segunda-feira, 17 de junho de 2013

Apresentação das Candidaturas - 1º Round




No passado dia 14 de Junho, Salvador Malheiro apresentou a sua candidatura, contando com o apoio especial de Marques Mendes. O discurso do candidato à CM de Ovar foi o seguinte:

"Vejo muitos amigos…. todos fizemos um percurso para chegar hoje até aqui, uns vieram de Arada, outros de Cortegaça, outros de Esmoriz, outros de Maceda, outros de Ovar, outros de S. João, outros de São Vicente de Pereira, outros de Válega, e outros de fora do nosso município. Todos saímos do conforto do nosso lar porque há algo comum em todos nós:Uma enorme vontade de incutir uma NOVA ENERGIA à Nossa Terra.

Eu próprio para chegar até aqui também fiz o meu percurso. Um percurso que não é nem melhor nem pior que os outros. É um percurso sério, digno e que muito me orgulha! As circunstâncias da vida rapidamente me fizeram aprender os valores da partilha, da compreensão e da sensibilidade pelas dificuldades do próximo. Apesar do empenho e determinação na conquista de um percurso académico e profissional que transvasou as fronteiras nacionais, nunca deixei de ter os mesmos amigos e nunca deixei de ser o mesmo. Sinto uma enorme paixão pelas nossas gentes e pela nossa terra.

Devo partilhar convosco que tive um professor de Filosofia, que por sinal é o actual Presidente de Câmara, que me explicou na altura, que um homem só conseguirá a sua realização plena se adoptar um conduta existencial activa e se der parte de si à sua comunidade. Por outro lado uma das frases que mais me marcou de Francisco Sá Carneiro foi: “Por muito que se tenha sido educado no descrédito da política, é-se forçado a reconhecer que quando se começa a tomar, em profundidade, consciência da nossa própria existência pessoal e das realidades que nos cercam, somos constantemente conduzidos a ela”.

Caros Amigos, sou daqueles que defende que a actividade política continua a ser uma actividade muito nobre. Na realidade a gestão dos recursos e dos dinheiros públicos em prol do POVO é uma tarefa de enorme responsabilidade que por princípio deveria estar a cargo das pessoas mais competentes, mais sérias e mais disponíveis da sociedade local.

Assim meus caros amigos e amigas, nesta altura difícil para todos, com uma enorme vontade e determinação em dar Esperança aos munícipes de Ovar, em incutir Sangue Novo ao nosso Município e em imprimir uma Nova Energia, aqui me apresento publicamente como candidato à Presidência da Câmara Municipal de Ovar!

O momento actual é extremamente delicado, após Portugal ter pedido ajuda externa e celebrado um acordo que nos obriga de forma muito dura perante os credores internacionais.

As dificuldades que os Ovarenses, tal como todos os portugueses, estão a sentir com o ajustamento que Portugal está a efectuar são enormes.

As próximas eleições são locais, não são nacionais. Enquanto uns, à escala local, tudo fazem para que Portugal não consiga vencer esta maldita crise pois o seu sucesso passa pelo insucesso do actual governo, nós temos outra postura. Nós queremos ser proactivos. Nós queremos contribuir activamente para que o concelho de Ovar ultrapasse este período menos bom o mais rapidamente possível. Mas tal não será possível com uma constante desresponsabilização e culpabilização de terceiros.

É NECESSÁRIO SIM UMA GOVERNAÇÃO AUTÁRQUICA PROFISSIONAL, MODERNA, COM VISÃO DE FUTURO E SOBRETUDO COM INICIATIVA.

E sobre os nossos adversários, apesar de não quer perder muito tempo, deixem-me partilhar convosco dois assuntos:

O candidato do PS à CMO que foi no passado recente deputado municipal pelo Bloco de Esquerda, veio há poucos dias culpar me pelo eventual encerramento do Hospital de Ovar e de não querer afrontar os governantes nacionais.

Sobre esta questão gostaria de esclarecer o seguinte: o meu envolvimento tem sido o máximo.

Estive ao lado dos trabalhadores do Hospital de Ovar na manifestação, mas houve quem não estivesse. No dia 22 de Maio, reuni com o Exmo. Senhor Ministro da Saúde Dr. Paulo Macedo, e respectivos Secretários de Estado, onde apresentei a nossa realidade, o nosso Hospital e, sobretudo, a sua mais-valia para os mais de 55 mil habitantes do nosso Município.

