quarta-feira, 11 de janeiro de 2017

Extra-Esmoriz XL - Árvores Centenárias em risco

A Remodelação do Largo do Campo, Rua Olívia e Florindo Cantinho e Rua dos carris, em Cortegaça, está a suscitar uma grande controvérsia. A obra foi concursada e adjudicada pela Câmara Municipal de Ovar nos termos da Lei, contando com um prazo de execução de 6 meses, 180 dias, um custo aproximado de 350 000 euros e encontra-se, neste momento, na sua fase inicial. Além das correcções urbanísticas (ao nível dos arruamentos e passeios), prevê-se ainda a colocação de um parque infantil.
Todavia, existem cidadãos que não se revêem no projecto em causa, afirmando que o mesmo irá arruinar as árvores centenárias que ali se localizam e que, possivelmente, chegaram a ser contemporâneas do couto municipal de Cortegaça. A autarquia garante que as mesmas serão recolocadas na zona envolvente à Igreja Matriz da vila. No entanto, ninguém sabe qual será o resultado dessa transplantação. Será que as plantas se irão adaptar ao novo espaço?
É pena que hoje o urbanismo se faça nos dias hoje com solos de cimento, nem sempre respeitando o enquadramento natural e a história. Faz-se e desfaz-se com uma facilidade tremenda! Aliás, um parque infantil teria mais piada se contemplasse a presença dessas mesmas árvores que são históricas. Mas esta é somente a nossa opinião, vale o que vale - pouco ou quase nada!




Foto - Câmara Municipal de Ovar



Nota-Extra: Em sentido positivo, realçamos as obras no Centro Cívico de Cortegaça que continuam a avançar em bom plano. Este projecto é uma aposta ganha e dotará a sede de freguesia com um espaço mais moderno e multifuncional. Aqui temos de dar o braço a torcer em relação à qualidade do empreendimento. Será pois uma mais-valia e servirá, com qualidade e excelência, todos os cortegacenses. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário