terça-feira, 9 de outubro de 2012

Correio do Leitor


"Não concordo com comissão administrativa , as eleições antecipadas são a melhor solução para Esmoriz , pois quem se candidatar e ganhar estas eleições , terá que demonstrar efetivamente o seu valor para assegurar a sua eleição para os próximos quatro anos, ao invés uma comissão administrativa será um instrumento a utilizar a quem tem neste momento mais poder e com isso ludibriar os esmorizenses , para mim é claro como a água , ou a cidade de Esmoriz volta uma vez mais a ser um instrumento de Ovar , ou se assume definitivamente e vai desde já a eleições , com um programa e projeto que tenho a certeza que qualquer candidato levará a eleições a pensar não neste ano, mas sim nos próximos cinco, com a possibilidade de a cidade fazer uma avaliação após o primeiro ano .
No meu pensamento é este o melhor caminho para a cidade de Esmoriz, espero sim é que este exemplo não volte a acontecer na cidade de Esmoriz , e que todos os esmorizenses não fiquem de fora e percebam que Esmoriz tem que progredir com urgência a bem de todos"  H.A.


É importante ainda salientar que no Facebook recebemos uma mensagem interessante de Luís Miguel Sá (também poderíamos publicá-la, mas não o poderíamos fazer sem a sua devida autorização) que defende o mesmo ponto de vista. Estes nossos leitores defendem que o povo deve intervir neste momento crítico da Freguesia. É um ponto de vista diferente do meu, embora também aceite parcialmente os argumentos que apresentam.
Aliás, abrirei, ainda hoje, uma sondagem na qual perguntaremos aos esmorizenses se preferem eleições intercalares ou a instauração duma comissão administrativa. Assim sendo, apelo para que leiam bem este texto e o anterior, de forma a efectuarem as vossas escolhas.




Imagem nº 1 - Não hesitem em enviar os vossos textos e fotografias para cuscodeesmoriz@hotmail.com

5 comentários:

  1. Está aqui o texto de Luís Miguel Sá que agora nos cedeu autorização para a publicação da sua opinião:

    "Ponto da situação local e nacional!
    Bom dia,
    Não acho de todo que esta confusão seja para privilegiar a politica ou a própria democracia ou os Esmorizenses.
    Este tipo de atitudes é de se lamentar chamam-se "lutas de poleiro".
    Onde só acontece quando os partidos do poder não têm a maioria.
    As instituições públicas para estes partidos é vista como um poder que não pode ser partilhado.
    Como foi a intenção demonstrada nas eleições pela população, uma gestão partilhada com mais do que um programa ou(projeto).
    Mas acredito na democracia participativa, e acredito que as eleições são a única forma de expressar uma vontade coletiva num projeto ou programa partidário ou não, tal como acontece em Esmoriz.
    O povo merece escolher!
    O programa politico que lhe pode trazer mais qualidade de vida, é nisso que acredito.
    Sobre a politica nacional ou internacional, veja o que fizeram os políticos ao não referendar o Tratado de Lisboa! Porreiro pá! lembram-se? Este foi um Tratado que permitiu que o poder económico, desmantelar o poder politico que o reduziu a umas cimeiras da "treta" e tornar reféns os estados sociais de toda a Europa. A crise pura e dura que enfrentámos hoje em dia.
    Por isso, acredito na democracia, porque a crise foi estruturada nas costas da população europeia nos gabinetes de uma estrutura bancária dourada. Onde os políticos como Durão ou Passos são umas marionetas que se lhes dá uma pequena brisa de poder.
    Tal como aconteceu no passado recente só o povo pode mudar o rumo do país e da Europa.
    Um abraço ao nosso Cusco!
    Luís Miguel Sá"

    ResponderExcluir
  2. "pois quem se candidatar e ganhar estas eleições , terá que demonstrar efetivamente o seu valor para assegurar a sua eleição para os próximos quatro anos," A frase revela uma grave deficiência no pensamento do leitor. Eleições a haver não serão "antecipadas" nem para "4 anos" como afirma; mas eleições intercalares, cuja validade será por um ano, no máximo, até às eleições autárquicas do próximo ano.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, é verdade que não teremos eleições antecipadas, mas intercalares (foi um pequeno lapso do leitor). Quanto ao resto, creio que o leitor queria dizer que os eleitos terão que fazer imediatamente pela vida, mostrando trabalho no seu curto mandato (após as intercalares), de forma a ser reeleito em Outubro/Novembro (2013) para os próximos 4 anos.
      De qualquer das formas, continuo a defender a vinda duma Comissão Administrativa e por isso, não defendo a mesma opinião, embora partilhe as várias perspectivas existentes!

      Excluir
  3. Olá
    A Política e os políticos, infelizmente mais não é do que um trampolim para «bons tachos».

    O País e os eleitores só são importantes enquanto veículo para legitimar o «seu assalto ao Poder». Promete-se o Céu e a Terra para se lá chegar; depois de lá estar a música é outro e os umbigos crescem....crescem...crescem.

    Deixei de acreditar nesta gente...públicos «inimigos» mas «comedores da mesma gamela» quando em privado.

    Cumprs
    Augusto



    ResponderExcluir