Assim é com satisfação que hoje posso anunciar que o Hospital de Ovar tem futuro, vai continuar no SNS, não vai perder valências, não existirão despedimentos, não está no grupo de Hospitais cuja transição para as Misericórdias é prioritária e a prova de que o Ministério da Saúde voltou a acreditar no nosso Hospital:

É A NOMEAÇÃO DE UMA NOVA ADMINISTRAÇÃO PARA O HOSPITAL QUE DEVERÁ SER CONSOLIDADA NOS PRÓXIMOS DIAS.

ISTO É SER CONSEQUENTE. ISTO É LEVAR A “CARTA A GARCIA”.

ISTO É A RESPOSTA A QUEM NÃO TINHA PERCEBIDO DE QUE COM O NOSSO HOSPITAL NÃO SE DEVE FAZER POLÍTICA LOCAL.

QUEM GANHOU FOI OVAR. FORAM OS TRABALHADORES. FORAM OS MUNÍCIPES. FORAM TODAS AS FORÇAS PARTIDÁRIAS.

NÃO FUI EU!

Em segundo lugar também fui acusado de impreparação para o cargo de Presidente de Câmara por parte do candidato do PS à CMO que foi no passado recente deputado municipal pelo Bloco de Esquerda.

Sobre este assunto devo dizer que os percursos profissionais e académicos são públicos. Comparem. Mas se não se sentirem esclarecidos peço-vos que leiam as actas das reuniões de camara e constatem a quantidade de assuntos e propostas levados a reunião de câmara por esse senhor que são reagendados por ausência de fundamentação válida ou relatórios de avaliação por si validados que demonstram deficiências de desempenho de divisões sob sua tutela. Aliás, não me sentiria bem se deixasse passar em claro a tentativa de colagem que esse senhor tem feito ao desempenho dos executivos municipais nos últimos 10 anos quando entre 2005 e 2009 foi um crítico acérrimo da política económico-financeira do Presidente, dos subsídios atribuídos ao Carnaval, do investimento SportsForum, etc, etc.

E nada disto pode ser desmentido. As suas afirmações estão exaradas nas actas das Assembleias Municipais. O seu a seu dono, o mérito e os aspectos positivos que existem, não os nego, nos últimos dez anos não devem ser atribuídos ao candidato do PS à CMO que foi no passado recente deputado municipal pelo Bloco de Esquerda. Esse senhor não foi obreiro nem é o legítimo herdeiro dos mandatos liderados pelo Dr. Manuel Oliveira.

Perdoem-me me esta incursão pelo passado recente autárquico, não é meu timbre usar este género de argumentação mas … não devemos tolerar cambalhotas politicas palacianas.

Sou daqueles que ainda considera que em política não vale tudo. E sobretudo porque acusações infundadas merecem respostas assertivas. Quem não se sente não é filho de boa gente e sendo eu filho de muito boa gente Peço-vos uma enorme salva de palmas para os meus Pais!

Caros amigos e caras amigas, já estou a falar há minutos e ainda não entrei no que realmente interessa. No futuro, num futuro de esperança!

As próximas eleições autárquicas são um momento decisivo para o município de Ovar. Será um momento em que se jogará o próprio modelo de desenvolvimento do País. Será uma oportunidade: (i) para modernizar o município de Ovar; (ii) para atrair talento, criatividade investimento e empreendedorismo às nossas freguesias; (iii) assim como, para aumentar a democraticidade envolvendo a sociedade civil nos compromissos políticos.

Vamos entrar num novo ciclo. Novos desafios se avizinham. Perante a consciência que o poder local está a sofrer uma completa mudança de paradigma este é também o tempo de dar Liberdade ao nosso pensamento para fazer face aos novos desafios. Impõe-se agora uma nova energia para o município. Uma nova energia com integridade, com frontalidade, com responsabilidade e sem hipocrisias.

Terminaram os tempos da gestão autárquica baseada no betão e na construção de novas infra-estruturas. É chegada a hora de se tirar partido das nossas riquezas naturais, dos nossos equipamentos existentes para a promoção do desenvolvimento local, do crescimento económico do concelho, do emprego em Ovar e da qualidade de vida de todos os munícipes de Ovar! Os projectos imateriais direccionados para o crescimento e aumento da nossa competitividade terão uma relevância acrescida.

Se conjugarmos a esperança, com a determinação e com a vontade de concretizar, seremos capazes, todos juntos, de marcar a diferença e progredir.

