quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Movimento Cívico Pró-Barrinha exige toda a atenção para o passadiço da Praia de Esmoriz


O Passadiço "não é assunto para deixar passar"


Arménio Moreira, Presidente do Movimento Cívico Pró-Barrinha, publicou recentemente um artigo interessante no Jornal Voz de Esmoriz que espelha bem a actual situação do passadiço (ou melhor, o que resta dele!). 
Se antes da intempérie de 19-20 de Janeiro, o Passadiço de Esmoriz tinha buracos, degraus em péssimo estado, e o corrimão estava também danificado (provavelmente devido a actos de vandalismo), certo é que o temporal recente, destruiu o actual passadiço, deixando-o completamente soterrado. O mesmo foi engolido pelas dunas. 
Mais três ou quatro meses e o Verão não tardará a chegar. Esmoriz é uma cidade reconhecida pelo turismo que atrai na época balnear. Exposto isto, pergunto com alguma preocupação - vamos receber os nossos visitantes com um "passadiço" neste estado? Seria seguramente um péssimo cartão de visita para a Cidade de Esmoriz... e para o Concelho de Ovar, que à saída da auto-estrada, apresentam um cartaz enorme de boas vindas... com o lema da qualidade de vida. Mas então o que podemos fazer?
Arménio Moreira, com a sua experiência, mostra-nos o caminho, defendendo a construção dum novo passadiço que se estenderá até à zona da Barrinha. No outro lado, o passadiço de Paramos já avança a passos largos e também já está próximo da Lagoa. Será este o momento ideal para refazer a antiga ponte de madeira que existia na lagoa e que foi citada, no século XIX, por um dos vultos do Romantismo - Júlio Dinis? Penso que sim. O Movimento comprometeu-se, desde já, a enveredar esforços nesse caminho, procurando, desde cedo, contactos importantes com os Municípios de Ovar e Espinho.


Texto extraído da Página do Movimento Cívico Pró-Barrinha no Facebook



Imagem nº 1 - O Passadiço está soterrado devido à intempérie de 19-20 de Janeiro.
Foto do MCPB

3 comentários:

  1. Olá
    Se a Câmara de Ovar não ajuda, porque é que a Nova Junta de Freguesia em conjunto com o Movimento Cívico não lançam mãos a essa tarefa de limpeza do passadiço? Estou certo que a população ajudava!


    A propósito de um novo passadiço...sim!...mas com que verbas?
    Cumprs
    Augusto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boas Augusto

      Posso dizer que existe um projecto da CM de Ovar para a construção dum novo passadiço em Esmoriz. Só que não é ainda prioridade máxima neste momento, mas penso que dado o estado actual, eles têm de fazer qualquer coisa.
      Quanto à Junta e ao Movimento, essa possibilidade já se discutiu, mas até ver, ainda nada se passou.
      Certo é que até ao Verão, alguém tem de por mãos à obra.

      Abraço

      Excluir
  2. Olá
    Ás vezes penso que, nesta como noutras situações, quanto pior...melhor! Ou seja, neste caso particular, é mais «acertado» do ponto de vista político nada fazer por parte dos «dirigentes» de Esmoriz pois assim continuam a ter motivo para esgrimir contra a Câmara Socialista de Ovar.
    É que as eleições Autárquicas estão aí...e as «Agendas Políticas» começam a ditar as suas leias.....infelizmente!

    São os « famigerados jogos políticos» a que infelizmente já estamos habituados.

    Cumprs
    Augusto

    ResponderExcluir