terça-feira, 23 de outubro de 2018

Bar Arte Chávena corre risco de encerramento (opinião)

A história já não é nova, mas parece que houve novos desenvolvimentos, segundo nos conta o OvarNews.
Após vários anos de sucessivas queixas de um morador (detentor de um apartamento em cima do referido estabelecimento), sabe-se agora que a Câmara Municipal de Ovar terá emitido recentemente um despacho de encerramento do Arte Chávena, embora não esteja, de todo, descartado o cenário de um volte-face. O caso já chegou inclusive aos tribunais, tendo sido apresentadas queixas-crime contra os proprietários do café.
Mas vamos por partes, expondo as versões de ambos os lados.
O Bar Arte Chávena é acusado de não cumprir a lei do ruído, lesando o descanso nocturno do proprietário em questão bem como da sua família. O cidadão sente que tal prejudica o seu rendimento laboral diário, deixando ainda marcas nos restantes elementos do seu agregado familiar.
Por seu turno, os defensores do Bar Arte Chávena, nomeadamente os seus clientes assíduos, alegam que o espaço sempre se pautou pela sua relativa acalmia (sendo inclusive procurado por isso, durante o dia), além de que este espaço comercial já existia, antes da compra do dito apartamento por parte do cidadão.
Como é lógico, não temos em poder todos os dados que envolvem este caso, contudo, à primeira vista (e porque houve leitores que pediram a nossa opinião), pensamos que o encerramento do Bar Arte Chávena é uma decisão que se afigura como extrema e radical, comprometendo os interesses de quem ali ganha o seu sustento (caso dos empregados, mesmo sendo poucos) e de toda a clientela que ali lia os jornais ou convivia socialmente. Penso que, sem querer inocentar alguns eventuais excessos de ruído que possam ter ocorrido (e naturalmente passíveis de penalizações que devem ser aplicadas), o bom-senso de ambas as partes poderia ter ditado um desfecho diferente, certamente mais justo. O diálogo entre ambos os lados poderia ter sido determinante, mas pelos vistos, deixaram que os ressentimentos começassem a falar mais alto.
Mas é como digo, não estamos a par de todas as informações, pelo que não podemos tecer uma opinião definitiva e segura. 
Neste momento, o Bar Arte Chávena está encerrado, embora figure um papel à entrada que remete os clientes para intervenções de manutenção e para o descanso dos seus funcionários. O aviso não avança, contudo, com uma data de reabertura.







Nenhum comentário:

Postar um comentário