Apresentamos desde já as nossas prioridades para o nosso Plano de Acção:

 Amenizar as dificuldades que os Ovarenses estão a sentir com o ajustamento que Portugal está a efectuar.

 Implementar políticas municipais para criação e manutenção de novos postos de trabalho.

 Apostar nas Indústrias Culturais e Criativas

 Promover uma verdadeira estratégia para a acção social (e não de apoio social), englobando neste modelo todas as instituições de cariz social existentes no município, apostando numa monitorização constante no terreno.

 Implementar um Plano de Reestruturação e Desenvolvimento do Sector Turístico e Cultural Municipal.

 Dinamizar a nossa economia local, fomentando o aparecimento de novas marcas, de novos produtos tendo por base as nossas tradições e costumes e tudo aquilo que nos distingue dos outros.

 Proteger e requalificar os nossos recursos naturais, com particular incidência na defesa da nossa costa, não descurando a possibilidade de afectar recursos próprios do município.

 Implementar orçamentos participativos. É fundamental aumentar a democraticidade envolvendo a sociedade civil nos compromissos políticos.

 Manter a identidade e as tradições, de cada uma das nossas actuais freguesias, melhorando os serviços de proximidade existentes, diminuindo a burocracia e os tempos de resposta das Juntas de Freguesia.

Descentralizar, pelas actuais freguesias, as reuniões de Câmara e da Assembleia Municipal.

 Rever o regulamento de Apoio ao Associativismo, com reforço substancial de verbas e descriminação positiva entre as associações e colectividades, privilegiando a componente de formação dos nossos jovens e o seu envolvimento na sociedade.

 Dotar as nossas associações desportivas com espaços condignos para a prática das suas modalidades e espaços de formação.

 Redefinir a vocação do Centro de Arte, privilegiando-se também a sua utilização pelas associações culturais do nosso concelho.

 Valorizar o serviço prestado pelos trabalhadores da Câmara Municipal, olhando para cada munícipe que recorre aos serviços camarários como um parceiro e não como um inimigo.

 Olhar para a protecção civil como um assunto prioritário, dando o salto para implementação de um plano operacional com recursos físicos adequados para fazer face a eventuais catástrofes naturais.

 Apostar nos nossos artistas, nos nossos autores, nos nossos atletas elevando também desta forma o bom nome de Ovar dentro e fora de portas.

 Controlar as contas públicas nunca descurando critérios de sustentabilidade financeira assim como não esquecendo os dois outros vectores do desenvolvimento sustentável. É fundamental uma aposta efectiva na Eficiência Energética dos equipamentos municipais e na redução das emissões de dióxido de carbono no território municipal, tentando trazer para Ovar um grande investimento no âmbito das renováveis.

 Reforçar a colaboração institucional com os agrupamentos de escola do concelho, não mantendo uma conduta passiva, e comparticipar nos manuais escolares para os alunos 1.º ciclo nas famílias necessitadas e sinalizadas não abrangidas pelos programas existentes.

 Pugnar por serviços saúde de qualidade e de proximidade nunca esquecendo o que vem na constituição portuguesa: “O SNS é um direito universal e geral e tendo em conta as situações económicas, tendencialmente gratuito”

 Apostar num município seguro e protegido. Para isso é nossa intenção melhorar as insfraestruturas físicas das nossas forças de segurança pública, assim como reabilitar e melhorar as condições de segurança da N109 desde Esmoriz até Válega.

Enfim queremos ser parceiros das pessoas, queremos valorizar as pessoas, queremos ajudar a resolver os problemas das pessoas. Nas matérias em que não temos competência directas iremos funcionar como agentes facilitadores promovendo canais de comunicação privilegiados.

A nossa gente é gente de enorme valor, é gente brava, é gente de trabalho. Mas está desmotivada, está triste! As pessoas precisam de reconhecimento, precisam de valorização, precisam de MOTIVAÇÃO. De minha parte, afirmo-vos com a toda a veemência, quero devolver a todos os munícipes a paixão pela nossa terra e o seu sentido de pertença. Quero que se sintam orgulhosos por serem deste Município. Comigo podem contar. Não vou mudar. Continuarei genuíno e nunca esquecerei as minhas raízes. Estarei sempre pronto para ajudar! As portas da Câmara estarão sempre abertas. Isto é um dever de quem gere o Município!

Mas este desafio não é tarefa de um homem só! Por isso conto muito com a nossa equipa, pessoas de elevada competência técnica e profissional, plenamente preparados para o exercício de um serviço publico responsável, sério e dedicado. Tenho muita confiança em todos. E devo dizer-vos que os presidentes de Junta serão parte integrante desta equipa e não meros apêndices. É um enorme orgulho poder contar convosco. Peço uma enorme salva de palmas para eles.

