sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Instituição/Grupo do Ano de 2012

Os candidatos a instituição (ou grupo) esmorizense do ano são os seguintes:

  1. Acólitos de Esmoriz. Servem o nosso pároco Fernando Campos, de forma exemplar. Estes jovens prestam serviços à população maioritariamente católica da nossa terra.
  2. Bandolins de Esmoriz. Exercem um estilo de música que já ultrapassou fronteiras. Eles têm levantado bem alto o nome de Esmoriz, seja em Lisboa ou em Espanha. 
  3. Bombeiros Voluntários de Esmoriz. Com um espírito verdadeiramente altruísta, os bombeiros arriscam as suas vidas para salvar as pessoas que estão em apuros. Neste ano, ninguém morreu por afogamento na nossa Praia, muito graças às suas acções imediatas de socorro!
  4. Centro Comunitário de Esmoriz. A solidariedade prestada por esta instituição tem respondido a muitas das necessidades locais. Nos dias difíceis que correm, o seu trabalho merece todo o nosso reconhecimento.
  5. Escutas de Esmoriz. Aprender a amar a Natureza, ao estilo católico! As crianças assimilam, junto dos chefes, muitos valores e princípios nobres que serão úteis para o seu futuro.
  6. Grupo Columbófilo de Esmoriz. Iniciativa que visa estimular os pombos-correio para a competição. Qual é o pombo que volta mais depressa a casa? 
  7. Grupo Jovens Paróquia de Esmoriz. Sob a orientação de Maria Joaquina Moreira e Isabel Moreira, o Grupo de Jovens de Esmoriz assegura o serviço de leitores para a missa do Sábado à tarde. Os mais jovens adquirem formação religiosa e acima de tudo, moral, discernindo o correcto do incorrecto.
  8. Grupo Ornitológico de Esmoriz. Este grupo também se dedica ao estudo de todas as aves, abordando o seu modo de vida, a sua distribuição pelo globo e todo o tipo de condicionantes relacionadas.
  9. Movimento Cívico Pró-Barrinha. Sob a Presidência de Arménio Moreira, o Movimento tem conseguido algumas vitórias na defesa da natureza. A ETAR de Paramos foi a primeira grande vitória do Movimento que procurava combater a poluição na Barrinha. Também, o novo Parque do Buçaquinho recebeu o total apoio deste Movimento, cujas competências ambientais se alastram a todo o concelho de Ovar (e não apenas à Barrinha, embora esta seja a mais privilegiada nas suas abordagens). Para além disso, o Movimento criou uma Exposição interessante junto à Praia de Esmoriz.
  10. Mutualidade de Santa Maria de Esmoriz. Nos dias de hoje, a formação é importante - Saber é poder, já dizia (e bem!), Francis Bacon.
  11. Renascer. Grupo de Teatro que tem retratado, com brilhantismo, inúmeras peças. Foram os anfitriões do actual festival que se está a realizar no auditório da Junta de Freguesia de Esmoriz.
  12. Survivor Surf Camp. Quem gosta de surf? Dizem que esta é uma das escolas de surf mais antigas do Norte do País. A mesma concentra muita da sua actividade em Esmoriz.


Imagem nº 1 - Qual será a instituição do ano?


PS1: Esta lista é ainda provisória. Apenas será validada ao fim de 15 dias. Por isso, se os nossos leitores desejarem acrescentar ou apagar alguma destas instituições/grupos (convém existir uma explicação para defender a inclusão ou eliminação dos respectivos institutos candidatos), poderão fazê-lo através das três seguintes formas:
  1. Deixar um comentário no nosso blog, mais concretamente neste artigo.
  2. Enviar um e-mail para cuscodeesmoriz@hotmail.com
  3. Fazer a sugestão em Cusco Esmorizense na sua página do Facebook.
Repito - têm 15 dias para o fazer. No dia 27 de Outubro, a lista definida vai a votos!

2 comentários:

  1. Olá

    O que vos parece acrescentar a esta lista Os Pescadores de Esmoriz; gente de coragem que tira do mar o seu sustento e o dos seus?

    E os tanoeiros de Esmoriz, que embora em «vias de extinção», são um dos ex-libris da terra?
    Cumprs
    Augusto

    ResponderExcluir
  2. Bem visto, Augusto! Esses dois importantes grupos serão adicionados à lista final! Muito obrigado pela sua colaboração! Cumprimentos.

    ResponderExcluir