terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Pároco Fernando Campos, o maior!

É um grande homem da nossa terra! Foi o segundo esmorizense mais votado em termos de personalidade do ano de 2012. Para trás, ficam cerca de 50 anos de missão sacerdotal na nossa paróquia. O nosso padre até já poderia ter-se reformado, inclusive teve que atravessar recentemente um momento difícil quando enfrentou um cancro (na garganta, salvo o erro). Passou um mau bocado, muitos alegavam que já não voltaria a celebrar eucaristias. Certo é que nunca desistiu e, com muita vontade, recuperou e hoje continua a desempenhar o seu papel. É a devoção que seguramente o move. É um privilégio tê-lo entre nós e esperemos que assim o seja por bastante tempo.
Também o Padre Januário da Aguda (Arcozelo), que faleceu com quase 90 anos (mesmo com problemas de audição nos últimos anos), conseguiu levar a sua missão pastoral até ao fim. 
A Igreja também tem heróis fora do Vaticano, é bom relembrar isso!



Imagem nº 1 - A Paróquia de Esmoriz tem que dar muitas graças sobre o trabalho desempenhado pelo Padre Fernando Campos.
Foto de Henrique Araújo (Seminarista de Paços de Brandão)
Carregar em cima para ver melhor

6 comentários:

  1. Henrique Araújo Esmoriz12 de fevereiro de 2013 às 22:22

    Um cumprimento especial ao meu primo Henrique Araújo , também esmorizense mas que depois de casado mudou para Pacos de brandão , enquanto pequenos e da mesma idade e com nomes iguais foi engraçado , hoje homens continua a ser , abraço . Quanto a foto , claro que o sr padre campos tem um trabalho impar na cidade , tive o prazer de trabalhar com a sua inteligência na construção da capela da boa viagem , praia , mas conheço quase todas as pessoas da foto , sai da minha idade e conquistaram um respeito pois sai pessoas referenciadas ainda hoje pelo bem , espero que as novas geracoes consigam aprender algo com estes homens e mulheres percebendo que vale a pena a camaradagem e o associativismo , cumprimentos , Henrique Araújo .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Henrique!

      Subscrevo! Todas as pessoas que consegui reconhecer na foto são respeitadas e bem vistas na terra. Um bem haja a todos eles!

      Os melhores cumprimentos!

      Excluir
  2. Olá

    Todos temos um lado menos bom...mas quem sou eu para julgar alguém.
    Os actos ficam com quem os pratica, até porque «Deus onde está não dorme».

    Cumprs
    Augusto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Augusto

      É claro que todos temos defeitos, ninguém é 100 % perfeito. Mas penso que este Padre e os seus servidores merecem ser elogiados pelo legado espiritual e material (alguns restauros na Igreja mais a nova capela mortuária da Praia) que transmitiram à nossa terra.
      É claro que uns gostarão mais deles, outros menos! Depende da perspectiva de cada um! ;)

      Abraço

      Excluir
  3. O P. Fernando Campos é um bom homem. Muitas pessoas, podem tê-lo visto como algo antipático ou rígido, contudo assim o foi por motivos de defesa pessoal, pois é público que, no início do seu sacerdócio, alguns não o quiseram aceitar. É uma história que já remonta há algumas décadas e por isso, ele teve que se impor e disciplinar muita gente. É possível que tenha caído em exageros, mas quem o conhece bem, sabe que ele tem bom íntimo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá

      Relevo esta sua frase:

      «É possível que tenha caído em exageros, mas quem o conhece bem, sabe que ele tem bom íntimo.»

      Quanto a mim, «exageros» e «bom íntimo» não resultam numa boa combinação!

      Um pastor deve proteger e ajudar todas as suas ovelhas...mesmo as que não podem...aliás....estas até deverão ter assistência especial.

      Resta-me acreditar que a Justiça de Deus é sempre melhor do que a Justiça dos Homens.

      Cumprs
      Augusto

      Excluir