quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Habilitações Académicas vs Experiência Profissional vs Cunhas

Qual o melhor requisito para conseguir um emprego decente? Este artigo visa analisar esta importante questão que tem um tremendo impacto no nosso quotidiano.

1- HABILITAÇÕES ACADÉMICAS

Comecemos pelas habilitações académicas! Longe vão os tempos em que quem tivesse um canudo, arranjava automaticamente emprego, sendo devidamente respeitado e valorizado na nossa nação. Hoje, a  conjuntura não poderia ser mais antagónica. Existem mais licenciados, mas menos empregos! Os cursos universitários já não asseguram um futuro estável aos estudantes que ainda têm de pagar propinas, cada vez mais elevadas. Aliás, o Cusco de Esmoriz conhece bem essa realidade e inclusive já me disseram, numa entrevista de emprego, que tinha habilitações a mais! Mas não só foi a mim! Tenho amigos meus que ouviram o mesmo tipo de afirmações por parte de directores dos recursos humanos de algumas empresas. Ou seja, será que chegamos ao cúmulo de ver as nossas habilitações académicas a jogar contra nós? Será que teremos de renegar tais formações superiores em futuras candidaturas a empregos (por exemplo: colocar que só temos o 9º ou 12ºano)? Ficam estas questões, mas o estrangeiro começa a ser apelativo para os mais jovens. Os últimos governos e os grandes empresários só espalham demagogia e nada mais do que isso! Quando não se aposta na juventude qualificada (e não-qualificada), estamos a comprometer o futuro da nossa nação. 





Imagem nº - Que futuro está reservado para os nossos recém licenciados? A realidade actual é deprimente!
Imagem do Expresso, retirado de: http://paginaglobal.blogspot.pt/2012/09/ocde-diz-que-licenciados-em-portugal.html



2 - EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL


A Experiência Profissional tem muita coisa que se lhe diga. Todos os empresários gostam de trabalhadores que detenham já alguma experiência. O problema é que não convém mesmo nada que esses ditos trabalhadores tenham mais de 45/50 anos, visto que com essa idade, são raramente chamados. Aliás, são tratados como "velhos e trapos" (desculpem-me os termos, embora não me reveja neles). Por outras palavras, os funcionários que poderão ver a experiência profissional a jogar a seu favor, devem ter idade inferior aos 40 anos! Aí sim, esta vantagem poderá ser-lhes útil, embora tudo isto pareça um contra-senso. É claro que os jovens recém-licenciados não a detêm e por isso, também têm dificuldades em conseguir o primeiro desafio no mercado de trabalho por causa disso. Ou seja, não convém ter experiência a menos (que se aplica aos jovens, vistos como imaturos e inexperientes) nem a mais (senão já são encarados como velhinhos a precisar duma bengala). Por isso, tem que haver um meio-termo entre os 30-40 anos em que a experiência profissional já poderá fazer a diferença numa entrevista de emprego.



Imagem nº 2 - Quem é que vos arranja emprego? De acordo com os estudos demográficos, ainda não sois idosos, mas para a maior parte dos nossos empresários, já estais velhinhos! Eu não concordo mas esta é a realidade!


3 - AS CUNHAS E O CHICO-ESPERTISMO


Agora vamos falar das tradicionais "cunhas", um fenómeno que desde sempre existiu em Portugal e que também se encontra espalhado por todo o mundo. Conhecer alguém com influência empresarial é um factor cada vez mais decisivo para conseguir um bom emprego. Em Portugal, esta regra aplica-se, mesmo não estando contemplada na Lei! Aliás, vivemos num país em que perdura a mentalidade do chico-espertismo, e por isso, quem tentar ser 100% sério, terá mais de 1000% de dificuldades em ter uma carreira de sucesso. É triste, mas é a realidade que fala, de novo, mais alto!



Imagem nº 3 - Diálogo entre um empresário chico-esperto e uma candidata. Para quem não conhece o caso de Vera Pereira, fique então a saber que esta senhora concorreu a um determinado concurso, com o IEFP a tornar público a seguinte referência: "Outros conhecimentos: só admitir a Vera Pereira". O escândalo tinha rebentado e pode ser consultado aqui: http://www.publico.pt/Sociedade/iefp-divulga-oferta-de-emprego-com-nome-de-possivel-vencedor-1560716.



4 - OS CONSTANTES AZARES DO CUSCO

Cusco de Esmoriz já se candidatou a centenas de empregos e posso afirmar, com toda a sinceridade, que nunca tive cunhas para obter um determinado trabalho, mas apenas habilitações académicas que afinal sempre me tramaram a vida! Aliás, digo-vos mais: em 95% das vezes em que fiz tais candidaturas, nem sequer recebi uma resposta. Pura e simplesmente me ignoraram, isto é, estão a marimbar-se para mim e para muitos de vós! E nalguns dos casos, até enviei cartas por correio (não são de graça como podem depreender), mas nem sequer me responderam (nem por telemóvel, nem por e-mail). Por vezes, penso mesmo que temos o país que merecemos, porque quando e exemplo não vem de cima...
Mas para animar um pouco as coisas, decidi lançar um novo poema satírico da minha autoria! Desculpem lá, mas têm que me aturar mais uma vez!




Desempregados Azarados!
Poema da autoria do Cusco de Esmoriz


Mais uma candidatura,
Ambicionando a luz ao fundo do túnel,
Nem que seja no sector da agricultura,
Para não ter um fim cruel!

Ninguém quer roubar
Para garantir a sua sobrevivência,
Ah! Por favor, não me obriguem à abstinência
Porque ao meu paladar, eu desejo agradar!

Seus trapos de deputados,
Sirvam as colectividades,
Não com as vossas inconstitucionalidades,
Mas com apoios ao emprego ilimitados!

Ah! E vocês empresários,
Quando é que deixam de fazer jeitinhos,
Porque todas as famílias precisam de salários
para seguir em frente com os seus caminhos!

Ai ai ai! Portugal qual o teu futuro?
Sem jovens inspirados
E sem a experiência e sabedoria dos mais envelhecidos,
Estarás tu a entrar no escuro?!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário