quarta-feira, 3 de outubro de 2018

Coligação de Bombeiros evitou desfecho caótico

Mais um incêndio deflagrou na zona de mato junto à rua da Casela, nas envolvências da Escola Secundária de Esmoriz. Já se perdeu a conta ao número de ocorrências ali registadas. No ano passado, foram 11, este ano já são mais 4 ou 5. Contudo, se na maior parte esmagadora das situações anteriores, a pronta intervenção dos bombeiros de Esmoriz impediu a propagação do fogo, desta feita, a situação chegou a descontrolar-se, obrigando os nossos soldados da paz a mobilizar oito viaturas e 25 bombeiros para o local. A colaboração chegaria também da parte dos bombeiros de Espinho, Lourosa e Feira que mobilizaram 15  bombeiros e 3 veículos. Ou seja, o combate às chamas foi feito por 40 operacionais e com a presença de onze ou doze viaturas. Também 15 elementos da GNR estiveram presentes no local para zelar pela segurança dos cidadãos e para tirar apontamentos do sucedido.
O fogo começou por deflagrar nesta passada terça-feira às 22:55, ganhando imediatamente várias frentes e sendo impulsionado por ventos fortes de leste. Às 23:30, procedeu-se à evacuação de moradores das habitações e a própria EN 109 chegou a estar cortada ao trânsito. Finalmente, algum tempo depois da meia-noite, os bombeiros de Esmoriz e os colegas de outras corporações começaram a controlar gradualmente o fogo. 
O incêndio foi oficialmente extinto às 02h 40m, madrugada desta quarta-feira, embora tenha havido um pequeno reacendimento por volta das 11:00 da manhã (situação controlada imediatamente).
Os Presidentes das Juntas de Freguesia de Esmoriz e Paramos estiveram no local, demonstrando preocupação pelo acontecimento alarmante. Felizmente, tudo não passou de um valente susto (apesar de alguns campos e terrenos que ficaram queimados) e ninguém se magoou (um bem-haja aos bombeiros de Esmoriz e a todos os outros que estiveram presentes e que foram incansáveis; também é justo relevar a colaboração dos moradores neste contexto atribulado), todavia é preciso acabar com esta saga interminável de incêndios na rua da Casela. Desta vez, as consequências foram longe demais.
Entretanto os nossos bombeiros não param e já estão inclusive a combater os incêndios florestais que, neste momento, deflagram em Vale de Cambra e Oliveira de Azeméis. 
O que seria de nós, comunidade, se não contássemos com o seu espírito incondicionalmente altruísta!!!




Imagem nº 1 - Um novo incêndio deflagrou na área florestal envolvente à rua da Casela em Esmoriz. Desta vez, o fogo propagou-se rapidamente, queimando terrenos e ameaçando inclusive a segurança de alguns moradores que seriam temporariamente retirados de suas moradias.
Direitos da Foto - Li Rodrigues

Nenhum comentário:

Postar um comentário