sábado, 21 de dezembro de 2019

Actuação do Grupo Coral de Esmoriz elevou espírito natalício

No âmbito da programação natalícia concebida pela Câmara Municipal de Ovar, decorreria, na tarde do dia 15 de Dezembro (um domingo), um majestoso concerto promovido pelo Grupo Coral de Esmoriz. O evento teve lugar na Igreja Matriz de Esmoriz diante de uma assistência estimada em 120 espectadores.
O coro interpretou temas natalícios em português, inglês e latim. Todos os membros se apresentaram trajados a rigor, seguindo as orientações artísticas das suas maestrinas e obedecendo aos critérios de harmonia e sincronização musical.
Escusado será dizer que o cenário religioso e a arte sacra do templo acrescentaram ainda mais esplendor à actuação que pudemos testemunhar.
Numa primeira parte do concerto de Natal, evidenciaram-se os “Pequenos Cantores” que, orientados pela Professora Maestrina Andreia Costa, cantaram as seguintes melodias: "Agnus Dei" (Fauré), "Cantem ó crianças" (O. M. Alves), "Cristo nasce", "Não temam", "Glória", "Vamos, vamos a Belém", "Cuidado, Maria", "Aleluia" e "Tocam os Sinos".
Seguiram-se posteriormente as actuações de Ana Isabel e da Professora Odete Ramos no violino, da Professora Filipa Monteiro no violoncelo e da Professora Andreia Costa no piano.
Na parte final do concerto, seria a vez do Grupo Coral de Esmoriz (isto é, o coro adulto), então sob a batuta da Professora Maestrina Rita Tavares, interpretar os seguintes temas: "Sanctus" (Libera), "O Primeiro Natal" (Tradicional Inglesa), "Hark! The Herald Angels Sing" (Felix Mendelssoohn), "O Menino está dormindo" (Mário Sampaio Ribeiro) e "Agnus Dei" (Michael W. Smith).
No final, miúdos e graúdos juntaram-se para uma canção de despedida, preenchendo de alegria e entusiasmo todos os que presenciaram esta iniciativa.
O Grupo Coral de Esmoriz, instituição fundada em 1955, continua a demonstrar uma vocação bastante talentosa e criativa no que concerne à difusão da música sacra. 





Direitos da Foto - Comissão de Melhoramentos de Esmoriz
Reportagem - Jornal A Voz de Esmoriz

Nenhum comentário:

Postar um comentário