quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Abram alas ao Cusco (com algum humor)

Esta é uma nova rúbrica do blog. O Cusco de Esmoriz, esse ser lendário, vai abordar assuntos diversos (algo insólitos) que marcam a actualidade local, nacional e internacional, sempre com algum humor à mistura. Lá dizia o saudoso Gil Vicente - "A rir é que se corrigem os costumes".
O alerta sobre a convocação de duas tomadas de posse distintas já está a gerar inúmeras discussões. Existem dois editais, um do PSD e outro alegadamente da Comissão Administrativa. Uma convocatória é para as 21:00, a outra é para as 21:30, ambas programadas para a próxima sexta-feira. Uma realiza-se no auditório da Junta, a outra decorrerá no Salão Nobre. É um insólito tremendo (derivado da ausência de comunicação das duas partes interessadas), talvez a primeira vez que isto acontece na História de Esmoriz. Já ninguém consegue perceber o que se está a passar. Estou mesmo estupefacto perante a capacidade de complicação de assuntos que até então seriam de fácil resolução. Mais desencontros e ataques pessoais nos aguardam na noite de sexta-feira. Como alguém um dia me disse, "quem tem juízo e uma imagem a proteger, descarta logo a possibilidade de entrar na política esmorizense". E não é caso para menos. É um grande insólito. O que eu aconselho é que todos os políticos tomem uns calmantes antes da sessão, não arranquem os cabelos uns aos outros, nem andem aos estalos. Eu só peço é que tudo acabe aos abraços e aos beijinhos! Não há necessidade de se desentenderem por causa dum procedimento normal. Espero que não seja preciso chamar os seguranças.



Imagem nº 1 - Será que sexta-feira teremos um novo temporal com o epicentro localizado no edifício das traseiras do Cemitério?
Foto da autoria do Cusco de Esmoriz



Notícia insólita foi também a aposentação de Ana Vicente, Presidente da Câmara Municipal de Palmela, que, com apenas 47 anos, irá ganhar uma pensão de 1859 euros. Realmente, a senhora está "idosa", em termos de mente, e se partilhasse dos princípios do seu partido (PCP), não fazia uma coisa destas. Como diz o ditado, só faz falta quem cá está. Por outras palavras, pode ir para a sua reforma e tomar o chá das cinco com as suas amigas que eu não me vou chatear por causa disso. Afinal, a lei não é igual para todos e prevê ainda o acontecimento deste tipo de situações absurdas. A mulher até pode ter sido uma boa presidente (não sei se foi), mas lamento que alguém na casa dos 40 se possa reformar assim sem mais nem menos. É uma afronta à maioria dos portugueses, sobretudo com a actual conjuntura.



Imagem nº 2 - Ana Vicente irá reformar-se com apenas 47 anos!
Retirado de: antreus.blogspot.com

Mas agora vamos falar em líderes carismáticos do estrangeiro. O Presidente da Gâmbia Yahya Jammeh assegurou aos funcionários públicos que apenas trabalharão agora 4 dias por semana, gozando do descanso entre sexta-feira e domingo. Os seus críticos dizem que tal medida promove a preguiça e enfraquece a economia já debilitada do país. Recorde-se que o Presidente do Gâmbia é um fenómeno raro, visto que já tinha reivindicado a descoberta da cura para a SIDA em 2007, alegando na altura que o segredo estava numa espécie de poção mágica com ervas. Bem, eu não sei o que ele anda a fumar, mas podia emprestar também aos políticos da nossa nação.


Yahya-Jammeh

Imagem nº 3 - O Presidente da Gâmbia tem cá um estilo! Até está a sorrir para mim!


Entretanto, Mahmoud Ahmadinejad, Presidente do Irão, quer ser o primeiro astronauta daquele país. Ele quer ir para o espaço! Bem que podia ficar lá por uns tempos...


Mahmoud Ahmadinejad, durante uma reunião da ONU, em Nova Iorque

Imagem nº 4 - Já estás a apontar para o espaço!


Bem eu também queria ser austronauta e voar (estou a citar aquela música dos Xutos e Pontapés), mas o meu país não deixou! LOL Já agora também quero o traje do Presidente da Gâmbia. Pode ser que faça furor, atraindo a admiração de muitas mulheres cá de Esmoriz! Eh eh eh
Certo é que os insólitos continuam no nosso mundo, causando espanto em todos nós.

2 comentários:

  1. Olá!

    Sobre o caso da Dr.ª Ana Vicente teria sido bonito deixar a indicação da posição de Demétrio Alves: http://antreus.blogspot.pt/2013/01/ana-teresa-vicente-presidente-da-camara.html; Da mesma forma, para melhor esclarecimento, teria sido interessante a referência à seguinte notícia: http://www.noticiasaominuto.com/pais/39161/161-presidentes-de-c%C3%A2mara-est%C3%A3o-reformados#.URKeVh003zk.
    Cumprimentos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boas

      Eu não tenho nada contra a Sra. Dra. Ana Vicente. Dizem que ela fez um bom trabalho em Palmela e por isso, quem sou eu para colocar em causa as suas competências? Aliás, acho que a Sra. até promoveu a cultura da terra. Tenho em casa algumas actas/descrição de congressos muito interessantes sobre ordens militares. Mesmo sendo aqui de Esmoriz (Aveiro), alguma parte da sua obra chegou até minha casa. Contudo, não é a competência dela que está em causa! Nada disso! É sim a idade de reforma, é muito cedo para ela (mesmo que ela alegue em sua defesa o código legal). Sei que o segundo link que apresentou, mostra que não é a única. Sim, é muito triste que mais 161 estejam a entrar na reforma na casa dos 40 anos. São coisas que me custam a compreender. É claro que brinquei um pouco com a situação, mas sem intenção de ofender ninguém ;)

      Os melhores cumprimentos

      Excluir