Caros Amigos e Amigas, já estamos no terreno, já nos estamos a dar a conhecer, estamos a receber contributos e a sentir in loco os problemas das populações. Estamos com esta atitude porque queremos preparar um programa de acção realista e direccionado efectivamente para as pessoas.

Queremos testar desde já o conceito de um plano de acção participativo. Todos os munícipes terão uma oportunidade para sugerir medidas e apresentar contributos usando as nossas plataformas electrónicas.

Mas porque o futuro é já agora, e porque reconhecendo da minha actividade docente que as ultimas mensagens são aquelas que ficam na mente com mais facilidade, independentemente das linhas mestras apresentadas e do plano de acção que ainda estar a ser preparado gostaria de anunciar o seguinte:

1. AS DIFICULDADES QUE OS OVARENSES, ESTÃO A SENTIR COM O AJUSTAMENTO QUE PORTUGAL ESTÁ A EFECTUAR SÃO ENORMES. NÃO ESTAMOS À ESPERA QUE O GOVERNO RESOLVA TODOS OS PROBLEMAS DE OVAR. A QUESTÃO QUE SE COLOCA É PRECISAMENTE SABER SE A CAMARA TEM COMPETÊNCIAS PARA AMENIZAR ESTES SACRIFÍCIOS HERCÚLEOS. E A RESPOSTA É CLARAMENTE POSITIVA. QUEM DEFINE OS IMPOSTOS MUNICIPAIS É A CÂMARA E ASSEMBLEIA MUNICIPAIS. ASSIM ASSUMO DESDE JÁ O COMPROMISSO DE PROPOR À ASSEMBLEIA MUNICIPAL A REDUÇÃO SIGNIFICATIVA JÁ PARA 2014 DO IMPOSTO MUNICIPAL SOBRE OS IMOVEIS QUE TANTO AFECTA TODOS OS MUNICIPES NA SUA GENERALIDADE E O VALOR DA DERRAMA QUE ESTÁ A SUFOCAR PARTE DOS NOSSOS EMPRESÁRIOS.

2. AS FREGUESIAS CONTINUAM A SER OS PARENTES POBRES DO PODER LOCAL. EM OVAR, É NOSSO INTUITO REVER OS PROTOCOLOS DE DELEGAÇÃO DE COMPETENCIAS ENCONTRANDO INDICADORES DE AFECTAÇÃO DE VERBAS MAIS JUSTOS. AS VERBAS TRANSFERIDAS PARA AS FREGUESIAS SERÃO CONSIDERAVELMENTE AUMENTADAS.

3. PORQUE O EMPREGO DEVE SER A NOSSA PRINCIPAL PRIORIDADE IREMOS IMPLEMENTAR UM PLANO ESTRATÉGICO MUNICIPAL DE APOIO E DINAMIZAÇÃO EMPRESARIAL QUE PASSA PELA ISENÇÃO DE TAXAS MUNICIPAIS, PELA APOSTA EM ZONAS INDUSTRIAIS INFRAESTRUTURADAS COM FÁCIL ACESSO, PELA DISPONIBILIZAÇÃO DE AREAS A PREÇOS COMPETITIVOS, PELA DISPONIBILIZAÇÃO DE GABINETES ESPECIFICOS PARA O EFEITO, PELA PARTILHA DE OPORTUNIDADES DE EMPREGO E INVESTIMENTO, PELA AGILIZAÇÃO DO FLUXOGRAMA, PELA DIMINUIÇÃO DE BUROCRACIAS, PELO LICENCIAMENTO ZERO E TUDO ISTO ABRANGENDO AS ÁREAS DA INDUSTRIA, COMERCIO, AGRICULTURA E SERVIÇOS. A COMISSÃO INSTALADORA DESTE PLANO ESTRATÉGICO SERÁ COORDENADA POR MIM ENQUANTO PRESIDENTE DE CÂMARA!

4. IMPLEMENTAR EM TODAS AS FREGUESIAS DO CONCELHO PONTOS DE ACESSO LIVRE À INTERNET FAVORECENDO LOCAIS TURISTICOS E ESPAÇOS DE FORMAÇÃO E ESTUDO.

Caros Amigos e Caras Amigas:

Ninguém ganha eleições antecipadamente.

