terça-feira, 11 de junho de 2013

Arménio Moreira relembra os feitos do Movimento Cívico Pró-Barrinha e espera novidades em breve

REABILITAÇÃO DA BARRINHA DE ESMORIZ

Muito se fala da Barrinha, ainda bem, com muitas e variadas opiniões.

A propósito do "Ultimato" apresentado ao Governo pela Junta de Freguesia de Esmoriz para a reabilitação da Barrinha de Esmoriz/Lagoa de Paramos, variados comentários surgiram, alguns no Cusquices de Esmoriz, todos eles, sem dúvida, a bem deste importante ecossistema.

Em relação aos que julgam que nada foi feito, é de esclarecer que, embora se continue a lutar pela despoluição completa, várias e importantes etapas foram conseguidas a partir do ano 2000 em que o Movimento Cívico Pró Barrinha recorreu à Comunicação Social, a começar por diversas intervenções televisivas com eco pela imprensa escrita e falada durante alguns anos seguintes.

Extinguiu-se a Etar de Esmoriz/Cortegaça, que, alem de estar numa zona de lazer, poluía a Barrinha, foram feitas condutas para a Etar de Paramos e esta ampliada e modernizada, concretizado o saneamento básico das freguesias limítrofes do concelho da Feira, principal poluidor, e construídas várias estações elevatórias para o envio dos efluentes para aquela estação de tratamento.

Se as águas da Barrinha de Esmoriz/Lagoa de Paramos se apresentam hoje ligeiramente melhores devido a essas ações, é contudo imprescindível uma intervenção adequada para a sua reabilitação.

Isso passa simplesmente pelo exercício da autoridade sobre os contaminadores das águas, os que despejam, criminosamente, os efluentes industriais e domésticos para os rios e linhas de água em geral As fontes poluidoras, na sua maioria, são conhecidas das Autoridades.

Exija-se do Governo que faça as Autoridades agir.


Arménio Moreira (Presidente do MCPB)



Imagem nº 1 - Arménio Moreira reage ao Dossier do Ultimato ao Governo na questão da Barrinha.
Foto da autoria do Cusco de Esmoriz

2 comentários:

  1. Olá
    Revejo-me no «escrito» de Arménio Moreira, até porque acompanhei de perto, alguns «passos» por ele referidos.

    Só mais uma achega e desculpem-me a insistência...
    Muita da poluição da Barrinha vem do lado de Paramos!
    Vão ver o ribeiro que passa junto ao Regimento de Engenharia e tirem as vossas conclusões!

    Cumprs
    Augusto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Augusto

      Sim, grande parte da poluição vem da Ribeira de Rio Maior que nasce no concelho da Feira, e ainda passa pelo de Espinho. As águas estão completamente contaminadas.

      Abraço

      Excluir