quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Mais um relatório para a Barrinha de Esmoriz

De acordo com Luís Ventura, jornalista do Diário de Aveiro, este novo documento poderá constituir um passo fundamental para a despoluição e reabilitação da Barrinha de Esmoriz. O mesmo contempla uma caracterização aprofundada da Biodiversidade existente na Lagoa, de forma a definir um futuro plano de intervenção. 
Segundo o que conseguimos ainda apurar, esta notícia não terá provocado uma enorme expectativa no Movimento Cívico Pró-Barrinha, presidido por Arménio Moreira. De facto, relatórios sobre a Barrinha não têm faltado nestes últimos anos, contudo os avanços têm sido praticamente nulos. Por isso, o referido dirigente só demonstraria espanto, caso ocorresse uma intervenção real no referido espaço ambiental.


´

Imagem nº1 - Será desta que começará finalmente a despoluição da Barrinha de Esmoriz?

PS: Entretanto, esta nova notícia menciona ainda que existiu um estudo para avaliar a eventual existência de morcegos (quiçá em nº bastante reduzido devido à limitação dos abrigos observados) na zona envolvente à Lagoa. Esta possibilidade parece ter surpreendido muita gente. Como tal, o Cusco de Esmoriz vai averiguar melhor a problemática em questão, nem que tenha que fazer trabalho de campo!!! Já agora irei abrir uma nova sondagem sobre isto!



Imagem nº 2 - Estudo sobre a fauna da Barrinha levanta a possibilidade da existência de morcegos, quiçá em número reduzido devido à quantidade insignificante de abrigos neste espaço ambiental.

9 comentários:

  1. Olá
    Na Barrinha não sei se há morcegos, mas nas Urbanizações próximas há....e muitos.

    Cumprs
    Augusto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Sansoni7, obrigado pela sua contribuição. Sinceramente, estou a ficar surpreendido com tantos testemunhos que levantam a hipótese da existência de morcegos na região envolvente à Barrinha. Vou ter mesmo que averiguar melhor a situação :)))

      Cumprimentos!

      Excluir
  2. Olá
    Já agora posso acrescentar que aparecem ainda ao final da tarde, por isso são perfeitamente visíveis.
    Pena voarem rápido e não pararem, senão fotografava um.

    Cumprs
    Augusto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É natural! Mas aonde é que os viu mais precisamente? Em que zona eles costumam estar? Pergunto isto porque vou averiguar a situação e preciso de conhecer os espaços potenciais!

      Excluir
  3. Olá

    Vi-os e vejo-os nas zonas próximas ás habitações que ficam no final da estrada que parte da rotunda do campo de futebol e termina já em terrenos contíguos aos terrenos da Barrinha de Esmoriz.
    Localizou?

    Cumprs
    Augusto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, já sei onde é! Obrigado! Também já me tinham dito que existiam potenciais morcegos junto ao cais que se localizava junto à estação de Esmoriz! Agradeço a sua indicação. É mais um espaço que vou investigar!

      Excluir
  4. Olá
    Depois conte-nos o que viu.

    Cumprs
    Augusto

    ResponderExcluir
  5. Eu moro perto da estação e já vi um morcego a sobrevoar a casa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anónimo

      É provável. Parece que existem morcegos com actividade nocturna na Barrinha, embora não seja fácil detectá-los. Contudo, os relatos existentes parecem incidir mais na zona junto ao antigo cais da Barrinha (perto da estação de caminhos de ferro de Esmoriz) o que é um dado curioso.

      Os melhores cumprimentos

      Excluir