segunda-feira, 2 de janeiro de 2017

Os Melhores de 2016 no Âmbito Internacional

No panorama mundial, consideramos que foram estas as principais personalidades que mais se evidenciaram ao longo do ano de 2016. Claro que não é fácil fazer escolhas à escala global, mas tentámos tomar as decisões que se impunham, mesmo perante a diversidade existente ao nível do protagonismo político, cultural, desportivo e social.




PERSONALIDADE DO ANO


Resultado de imagem para vladimir putin

Imagem nº 1 - Não será certamente por uma questão de ética ou credibilidade que Vladimir Putin merecerá da nossa parte o estatuto de figura mais importante do ano de 2016. Apenas o fazemos porque o Kremlin voltou a agitar o mundo, de uma forma que já não se sucedia desde o fim da Guerra Fria. A Rússia interveio no leste da Ucrânia e na Síria, assumindo a iniciativa de tais operações e tomando também partido da passividade do Ocidente, da NATO e da União Europeia. Mas a Rússia ainda foi mais longe ao ter presumivelmente influenciado o resultado das eleições presidenciais norte-americanas, prejudicando a candidatura democrata de Hillary Clinton. Não nos revemos no estilo do presidente russo, mas ninguém poderá negar que ele soube jogar em todos os tabuleiros (ou meandros) da política internacional.



REVELAÇÃO DO ANO



Resultado de imagem para ranieri

Imagem nº 2 - Cláudio Ranieri fez o que ninguém pensava - conduziu o modesto Leicester City à vitória final na Premier League, esta considerada por muitos como a melhor liga de futebol do planeta. Com um plantel sem grandes nomes sonantes, o técnico italiano conseguiu a proeza miraculosa de oferecer o primeiro campeonato nacional ao clube sediado em Leicester. Também fora a primeira vez que o treinador italiano conquistaria uma liga principal. Inédito!



PRESTÍGIO DO ANO


Resultado de imagem para papa francisco

Imagem nº 4 - Humilde e defensor dos pobres, assim é o Papa Francisco.  Jorge Mario Bergoglio tem empreendido uma revolução interna na Igreja Católica, procurando purificá-la e torná-la próxima daqueles que mais necessitam.



PERSONALIDADE DA CULTURA


Resultado de imagem para Amin Maalouf

Imagem nº 4 - Amin Maalouf é um dos melhores escritores do mundo. De origem libanesa (embora residindo na França), Maalouf deixou-nos obras de grande conteúdo histórico e romancista, recorrendo a uma expressão linguística muito aprazível. Autor de várias obras, entre as quais "As Cruzadas vistas pelos Árabes", "Samarcanda" e "Leão, o Africano", Maalouf é um génio incontornável no estudo dos pilares da cultura ocidental e oriental.



DESPORTISTA DO ANO


Resultado de imagem para cristiano ronaldo

Imagem nº 5 - Vencedor da Champions League pelo Real Madrid e do Campeonato Europeu de Futebol (realizado na França) ao serviço da selecção nacional, o avançado português Cristiano Ronaldo foi o desportista que mais se evidenciou. Os seus inúmeros golos são motivo mais que suficiente para justificar esta atribuição.



LEGADO DE OURO


Resultado de imagem para george michael

Imagem nº 6 - George Michael faleceu a 25 de Dezembro de 2016. Apesar do seu "Last Christmas" (curiosamente um dos seus principais temas musicais), o cantor britânico pop vendeu mais de 100 milhões de discos ao longo da sua carreira. Foi um dos principais vultos da música internacional durante as décadas de 80 e 90.



DECEPÇÃO DO ANO


Resultado de imagem para kim jong-un

Imagem nº 7 - O ditador norte-coreano Kim Jong-un continua com os seus planos maquiavélicos. As purgas já são às centenas, as execuções são cruéis, e o regime parece mais interessado em desenvolver o seu potencial nuclear. Isto acontece, enquanto a miséria extrema abunda no seio do seu povo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário