segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

Crónica Desportiva - Sporting Clube de Esmoriz 4 Fiães 0 (Juízo de Bancada)


S.C.ESMORIZ X FIÃES: 1ª PARTE PARA SOFRER, 2ª PARTE PARA RECORDAR
(Crónica - JUÍZO DE BANCADA)


Na última jornada da 1ª volta do Campeonato Safina, o Sporting Clube de Esmoriz (S.C.E.) tinha encontro marcado, na sua “fortaleza”, o Estádio da Barrinha, com o Fiães S.C. Depois de uma 1ª parte a sofrer, uma 2ª parte para recordar, com 4 golos sem resposta. Vando, Fred, Koneh e um autogolo ditaram a vitória da equipa vareira.


De um lado, o líder incontestado do campeonato; do outro, uma equipa que, embora com muito valor, ocupava o 11º posto da classificação. Mas, curiosamente, se a classificação os separava, havia algo que os unia – dois clubes foram fundados no mesmo ano, em 1932…
Mas da história não reza o futebol e com a bola a rolar é sempre outra a história. E, por vezes, o futebol surpreende.
Quem surpreendeu foi Narciso Ratinho, ao optar por Ruca a lateral direito (que, diga-se, fez um bom jogo). O treinador esmorizense escolheu Borges para a balizar, Ruca para a direita e Seijas para a esquerda, com Joel Alves e Correia a centrais; Batista, Banda e Pedro Godinho no meio campo; Fred, Koneh e Vando no ataque.
O jogo é fácil de resumir e dividir. Parece que as equipas combinaram: «uma parte para mim, outra parte para ti. Ora faço eu boa figura, ora fazes tu.»
A primeira parte foi toda do Fiães. Os visitantes foram superiores ao S.C.E. (há que reconhecê-lo), criaram as melhores ocasiões de golo (Napoleão e Xavi chegaram mesmo a acertar na trave) e o S.C.E. não conseguiu criar uma clara ocasião de golo (mais uma vez, mérito do Fiães). Se fossem a vencer para o intervalo, ninguém se admiraria.
Na segunda parte, inverteram-se os papéis: só deu Esmoriz. Desconheço o que Narciso Ratinho disse aos seus jogadores mas o certo é que a equipa da Barrinha entrou em campo com mais motivação e um espírito renovado. Sentia-se que o golo não tardaria a aparecer. E assim foi… Ou melhor, assim…foram.
É que em dez minutos o S.C.E. faz 3 golos: primeiro Vando, num remate oportunista, com classe, à ponta-de-lança; depois Fred, que encosta para golo depois de uma defesa incompleta do guarda-redes do Fiães; e como não há duas sem três, num canto, Fabiano, atleta do Fiães, faz autogolo.
10 minutos de terror para o Fiães; 10 minutos perfeitos para o S.C.E.
O jogo não haveria de terminar sem Koneh fazer gosto ao pé, aos 81’ a fixar a contagem final em 4-0, depois de, também ele, se limitar a encostar para a baliza uma bola largada pelo guarda-redes dos visitantes.
Apesar da primeira parte menos conseguida, o Esmoriz fez uma segunda parte de luxo e viu a sua prestação coroada de êxito…a dobrar.
Numa jornada perfeita, o Esmoriz não só venceu mais um jogo (e já lá vão 7 vitórias consecutivas em casa) como ainda viu todos os seus perseguidores perderem pontos – o Beira-Mar perdeu e todos os outros empataram.
O Esmoriz é assim 1º classificado, com 40 pontos, e aumenta para 6 os pontos de vantagem sobre Lamas e S.C.Espinho, ambos com 34 pontos.
Na próxima jornada, o S.C.Esmoriz volta a jogar em casa, no dia 22, pelas 15h, com o Carregosense.



Captura de ecrã 2017-01-15 às 17.44.08 (2)



Texto e Foto retirados integralmente da Página Juízo de Bancada (Visite http://juizodebancada.pt/). 
Crónica redigida por Emanuel Bandeira. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário