sexta-feira, 14 de junho de 2013

Por um Rio Lambo melhor...

Ao contrário do que se costuma passar com a Ribeira de Rio Maior, o Rio Lambo (ou Peixinho do Rio), proveniente de São João de Ver, apresenta significativas melhorias em termos de diminuição da poluição. Apesar de observamos ainda alguns resíduos, é certo que hoje as suas águas parecem estar mais límpidas e transparentes.
Consegui observar pequenos, mas inúmeros, cardumes de peixes, isto para além de cobras de água, rãs e inclusive aves que sobrevoavam o espaço. A intervenção no Campo das Vacas, iniciativa da Junta de Freguesia de Esmoriz, garantirá também os seus frutos no futuro, dado que foram plantadas centenas de árvores. Com tudo isto, o Rio Lambo tem muito a ganhar!
Todas as fotos que se seguem são da nossa autoria.




Imagem nº 1 - O Rio Lambo é um espaço atractivo.



Imagem nº 2 - Cardume de pequenos peixes. Não consigo identificar a espécie. 



Imagem nº 3 - O prolongamento do Rio Lambo em direcção à Barrinha de Esmoriz



Imagem nº 4 - Outro pequeno cardume de peixes. Existiam tantos! Mas eles têm de ter cuidado com as cobras de água, escondidas nas margens e prontas a lançarem um mortífero ataque!



Imagem nº 5 - A sua zona envolvente.



Imagem nº 6 - O Campo das Vacas mereceu uma intervenção acertada por parte do Executivo liderado por António Bebiano.



Imagem nº 7 - O Rio Lambo em direcção a Cortegaça.



Imagem nº 8 - A vegetação envolvente!



Imagem nº 9- Algumas plantas admiráveis.


O Rio Lambo é um espaço com potencial estético. Por vezes, muitos esmorizenses não reparam nesse pormenor, e por vezes, desvalorizam o lugar por acharem que o mesmo tem pouco valor. Mas se todos abrirmos mais os olhos, constatamos que a verdura e a beleza da nossa Natureza também está lá presente. Já é altura de valorizar e defender o nosso património ambiental!

4 comentários:

  1. De acordo com um conceituado biólogo, os peixes em questão seriam alevins, embora as imagens não sejam inteiramente conclusivas.

    ResponderExcluir
  2. Olá

    Ontem á tarde fiz o prcurso do Rio lambo, na zona envolvente do Parque da Cidade.
    Meus amigos, o cheiro ambiente era insuportável. A continuar assim, temo que este Parque possa deixar de ser tão aprazível....

    Cumprs
    Augusto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Augusto

      Realmente, de vez em quando, as águas acabam por ficar mais poluídas, pois existe sempre uma ou outra descarga clandestina. Creio que a situação melhorou nos últimos anos, contudo ainda está longe da perfeição. A Barrinha acaba também por sofrer com isso!
      Por seu turno, creio que as águas do Parque do Buçaquinho estão em contacto com as do Rio Lambo. Penso que não estou a dizer um grande disparate, senão corrijam-me imediatamente.

      Os melhores cumprimentos

      Excluir
  3. Creio que estão a bombear as águas do rio Lambo, para as lagoas do parque do Buçaquinho, para se proceder à sua purificação biológica e depois devolver ao rio as águas mais purificadas.Creio que li isto no próprio parque do Buçaquinho.

    ResponderExcluir