quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

O Cusco, a Abstinência e o São Valentim

Exactamente daqui a uma semana, o Cusco de Esmoriz celebra um ano de existência oficial. Por isso, não me chamem senhor, pois sou um jovem erudito! Agora é certo que os outros membros da Irmandade conhecem uma maior longevidade. E, por isso, deixo já aqui o meu especial tributo ao Casagrande, à Senhora da Cafeína, à Moralista e ao Barrinhólogo, quatro grandes esmorizenses que sempre me apoiaram incondicionalmente na protecção dos interesses desta magnífica terra!
Como sabem, o Carnaval de Ovar já terminou, enquanto que, a Abstinência, representadora dos 40 dias passados por Jesus no Deserto (afastando assim as tentações), começou e irá prolongar-se até à Páscoa (na qual se comemorará a Ressurreição). É uma altura em que devemos evitar comer carne e aperfeiçoar a nossa forma de estar na vida. Eu sei que muitos não são católicos, mas podem também utilizar este período para reflectir, pois todos nós temos algo a melhorar. Da minha parte, posso, desde já, garantir que não vou abusar na comida nem nos doces. Esta é a parte que mais me custa. Como sou lambareiro, vou ter que fazer um sacrifício e cortar nos chocolates, nas amêndoas e nos bolos. Por isso, não vai ser fácil abdicar daquilo que eu adoro. Depois, fiz uma segunda promessa - não fazer olhinhos a miúdas giras, seja na Internet ou na vida real, pois isso também é cair em tentação. Também não é um pouco radical? Pois, mas é uma forma de me testar! Os instintos carnais devem ser colocados de lado!



Imagem nº 1 - Que tentação ao meu paladar, mas eu tenho de conseguir ser mais forte!



Hoje é ainda dia de São Valentim, este talvez seja amigo do anjinho cegueta do Cupido que ainda não acertou em mim com a sua seta milagrosa! Eles devem andar furiosos comigo desde há um quarto de século, altura em que nos demos a conhecer neste mundo. Mas como vocês, aí em casa, devem estar interessados, eu vou falar um pouco da história do nosso Valentim, isto se ele existiu (pois nem isso é dado como certo pela Igreja Católica, embora esta o reconheça como santo) ...
Reza a lenda de que São Valentim viveu no século III d.C. na parte inerente ao Império Romano Oriental. Foi um bispo que decidiu intrometer-se nas decisões imperiais o que lhe custaria a vida. O imperador Cláudio II desejava acabar com os casamentos, de forma a tornar mais fácil o alistamento dos jovens para o exército (pois estes não teriam assim família para cuidar). Contudo, o nosso bispo Valentim desobedeceu às ordens e continuou a celebrar casamentos em segredo. A prática foi descoberta e Valentim seria mesmo condenado à morte por decapitação. Enquanto esteve em cativeiro, os jovens mandavam-lhe flores e bilhetes, atestando a verdadeira fé da juventude no amor. Mais, Astérias, filha cega do carcereiro, apaixonou-se por Valentim e vice-versa. O nosso santo chegou mesmo a escrever cartas de amor para a jovem (daí as cartas de São Valentim). Como se não bastasse, Astérias recuperaria a visão enquanto estava com este grande homem que seria finalmente executado em 270 d.C.
É uma história bonita mas o São Valentim poderia e deveria interceder por mim, não para já, mas para daqui a 41 dias. É que eu sou bom rapaz! Mas olhe que eu sou um bocado exigente!



Imagem nº 2 - São Valentim casamenteiro, não te esqueças do Cusco que ainda não tem ninguém que cuide dele e o ature!

Nenhum comentário:

Postar um comentário