terça-feira, 24 de janeiro de 2017

Manuel Oliveira, o Sr. Buçaquinho

Manuel Oliveira foi um dos mais notáveis presidentes da história da Câmara Municipal de Ovar. No que diz respeito a Esmoriz, requalificou a Avenida da Praia, a Avenida dos Correios, o Bairro Social da Praia de Esmoriz (embora concluído no mandato posterior), foi uma das personalidades que acompanhou o processo de estudos da requalificação da Barrinha que remonta a 2011, e criou ainda a Ecopista do Atlântico que hoje estabelece a ligação entre Esmoriz e o Furadouro. Mas a sua obra mais importante custou apenas 1,2 milhões de euros e visou transformar uma antiga ETAR, de péssimo funcionamento, situada entre Esmoriz e Cortegaça, num parque ambiental de cinco estrelas que viria a traduzir-se num sonante sítio de lazer desfrutado por vários visitantes provenientes de Norte a Sul do País, e até estrangeiros. Claro que também não podemos esquecer o papel determinante de José Américo, antigo vereador do ambiente, para a prossecução de todo este projecto que, no dia 23 de Janeiro de 2017, seria alvo de uma distinção sonante no concurso dos "Green Project Awards", mais concretamente na categoria de Cidades Sustentáveis.
A obra inaugurada a 25 de Abril de 2013 foi uma aposta ganha. O mérito também se deve aos actuais proprietários do parque (os irmãos Maia) que souberam proceder à manutenção e incentivar à realização de actividades lúdicas ou concertos, trazendo assim mais visibilidade a este tesouro natural que começa a ser, cada vez mais, conhecido e visitado. Pelos melhores motivos, claro está!
Por outro lado, os executivos da Junta de Freguesia de Esmoriz, liderados sucessivamente por Rosário Relva e António Bebiano, e da Junta de Freguesia de Cortegaça, representada por Sérgio Vicente Prata, prestaram igualmente uma colaboração indispensável em todo este processo.
Não menos importantes foram os apoios prestados por algumas organizações ambientais que denunciaram o estado horripilante da antiga ETAR e que deram força à sua substituição por um parque sustentável. Aqui é justo realçar o papel do Movimento Cívico Pró-Barrinha que integrou essa lista. Arménio Moreira, também ele com o coração dividido entre Esmoriz e Cortegaça, foi uma das personalidades que deu a cara por este projecto, e hoje numa conversa telefónica, confidenciou-nos que "este era um dia de grande orgulho para as duas comunidades".
Por detrás do êxito na nona edição do Green Project Awards (iniciativa organizada pela Agência Portuguesa do Ambiente e Quercus), existem vários rostos, mas se tivéssemos que atribuir a denominação honrosa de "Sr. Buçaquinho", creio que Manuel Oliveira a merecerá, porque foi ele quem promoveu este projecto visionário!



Resultado de imagem para manuel oliveira buçaquinho

Imagem nº 1 - No dia da inauguração (25 de Abril de 2013), o então Presidente da Câmara Municipal de Ovar, Manuel Oliveira, discursava, demonstrando a sua confiança no novo empreendimento inaugurado.
Foto da nossa autoria

Um comentário:

  1. Olá
    Permita-me destacar a qualidade e a quantidade do trabalho de toda a gente anónima que esteve ao lado do Movimento Cívico Pró Barrinha e que, sem esse trabalho, este êxito dificilmente seria possível.
    Acima de tudo, esta distinção é dos Esmorizenses que trabalharam para a merecer.
    Cumprs
    Augusto

    ResponderExcluir