convívio Regional da CDU


O secretário-geral do PCP, camarada Jerónimo de Sousa, reiterou a ideia de que este governo está morto e foi a luta que o matou. Uma luta constituída por uma prolongada soma de muitas lutas com expressões e dimensões amplamente diversificadas em que o impacto da Greve Geral de 27 de Junho, pelo seu significado e dimensão, demonstrou, irremediavelmente, quão isolado está este governo e as políticas que prossegue e agrava.

Antes, o companheiro Miguel Martins, membro da Comissão Executiva do Partido Ecologista "Os Verdes", aludira também ao desemprego, à miséria e à fome que alastram, exigindo uma resposta política que a CDU está em condições de assegurar.

Luís Quintino, membro do executivo da DORAV, após uma breve síntese das consequências dramáticas das políticas de direita no Distrito de Aveiro, denunciou algumas manobras eleitoralistas dos partidos de direita com a aproximação das eleições autárquicas. Fazendo um resumo do andamento da preparação das listas da CDU no distrito, afirmou que há razões para ter confiança num bom resultado da CDU nas eleições de 29 de Setembro.

Estas intervenções tiveram lugar no Comício anunciado para aquele convívio e após a apresentação de todos os cabeças de lista aos órgãos municipais do distrito de Aveiro e autarquias do concelho de Ovar. O grupo Gente d'Alma Portuguesa iniciou o comício com alguns momentos de animação musical.

O Convívio Regional de Aveiro da CDU, realizado no sábado, dia 13, terminou com a alegria preambular da Festa do Avante que se avizinha e das Autárquicas 2013, motivos de exigente militância, base fundamental da confiança na CDU, tornada expressão emblemática, plena de significado e verdade. Tal foi o ambiente no parque de merendas do Buçaquinho, Cortegaça, Ovar.


Comício com Jerónimo de Sousa no Parque do Buçaquinho

Imagem nº 4 - Jerónimo de Sousa apoia os novos candidatos da CDU para Ovar, numa cerimónia realizada no Antigo Parque de Merendas do Buçaquinho.
Foto enviada pela CDU Ovar

Nenhum comentário:

Postar um comentário