sábado, 4 de agosto de 2012

O Rio Lambo - Dados sobre a sua existência

Nos últimos tempos, temos debatido muitos assuntos inerentes à Barrinha de Esmoriz, contudo não falamos dum outro curso de água que atravessa a nossa localidade. Trata-se obviamente do rio Lambo que até então tem merecido pouquíssimos estudos por parte dos especialistas da Natureza. Por isso, vamos agora abordar a sua existência.
O Rio Lambo (também conhecido como Vala de Maceda) nasce em São João de Ver e desagua na Barrinha de Esmoriz, percorrendo ainda as freguesias de Rio Meão, Maceda e Cortegaça.
Na Idade Média, não encontramos dados sobre a sua importância para a comunidade esmorizense. Todavia, e tal como no caso da Barrinha de Esmoriz (para a qual já há alguma documentação antiga), deverá ter atraído a presença de pescadores que aí se deslocavam para garantir o seu sustento. 
Actualmente, não encontramos pescadores a tentar a sua sorte neste rio que é frequentemente afectado pela praga da poluição industrial. No ano de 2007, terão sucumbido milhares de peixes (muitas taínhas e carpas boiavam em quantidades assustadoras!), à custa duma descarga vergonhosa que não mereceu qualquer tipo de punição. Este tem sido o lema de sofrimento que a Barrinha de Esmoriz e o Rio Lambo têm suportado, ao longo dos últimos anos. O responsável é, sem dúvida, o ser humano que destrói a natureza, sem ter a mínima consciência dos seus actos nocivos. 
Contudo, temos que ser mais concretos e não nos resta outra alternativa senão apontar o dedo aos dirigentes das fábricas da nossa região. Sim, esses que receberam subsídios da União Europeia para instalar as devidas estações de tratamento, mas que não cumpriram o estipulado, utilizando esses fundos monetários para outros fins. É este chico-espertismo de alguns empresários que está a asfixiar lentamente a nossa Lagoa e o Rio Lambo. Eles sabem que a impunidade é o prato forte da casa... Por isso, continuam a praticar infracções graves, ameaçando a integridade dos nossos cursos de água.
Mesmo assim, não vou continuar a insistir com este assunto polémico que já originou muitas discussões nos órgãos de comunicação social, sempre com os resultados que se conhecem (isto é, praticamente nulos).
Ultimamente, temos observado as espécies de vida existentes no rio Lambo. Não creio que a sua "biodiversidade" atinja um nível elevado, ao contrário da Barrinha de Esmoriz (por exemplo, esta já recebeu, nas épocas mais recentes, cerca de 170 espécies de aves!!!).
Assim sendo, acreditamos que, no Rio Lambo, deverão então existir enguias, taínhas e carpas. Já tivemos ainda a oportunidade de vislumbrar a existência de patos, algo que atestaremos com as imagens afixadas em baixo. Também conseguimos avistar uma pequena cobra (de cor verde) que rastejava no seu meio envolvente. Por isso, peixes, répteis e aves continuam a interagir, neste espaço cada vez mais vulnerável à acção adversa do ser humano.
Em seguida, deixamos um leque de imagens sobre o rio Lambo, de forma a deliciar os nossos leitores:



Imagem nº 1 - Um riacho a percorrer Esmoriz no ano de 1942. Cremos que se deve tratar do Rio Lambo.



Imagem nº 2 - A nascente do Rio Lambo em São João de Ver.
Retirada de: http://riolambo.blogspot.pt/, (fotografia da autoria de Ternura Leçiana)


Rio Lambo - ESMORIZ

Imagem nº 3 - O Rio Lambo, junto ao espaço da Revenda em Esmoriz
Retirado de: http://www.panoramio.com/photo/51002591, (fotografia de Victor Elmano)



Imagem nº 4 - O Rio Lambo frente à rua das Britas (Esmoriz). Observe-se a existência de patos.
Retirado de: http://riolambo.blogspot.pt/, (fotografia da autoria de Ternura Leçiana)



Imagem nº 5 - O Rio Lambo em Cortegaça, junto ao Monte do Outeiro.
Retirado de: http://riolambo.blogspot.pt/, (fotografia da autoria de Ternura Leçiana)


5 comentários:

  1. Viva
    Também já por lá vi galinhas de água.
    Cumprs
    Augusto

    ResponderExcluir
  2. Fantástico! De facto, é um curso de água que apresenta alguma biodiversidade e isso deve ser mencionado, de forma a valorizar este rio Lambo que, provavelmente, muitos esmorizenses não o conhecem, apesar de o atravessarem várias vezes...

    ResponderExcluir
  3. Olá
    Esta ponte creio que se situa em frente à Estação de Tratamento/ Parque da Cidade; neste momento o seu acesso está vedado por um portão.

    Cumprs

    Augusto

    ResponderExcluir
  4. Olá

    Sim...sim...é o rio Lambo.
    Quando por lá passar vou-me certificar se é esta a ponte.

    Cumprs

    ResponderExcluir