segunda-feira, 27 de agosto de 2012

As festas do Mar estão a terminar...

Chegou a altura de fazermos um pequeno balanço, apesar de ainda restar uma noite que promete ser bastante animada. 
Em primeiro lugar, podemos referir que o resultado foi substancialmente positivo. Temos que dar os parabéns ao trabalho efectuado pela Comissão de Festas bem como aos órgãos autárquicos (CM de Ovar e JF de Esmoriz) que concederam apoios financeiros (embora algo limitados). Esta festa não pode acabar só porque há dificuldades em encontrar um sucessor para António Gomes, responsável pelas Festas do Mar em honra do Senhor dos Aflitos e da Nossa Senhora da Boa Viagem. Por isso, acreditamos que alguém acabará por tomar o seu lugar, continuando assim a honrar as tradições da nossa cidade.
Exposto isto, é altura de fazermos uma síntese daquilo que aconteceu durante estes 5 dias de festa! De facto, vislumbramos milhares de pessoas a frequentarem as noites em Esmoriz. Uns comiam farturas, outros observavam as "cabanas" de arte africana ou de vestimentas, a juventude andava entusiasmada com os divertimentos e alguns idosos até dançavam ao som dos concertos que tivemos! Nesta festa heterogénea, encontramos pessoas da nossa terra, de outras regiões do país e até estrangeiros!
Por seu turno, a procissão de Domingo manteve o encanto dos anos anteriores, atraindo a devoção de muitos fiéis. Na Avenida da Praia, observamos a presença de várias centenas de pessoas que testemunhavam alegremente a marcha triunfante dos andores. A bênção ao mar foi realizada pelo Pároco Fernando Campos que tem deixado um grande legado à nossa Paróquia. Já agora, ele benzeu ainda a nova Capela Mortuária da Praia, inaugurada também no dia de ontem.
No próximo fim de semana, as festas decorrerão na freguesia vizinha, isto é, em Cortegaça e, pelo que constatamos no cartaz, a fanfarra dos Bombeiros de Esmoriz prometerá animar de novo todos os fiéis que aí se concentrarem.




Imagem nº 1 - A procissão na Avenida da Praia em Esmoriz
Fotografia da autoria do Cusco de Esmoriz

2 comentários:

  1. Olá
    Também andei por Esmoriz e só agora regresso ao blog.
    Sim, também estive na festa e a crítica que mais se ouvia foi a falta do habitual fogo de artifício na noite de Sábado para Domingo e a justificação para tal.....desvio de verbas.
    Se esta foi a razão....numa palavra....pena....muita pena!

    Cumprs

    Augusto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois também ouvi essa história bem como a famosa teoria... Poderia escrever um texto a falar dessa eventualidade, mas decerto que algumas pessoas não iriam gostar nada. Se tivesse provas seguras de que houve, de facto, desvios, aí sim denunciava a situação. Mas como até agora nada ficou comprovado, não sei o que terá então passado! Todavia, esse boato do desvio de verbas também me chegou aos ouvidos. As autoridades que investiguem este alegado caso!

      Excluir