quarta-feira, 5 de junho de 2013

Fusão das Freguesias - Um Mal Necessário

Apesar de considerar que, em termos gerais, o governo de Passos Coelho não está à altura das exigências do País, devo referir que concordo com as intenções deste projecto de reorganização administrativa. Não digo que não pudessem utilizar outros meios (nomeadamente referendos sobre as comunidades locais visadas), mas é certo que temos freguesias (e até concelhos!) a mais! É preciso cortar na despesa, não podemos negar tal evidência (embora defenda que devia haver, em simultâneo, maiores incentivos à nossa economia, o que infelizmente não acontece). Acham que faz sentido manter uma freguesia com 30, 40 ou 50 habitantes???? Não, não acho. 
É certo que há localidades que podem invocar inúmeros argumentos para contestar este procedimento. Como cada caso é um caso, é provável que os mentores deste projecto possam cometer alguns erros, contudo a intenção, no geral, é minimamente aceitável. É claro que a soberania de cada comunidade será colocada em causa, contudo prefiro que seja antes assim do que irem buscar dinheiro aos bolsos dos mesmos do costume. Em suma, trata-se dum mal necessário, embora também não sejam desejáveis exageros!
Recorde-se que o Supremo Tribunal Administrativo acaba de indeferir a acção interposta pela Freguesia de São João de Ovar que visava impugnar o projecto de Reorganização Administrativa. 
Parece pois que o processo de fusão será irreversível...
Já agora e aproveitando a "carruagem" deste texto, gostaria de aconselhar os Srs. Governantes a retirar os pórticos das Ex-SCUT. Se é para dar prejuízo, então mais valia não terem mexido em nada. Está mais que visto que esta medida inconstitucional afastou os condutores das auto-estradas... e eu não os censuro porque também fiz quase sempre o mesmo (salvo em excepções mais urgentes)! Em suma, neste preciso caso, o tiro saiu pela culatra




Imagem nº 1 - São João, São Vicente de Pereira, Ovar e Arada não escaparão ao processo de fusão administrativa. Por seu turno, Esmoriz, Cortegaça e Maceda não serão contemplados neste projecto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário