sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Novas informações sobre a Mini-Barrinha...

Como sabem, agora existe uma pequena lagoa à frente da Barrinha de Esmoriz/Lagoa de Paramos. Ninguém sabe se a mesma foi criada para usufruto dos banhistas ou como destino das águas drenadas a partir da Barrinha. A ausência dum esclarecimento oficial por parte das autoridades competentes tem sido uma realidade lamentável. 
Todavia, andava o Cusco de Esmoriz tão intrigado nesta cusquice até que conseguiu o privilégio de dialogar com um especialista nestas questões ambientais. A personalidade abordada não nos autorizou a revelar a sua identidade, mas o seu testemunho poderá pesar nesta problemática.
De acordo com este engenheiro, a "Mini-Barrinha" mantém contacto com as águas poluídas Barrinha de Esmoriz/Lagoa de Paramos nem que seja através das zonas inferiores das dunas. Por outras palavras, a água acaba sempre por penetrar lenta e  "invisivelmente" por debaixo das dunas. O entrevistado não descarta ainda a possibilidade da Barrinha ser, por vezes, aberta totalmente para a nova pequena lagoa, de forma a aliviar uma eventual enchente da primeira. 
Infelizmente, esta é apenas a opinião dum cidadão que ainda não foi confirmada ou negada por nenhuma fonte oficial. 
Se a água dessa nova pequena lagoa não está em condições mínimas de receber os banhistas, deveria existir sinalização a interditar o espaço (o que não acontece!). Todos os dias, observamos dezenas de pessoas a tomarem lá banho, visto que estas não têm consciência deste eventual risco que lhes pode trazer doenças de pele ou outras contrariedades, ao nível da saúde.
Por outro lado, se a água está mesmo em boas condições, os responsáveis desta nova mini-lagoa, devem na mesma tomar uma posição oficial, dissipando as dúvidas e hesitações de todos aqueles que usufruem desta linda praia.



Imagem nº 1 - As duas lagoas podem interagir, mesmo através duma penetração subterrânea que as dunas não conseguem evitar. Para além disso, ninguém sabe se existem aberturas da Barrinha a este novo lago, em períodos pouco movimentados (por exemplo: de noite).
Fotografia retirada da Página Oficial do Facebook de Manuel Relva

Nenhum comentário:

Postar um comentário