quarta-feira, 4 de dezembro de 2019

Programação Municipal de Boas Festas mal chega a Esmoriz

Foi revelada recentemente a Agenda Municipal das Festividades para o concelho de Ovar. Em mais de 20 iniciativas programadas, só uma terá lugar em Esmoriz. No dia 15 de Dezembro, o Grupo Coral de Esmoriz actuará da parte da tarde na Igreja Matriz. É o único evento (embora seja uma actuação a não perder, dado o valor do grupo!) que está no folheto camarário e que será concretizado em Esmoriz. 
Quanto às restantes iniciativas, estas decorrerão essencialmente em Ovar, exceptuando mais dois ou três casos que se vislumbrarão noutras freguesias do município. Ovar fica com cerca de 90% da animação natalícia, Esmoriz contenta-se com 2 ou 3%...
E isto para uma cidade (com 15 mil habitantes) como Esmoriz é claramente insuficiente... Até para uma aldeia ou vila, saberia a pouco. Não podemos falar de coesão territorial ou do suprimento das assimetrias, quando depois somos confrontados com programas de animação que se destinam quase exclusivamente a animar a sede de concelho. 
Esmoriz também é cidade, e recordamos que ainda existe no mapa do concelho de Ovar e do distrito de Aveiro. Ainda não fomos sugados do planeta!!!
Parece que este é mais um ano em que teremos de nos contentar com meia dúzia de iluminações natalícias e com duas ou três iniciativas nobres da Comissão Social de Freguesia de Esmoriz, porque de resto está tudo dito. E no ano novo, sobram o champanhe e as tradicionais 12 passas para os desejos/festejos com a possibilidade de um fogo de artifício que, mesmo sendo tímido ou pouco expressivo, servirá certamente para dignificar o momento.
Talvez para o ano, quando o Esmoriztur estiver reaberto, sejam proporcionados mais espectáculos de natal. Porque os esmorizenses merecem verdadeiras prendas nesta época.



Resultado de imagem para natal

Imagem meramente exemplificativa retirada de Barlavento.pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário