quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

60ª edição do Malho Tanoeiro e novo texto de Florindo Pinto

Já se encontra disponível uma nova edição do jornal Malho (25 de Janeiro de 2013) que contempla os seguintes destaques:

  • Rescaldo das eleições de 13 Janeiro de 2013. Como vencedores, saíram PSD, GIPE e BE. O primeiro porque venceu as eleições com legitimidade, o segundo porque conseguiu suplantar o PS e o terceiro porque conseguiu colocar um membro na Assembleia. Como derrotados, saíram o PS, o PP e a CDU. A abstenção foi assustadora, pois rondou os 59, 5 %.
  • Necessidade de novas mesas de voto. Assim defende Florindo Pinto que deixa bem claro a necessidade de combater os altos níveis de abstenção.
  • O Temporal de 19 de Janeiro deixou marcas em Esmoriz. As rajadas de vento trouxeram inúmeras consequências indesejáveis.
  • O passadiço avança em Paramos, fala-se na reabilitação da antiga ponte de madeira sobre a Barrinha e na construção dum novo passadiço em Esmoriz. Todavia, as Juntas de Freguesia de Esmoriz e Paramos e os Municípios de Ovar e Espinho têm de procurar chegar a um consenso.
  • Solidariedade para com a cadela do Esmoriz Ginásio Clube que foi vítima dum ataque dum cão, alegadamente não controlado pelo seu dono. De novo, surge um apelo para que todos colaborem no auxílio aos tratamentos daquela cadela meiga ou inofensiva.
  • Futebol: Três vitórias nos últimos 4 jogos. A saber: SC Esmoriz 3 Lobão 1; SC Esmoriz 1 Rio Meão 0; Alvarenga 1 SC Esmoriz 0; Cortegaça 0 SC Esmoriz 2. O SC Esmoriz partilha a liderança com o Soutense (ambos com 37 pontos), embora a turma da Barrinha tenha 1 jogo a menos.
  • Críticas aos critérios de atribuição das reformas. O colaborador Mário Jesus não entende como é que a Presidente da Câmara Municipal de Palmela, com apenas 47 anos, vai reformar-se e receber uma pensão de 1859, 67 euros.
  • Passos Coelho mentiu quando disse que nunca aconselhou ninguém a emigrar. Assim pensa Vítor Colaço Santos que critica as políticas do actual governo que parece ignorar as potencialidades dos jovens, cuja formação o país pagou e que agora estão na tentação de tentar a sua sorte lá fora.
  • Carlos Sá está imparável. O atleta português brilhou na subida e descida do Aconcagua (Argentina), elevando bem alto o nome do nosso País naquelas terras. 



Imagem nº 1 - O SC Esmoriz continua no bom caminho para vencer a sua série (II Divisão AF Aveiro)
Foto da autoria de Henrique Araújo




Fonte Consultada - Jornal Malho Tanoeiro. Direcção de Florindo Pinto. Edição de 25 de Janeiro de 2013. Também pode ser observado em:  http://www.esmorizmalhotanoeiro.com/


De Florindo Pinto, recebemos ainda um novo texto que publicamos em seguida. Quem desejar fazer o mesmo, pode sempre enviar o seu artigo para cuscodeesmoriz@hotmail.com ou exibir a sua mensagem no mural do nosso Facebook.


2 Tomadas de Posse em Esmoriz


E andávamos nós, residentes, preocupados com a tomada de posse dos eleitos, os novos escolhidos, na eleição intercalar, realizada a 13 de Janeiro, para gerir Esmoriz!!!
É verdade que andávamos preocupados. E razões não nos faltavam. É que por cá, tínhamos à frente dos nossos (Esmoriz) destinos, alguém que, sem reconhecer que fora uma segunda escolha para o encabeçar de uma lista (PS), em 2009, mais tarde, considerada de pessoa não querida pelos seus promotores, continuou a pensar que era a “deusa”.
Incomodou “mais de meio mundo”. Foi adulada por poucos, por que… Geriu como geriu. Fez o jogo de Ovar. naquilo que nós, Esmorizenses, sentimos que “para Esmoriz quanto pior melhor”, e agora indesejada por 2701 eleitores votantes, continuou arvorada, e, tristemente, em “dona da sua… coutada”.
E agora, nós Esmorizenses, que andávamos preocupados com a falta do agendamento para a tomada de posse, ficámos a saber que vamos ter duas sessões “solenes”. Sessões para que o assumir dos cargos aconteça, a realizar no mesmo edifício, em locais separados e com meia hora de intervalo.
Uma será a original, a outra, um duplicado. Uma vergonha, é o que vai acontecer na cidade. Uma vergonha, vergonhosa, que deve ser esclarecida no respeito pela legalidade.
No escaparate do edifício da Junta de Freguesia, ontem, sentimo-nos convocados para estar presentes às 21 horas do dia 8, sexta feira, no Auditório.
Hoje, no mesmo escaparate, encontramos um outro edital a nos convidar para lá estar às 21 horas e 30 minutos, mas no Salão Nobre, para o mesmo efeito.
É mesmo aquilo que podemos considerar de uma palhaçada.
Nós, que havíamos anunciado a possibilidade de haver um espectáculo de “circo”, mesmo sem saber do aparecimento do segundo edital, vamos lá estar para nos certificarmos, e ficar a saber, quem são os “artistas”.
Será que esta “coisa” está a ser influenciada pelo Carnaval vareiro?


Florindo Pinto
05/02/2013



Florindo Pinto considera ridícula a existência de duas convocatórias distintas para a tomada de posse. 
Foto retirada do blog Ovar Novos Rumos

Nenhum comentário:

Postar um comentário