sábado, 23 de fevereiro de 2013

Carta aberta à CP e à GNR

Exmos Srs da CP e da GNR:


Confesso que a minha alma está parva, após ter observado o último vídeo sobre o incidente ocorrido no comboio na Estação de Estarreja. Tal como as pessoas que, nessa altura, estavam no comboio, sinto-me profundamente revoltado e indignado. Era necessário todo este escândalo só porque 1 jovem, que alegadamente tinha entrado na estação de Ovar, não tinha o bilhete especial para a cadela que seguia com ele? Fizeram com que as pessoas chegassem atrasadas aos seus empregos, com uma paragem demorada em Estarreja, por causa desta situação? Give me a break... You are kidding with me!
Em primeiro lugar, já está provado que houve pessoas que se disponibilizaram a pagar o referido bilhete especial respectivo ao pobre animal, já que o dono não o fez (tinha ou não condições para o fazer? será que sabia que tinha de requerer um bilhete para o animal que transportava consigo?). Mas o revisor não aceitou. Porquê? Não tinha uma oportunidade de resolver as coisas a bem? Não era isso que se pedia? Muito mal esteve o sr. revisor que optou pelo caminho mais duro, cujos resultados são agora evidentes em todas as redes sociais. Já li algures que também o caso já foi denunciado junto de Jornais nacionais e estrangeiros... Por isso, o revisor não agiu bem ao rejeitar a ajuda das outras pessoas ao dono da cadela. Vai ficar para a história pelas piores razões e a imagem da instituição irá por arrasto.
Deixando agora a CP, vamos falar dos dois elementos da GNR que agiram de forma excessiva, sendo que há possibilidade de terem ocorrido agressões (dois tipos armados contra um jovem?). Se foram ou não provocados, não o poderei dizer, mas também, e de acordo com testemunhas presentes, não facilitaram a situação, gerando mesmo a indignação dos passageiros. Podiam ter convencido o revisor a aceitar o dinheiro dos passageiros, mas não, também eles preferiram o caminho mais drástico, entrando mesmo no campo sensível da integridade física. Não é por usarem uma farda que têm mais direitos do que os outros! 
Recentemente, houve uma militar da GNR que salvou uma jovem de 20 anos e um bebé dum incêndio num prédio em Lisboa. Por outro lado, também tivemos conhecimento dum agente do PSP que se comoveu perante um homem que tinha roubado alguns pães e iogurtes num supermercado do Porto para dar de comer aos seus filhos esfomeados, tendo o referido polícia pago a quantia (cerca de 4 euros) e apenas chamado à atenção do homem para que não voltasse a fazê-lo, embora compreendesse o seu desespero nesta conjuntura negra. Isto sim, é HUMANIDADE! É procurar resolver as coisas a bem e decerto que não fica mal a ninguém. Estes sim são os meus heróis!
Como em tudo, existem bons e maus agentes de autoridade, mas em relação a estes últimos, só há dois caminhos: ou aperfeiçoá-los, ou expulsá-los. 
Espero sim que este caso não fique por aqui, pois penso que as responsabilidades não começaram nem acabaram no jovem e na sua cadela. Quem lidou com o caso, não parece ter feito o seu melhor para evitar este fim desnecessário que já irritou milhares de pessoas, como eu, defensoras dos direitos dos animais. 
Por fim, um bem haja para quem filmou o vídeo que segue em baixo e que denunciou esta situação nas redes sociais. 



Vídeo nº 1 - O escândalo de 22 de Fevereiro de 2013. Não nos podemos calar!
Retirado do Youtube

6 comentários:

  1. O jovem dono parecia estar ainda acompanhado por outro amigo... Um dia muito triste para a história da CP!

    ResponderExcluir
  2. Os agentes estavam no trabalho deles foram chamados a uma ocorrencia e não foi passado como está divulgado nas redes sociais, pois quem divulgou sabe bem porque divulgou!!,se calhar fez testes, ou alguem próximo para as forças de segurança e chumbou (logico que nao agrada a atitude das forças da GNR), e se não sabem ficam a saber estes utentes (canideos) tiveram sempre que pagar bilhete e transportados acondicionandos em gaiolas proprias ou no caso com fucinheira ou ensaime como lhe queiram chamar, e o preço é 1/4 ou meio bilhete, portanto não façam do caso onde não há caso, estavam todos a trabalhar para o bem do nosso pais, boa tarde e bom fim de semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não ponho as mãos no fogo por ninguém. Também já li a versão da CP. Agora continuo a achar que o revisor poderia ter resolvido tudo a bem, caso aceitasse a ajuda dos passageiros ao dono da cadela. Teria sido muito mais adequado... Por isso, continuo a achar que as coisas poderiam ter sido resolvidas doutra forma. Mas pronto respeito a opinião de todos. Boa tarde/bom fim de semana.

      Excluir
    2. O problema de facto é grave e num blogue meu, por muito democrático que seja não aceitava comentários de anónimos.Paciência.QUEM NÃO DEVE NÃO TEME

      Excluir
    3. Boas sougus. Eu sempre permiti textos de autores anónimos por uma questão democrática. Apesar de respeitar todas as opiniões, concordo quando refere que este facto parece ser grave. Vamos a ver os próximos capítulos deste tema deprimente. Esperemos que saibamos mais pormenores nos próximos dias. Cumprimentos

      Excluir
    4. Estes srs da autoridade ainda vão ser condecorados, pela imagem teatral , não se lembram que atrasaram o comboio e que as pessoas que lá iam não são todos animais e que já estão cheios de atrasos e de greves da cp, pois quem nunca precisou do comboio para transporte de trabalho não percebe isto ou não quer perceber, a animais que são mais dóceis que certos seres humanos...

      Excluir