O Partido Socialista que não pense que tem as eleições ganhas.

Estou determinado a lutar, por cada voto com todas as minhas forças. Mas preciso da vossa ajuda.

Não é cá dentro que ganhamos votos! Temos que ir para a rua sem receios.

A força do povo é difícil de contrariar e o povo está connosco.

Cada um de nós tem que fazer o seu porta-a-porta.

Sejamos genuínos.

Saibamos multiplicar as nossas mensagens de esperança. Tenhamos confiança em nós próprios.

Com trabalho, com humildade, com determinação, com confiança, a vitória é possível. Nunca a Câmara de Ovar esteve tão perto de ser reconquistada nos últimos 20 anos.

Contem comigo! Eu conto com vocês todos.

Viva o município de Ovar! Vivam as tradições do município de Ovar! Vivam os costumes do município Ovar! Vivam as pessoas do município de Ovar!


Salvador Malheiro 



Imagem nº 1 - Entre 450 a 500 pessoas marcaram presença na Apresentação da Candidatura de Salvador Malheiro (PSD). O espaço encheu na totalidade.
Discurso e Imagens retirados de: http://ovar_novosrumos.blogs.sapo.pt/87308.html#cutid1, (Joaquim Castro)

________________________________________________________________//________________



Em relação à candidatura de Vítor Ferreira (PS), não conseguimos aceder ao seu discurso integral, embora possuamos alguns excertos do mesmo numa notícia avançada pelo OvarNews. Como é nossa obrigação sermos minimamente imparciais, destacamos a seguinte notícia, para que as pessoas acompanhem igualmente a candidatura socialista.

Vitor Ferreira expressou a sua vontade de não parar "enquanto não se esgotarem todos os instrumentos legais e cívicos para que o Hospital de Ovar não feche as portas, assim como para que os CTT não encerrem os serviços que disponibilizam em Ovar, em Esmoriz e nas restantes freguesias".

Na apresentação pública da sua candidatura à presidência da Câmara Municipal de Ovar, que decorreu no sábado, no Aqua Hotel, o socialista frisou que a "escolha de encerrar o Hospital de Ovar, de o privatizar depois de nele investir o nosso dinheiro é uma má decisão política".

E aqui, aproveitou para alfinetar o candidato Salvador Malheiro: "E o que diz o candidato do PSD à Câmara Municipal de Ovar? Que não faz política com o Hospital de Ovar".

Vitor Ferreira disse estar preparado para o desafio e apresentou as credenciais de um mandato em que foi vice-presidente de uma edilidade que é apresentada como exemplo nas contas e que apresenta uma dívida real igual a zero.

É nesta linha que alicerça o mote da sua candidatura - "No Rumo Certo", lembrando ainda que o Município se vai substituir "a quem tem o dever de o fazer e não respeita até os contratos previamentos assumidos, o Governo PSD", para construir 30 fogos de habitação social em Esmoriz.

No caso de ser eleito, entre outros projectos, Vitor Ferreira pretende criar "uma loja social municipal, que se oponha ao empobrecimento das famílias e lhes permita um acesso mais fácil a bens de primeira necessidade".

O ainda presidente da Câmara Municipal de Ovar, Manuel Oliveira, foi contido nos elogios ao candidato, antes manifestando "respeito pela escolha do PS" e formulando desejos que, sob sua liderança "o concelho se mantenha no rumo certo, como ele próprio deseja e é uma expressão feliz".



Pedro Nuno Santos, presidente da federação Distrital de Aveiro do PS, foi mais pródigo nas palavras que usou para caracterizar Vitor Ferreira: "Sereno, bom, sério e sabe ouvir e tocar e ser tocado". Lembrou que o PS governa o concelho de Ovar há 20 anos e que a população já está habituada a que os socialistas apresentem o melhor e este ano isso sucede mais uma vez. Fez também questão de 'colar' o candidato laranja às medidas impopulares do Governo de extinguir freguesias, do Hospital e dos CTT.

O mesmo se esforçou por fazer o líder parlamentar do PS, Carlos Zorrinho: "Portugal está no rumo errado, Ovar está no rumo certo e votar no Salvador é votar no Passos Coelho e no Gaspar e isso não pode acontecer".



Imagem nº 2 - Vítor Ferreira (PS) já tinha apresentado a sua candidatura, contando igualmente com convidados de nomeada.
Texto e Notícia retirados de: http://www.ovarnews.pt/?main=noticia&n=764

Nenhum comentário:

Postar um comentário