segunda-feira, 9 de janeiro de 2017

Crónica Desportiva - AC Cucujães vs SC Esmoriz (Juízo de Bancada)

AC CUCUJÃES X SC ESMORIZ: VACINADOS CONTRA SURPRESAS
(Crónica - Juízo de Bancada)

Foi sentando no primeiro lugar do Campeonato Safina que o SC Esmoriz passou de 2016 para 2017. Ainda com 2 jogos por fazer na 1ª volta da competição, os comandados de Narciso Ratinha tinham, na jornada 16, o primeiro teste do novo ano em Cucujães. Perante um dos últimos classificados, os de Esmoriz sofreram para sobressair, estiveram a perder numa primeira parte de loucos, mas garantiram os tão preciosos 3 pontos já perto do fim do encontro no Parque de Jogos de Cucujães.

Primeira parte de loucos em Cucujães

Com o objetivo de continuar no bom rumo depois da pausa de Natal e ano novo, o SC Esmoriz entrou em Cucujães pronto a manter as distâncias de 4 pontos para Beira-Mar, Espinho e Lamas. Pela frente o Cucujães, formação que somava 12 pontos à partida para o embate, fruto de 3 vitórias e 3 empates.
Um jogo com favoritismo para os da Barrinha mas sem margem para cair em facilitismos. Por isso, não houve mudanças no 11 habitual do SC Esmoriz. A campo foram os mesmos que haviam derrotado o Paivense, na última jornada: João Borges na baliza; Joca, Joel Alves, Ricardo Correia e Seijas na defesa; Bruno Batista, Banda e Pedro Godinho no meio; e Fred e Koneh no apoio a Vando no ataque.
E a partida até começou de feição para os visitantes. Aos 8 minutos, já o marcador estava desbloqueado através de um habitual agitador do Esmoriz: Koneh. O camaronês voltou a ser talismã para a sua equipa e mostrou a sua preponderância ao apontar o seu 9º golo no campeonato e assumindo-se, cada vez mais, como o melhor marcador do Esmoriz na prova.
Mas o SCE não soube capitalizar a vantagem alcançada cedo. Ainda dobrou a primeira metade da primeira parte no comando mas, em dois minutos, viu-se a perder em Cucujães. Aos 25′, Delfim que chegou ao empate. Um minuto depois, foi por intermédio de Cláudio que João Borges foi obrigado a ir buscar a bola ao fundo das suas redes pela segunda vez.
Numa primeira parte cheia de golos, ainda se pôde gritar mais uma vez até ao descanso. Praticamente na resposta aos dois tentos do Cucujães, o Esmoriz voltou a reequilibrar o marcador com Pedro Godinho a faturar de penálti aos 32′. Foi o 6º golo do capitão no campeonato, ele que é o dono dos castigos máximos da equipa e que mais uma vez não perdoou da marca dos 11 metros.



Joel Alves, o herói improvável

A segunda parte foi de indecisão. O resultado não parecia querer alterar-se mesmo depois das palestras dos técnicos João Paulo e Narciso Ratinho. Na perspetiva deste último, as notícias vindas de outros terrenos também não eram animadoras: Espinho e Lamas foram a vencer para o intervalo e cavalgavam para 3 pontos tranquilos perante Avanca e Alvarenga; e o Beira-Mar adiantava-se no marcador ao minuto 55, em Carregosa, num jogo que acabaria por vencer por 2-1.
O Esmoriz via-se pressionado a vencer para não encurtar a distância que o separava dos seus rivais diretos. Só que a pressão parece não afetar a formação da Barrinha e, mais uma vez, a estrela da sorte esteve com o líder. Foi aos 82′ que o central Joel Alves se tornou o herói da tarde ao apontar o 3º golo da sua equipa e oferecendo os 3 pontos ao Esmoriz numa prenda de Natal atrasada. O primeiro golo do camisola 19 no campeonato… e com que importância!
No final do jogo, fica para a história mais um teste dificílimo que o Esmoriz ultrapassa. O aviso que recebeu na Mealhada (3-3, na altura, contra o último) parece ter deixado a equipa vacinada. Não há jogos fáceis no campeonato e mesmo contra um dos últimos, as surpresas podem acontecer. Na 16ª jornada, essa mesma surpresa esteve perto de se consumar: o Esmoriz esteve a perder e só virou o jogo a seu favor nos últimos 10 minutos. Um equipa com estofo e que ultrapassa mais um difícil teste rumo à subida.

Segue-se o Fiães no final da 1ª volta

Findada a 16ª ronda, o topo da classificação mantém-se com o mesmo cenário. O Esmoriz lidera com 37 pontos, seguem-se Espinho, Lamas e Beira-Mar com 33.
Na próxima semana, a 1ª volta fecha e o Esmoriz vai fazê-lo em casa. O Estádio da Barrinha receberá o SC Esmoriz x Fiães SC. Os fianenses aparecerão neste jogo a subir de forma, no 9º lugar e depois de um vitória moralizadora sobre o Oliveira do Bairro (3-1).
O SC Esmoriz estará certamente atento ao dérbi S. João de Ver x União de Lamas, Beira-Mar x Alba e Romariz x Espinho. Mas sempre com a certeza de que, independentemente do resultados, manterá o seu primeiro lugar na tabela.


Crónica da autoria de Pedro Silva
Juízo de Bancada



14991147_1208406562568103_3377508728566414234_o



Nenhum comentário:

Postar um comentário