sábado, 6 de julho de 2013

Festas da Cidade numa semana muito quente!

Olá Pessoal!!! Eu já não vos escrevo há cerca de uma semana. De facto, já iniciei a minha nova aventura. Neste momento, estou longe de Esmoriz, mas como sempre os meus vassalos da Irmandade bem como os meus discretos informadores transmitem-me as ocorrências que têm vindo a verificar-se.
A Cidade comemora efusivamente os seus 20 anos de elevação a tal estatuto. Decerto que as actividades serão imensas. Aproveitem bem este fim de semana e desfrutem da gastronomia, convívio e animação. Esmoriz merece ser homenageado pela sua população. No âmbito das festividades, foi assegurada a participação do Grupo Coral de Esmoriz, do Grupo dos Bandolins, dos Bombeiros Voluntários e de diversas personalidades (até teremos representantes da Cidade francesa de Draveil que germina com Esmoriz)! De facto, é disto que o meu povo gosta!




Imagem nº 1 - Apesar de estar longe, o Cusco de Esmoriz, esse ser lendário, deseja os Parabéns à Cidade de Esmoriz. Congelem uma fatia para o meu regresso.
Foto da autoria do Cusco de Esmoriz


Por outro lado, tive conhecimento de que esta semana tem sido afectada por um calor insuportável. No sítio onde eu estou, a temperatura supera mesmo os 40 ºC e é por isso, que procuro sintetizar toda a informação recebida. Não quero morrer desidratado! O meu computador até está a escaldar! Mas reconheço que este imenso calor atrai multidões à praia e os meus informadores garantem que a praia tem merecido a visita de milhares e milhares de pessoas. 
O meu novo elemento da Irmandade (passo a apresentar-vos), o Ornitólogo Amador, um erudito na casa dos 50 anos mas com bastantes conhecimentos ao nível da biologia e natureza, tem estado a "cuscar" na Praia. Informou-me ele que, na passada quarta-feira, estiveram, pelo menos, 23 autocarros junto à nossa costa. A Barrinha entretanto já foi fechada, evitando assim que as águas mais contaminadas cheguem ao mar.
A nossa praia dispensa apresentações. Na minha perspectiva, é a melhor do concelho de Ovar. Tem bandeira azul e recebeu recentemente a distinção de "Praia com Qualidade de Ouro - 2013" atribuída pela Quercus! Penso que não é preciso dizer muito mais!



Imagem nº 2  - É uma das melhores praias do País, com certeza!
Foto da autoria do Cusco de Esmoriz


Tal como no ano anterior, a Comissão de Melhoramentos de Esmoriz optou por diversos tipos de animação ou actividades lúdicas. Desta feita, houve uma grande iniciativa no adro da Capela da Praia, no passado Domingo (dia 30 de Junho). Parece que tal terá animado as crianças que aí se encontravam. Contudo, nem tudo são boas notícias. Confidenciaram-me que Carlos Alexandre e Orlando, figuras incontornáveis dos últimos anos na Rádio Voz de Esmoriz, colocaram o seu lugar à disposição. Desconheço mais pormenores, mas oxalá que seja possível chegar a um consenso, de forma a que a coesão da instituição não seja colocada em causa.



Imagem nº 3 - Houve ainda tempo para os adultos tirarem uma foto junto aos insufláveis que se destinaram aos mais jovens! É uma boa iniciativa, a repetir, de preferência, várias vezes neste Verão.
Foto de Henrique Araújo


Por fim, soube que a ADRA vai investir mais de 4 milhões de euros e estender a distribuição de água, beneficiando assim Cortegaça, Ovar e Esmoriz (no nosso caso, a rua Branco Duarte será a mais privilegiada).



Imagem nº 4 - As redes de água serão ampliadas. Esmoriz e restantes freguesias agradecem!
Foto e notícia retiradas a partir de: http://www.ovarnews.pt/?main=noticia&n=874


PS: Não tive ainda a oportunidade de ver os e-mail's desta última semana. Talvez o faça para a semana. Ando agora muito ocupado. Bom fim de semana para todos! E desculpem-me se tenho estado um pouco ausente...

Nenhum comentário:

Postar um comentário