quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Sobre o respeito pela Natureza...

O Cusco de Esmoriz efectuou novamente uma caminhada, desta feita, muito especial, visando avaliar a forma como a Natureza tem sido tratada na nossa terra. 
Infelizmente, encontramos lixo, espalhado por toda a Cidade, já para não falar do cheiro nauseabundo daí resultante. Os funcionários da Junta de Freguesia de Esmoriz e da Câmara Municipal de Ovar deviam intervir de forma mais célere e eficaz, evitando assim episódios desagradáveis. Também as autoridades têm que estar mais atentas a estas situações, multando, sem piedade, aqueles que desrespeitam a Natureza e ignoram a importância dos contentores ou da reciclagem.
Mas vamos avançar com casos concretos (todas as fotos são da minha autoria):


Imagem nº 1 - Contentor na Rua dos Desportos mas a lixeira parece situar-se no seu exterior.


Imagem nº 2 - Mesmo junto aos Contentores, já perto do Centro Bíblico, o lixo é uma realidade.


Imagem nº 3 - No terreno que faz esquina entre a Rua dos Caçadores e a Avenida Raimundo Rodrigues também é visível a falta de civismo.


Imagem nº 4 - Lixo espalhado junto à Rua António José de Almeida.


Imagem nº 5 - Na mesma Rua, vislumbram-se ainda esponjas, papeis, sacos de plástico...


Imagem nº 6 - Espaço Verde à frente da Escola Primária da Praia (Avenida da Praia). É isto que queremos ensinar aos miúdos?



Reza a história de que costumam existir bonitas excepções, nas quais o ser humano participa positivamente, reconfigurando espaços anteriormente poluídos. Tal caso parece ter acontecido no seguimento da Rua Fernão Veloso, aonde um antigo caminho (completamente cheio de lixo) foi alvo duma reabilitação digna, assegurando assim o bem estar dos habitantes. A Dona Maria José, uma senhora que aí reside, congratulou-se pelas obras, valorizando a intervenção da Junta de Freguesia de Esmoriz (ainda presidida por Rosário Relva).



Imagem nº 7 - Este carreiro, junto à Urbanização Pine's Village, foi devidamente remodelado.


Imagem nº 8 - Outra imagem sobre o novo caminho. Oxalá que o ser humano saiba estimá-lo!


Por fim, para aqueles que ainda não conseguiram assimilar as vantagens da reciclagem, deixo então o exemplo do macaco Gervásio. Verão que não custa nada!



Vídeo nº 1 - O Gervásio ensina-nos a proceder da forma mais correcta.
Retirado do Youtube


PS: Hoje, teremos uma nova assembleia de freguesia por volta das 21 horas. Não quero falar de política até a próxima segunda-feira, mas o aviso fica, desde já feito! Compareçam, se puderem... 

Nenhum comentário:

Postar um comentário