terça-feira, 31 de dezembro de 2019

Vem aí o Novo Ano


Em linhas gerais, o ano de 2019 apresentou-se como digno em Esmoriz. 
A Junta de Freguesia de Esmoriz continuou a manter alguma dinâmica (através da Universidade Sénior de Esmoriz e dos seus gabinetes), apesar das claras restrições financeiras que têm sido visíveis e que impedem uma actuação mais abrangente.
Da autarquia, esperava sinceramente muito mais, tendo em conta a sua capacidade financeira para realizar uma imensidão de investimentos. O ano terminou com algumas ruas reabilitadas (por exemplo, foi o caso da rua dos Tanoeiros) e essa foi talvez a principal contribuição. Por outro lado, o Jardim do Ancoradouro viria a apresentar uma interface mais funcional e organizada.
De resto, e apesar do apoio à dinamização festiva (sobretudo na época balnear), continua a faltar verdadeiramente um plano estratégico e estrutural que se equipare à exigência de uma cidade. 
Ainda em termos de obra, ainda não foi neste ano que se concretizou a requalificação do Esmoriztur, mas espera-se que aconteça para o próximo ano até porque as obras já começaram. Na Barrinha de Esmoriz, realizaram-se mais intervenções de desassoreamento. Acreditamos que a lagoa recuperou um pouco do seu caudal, no entanto, estas acções devem merecer continuidade no futuro, senão daqui a dois ou três anos, voltaremos à mesma situação que se vislumbrava no início desta década.
Noutro prisma de observação, constatámos que o investimento municipal per capita relativo a Esmoriz alcançou valores muito baixos nos anos de 2018 e 2019, e isso deverá merecer uma reflexão por parte do executivo autárquico. Os dados estatísticos já foram aqui revelados, ficando bem expressa a nossa preocupação.
Relativamente a 2020, o que devemos esperar? Da parte da autarquia, aguarda-se a reabilitação de mais algumas ruas, a reabertura do Esmoriztur (será o evento mais importante do próximo ano!), a eventual instalação de um Posto de Turismo em Esmoriz (está contemplado no orçamento municipal do próximo ano) e algumas intervenções na frente do mar. Por seu turno, a Junta de Freguesia de Esmoriz continuará a apoiar os seus gabinetes de apoio a nível social e a dinâmica da Universidade Sénior de Esmoriz, além de organizar o certame magistral do Arraial da Barrinha. Mas não há capacidade de investimento para muito mais, o que limita bastante a sua esfera de actuação.
Quanto aos projectos eternamente adiados, não acredito (infelizmente!) que 2020 nos traga já as reabilitações da Escola Secundária de Esmoriz, do Palacete dos Castanheiros e da Estação Ferroviária de Esmoriz. Também ofícios (e lugares) tradicionais como a Tanoaria, a Arte Xávega e a arquitectura em torno dos Palheiros continuarão a resistir, com heroísmo e coragem, aos tempos modernos, mas é imperioso repensar melhores apoios e medidas para ajudar a preservar todo este património.
Por fim, estou certo – e esta é a grande vitória da identidade esmorizense – que as nossas colectividades (ligadas à cultura, sociedade, desporto…) irão continuar a honrar os pergaminhos da nossa terra, tanto cá dentro como no exterior. Elas preenchem a vida da nossa urbe com os seus eventos e iniciativas. Sem elas, Esmoriz perderia metade do seu encanto. Um bem-haja ao trabalho desenvolvido por elas nas mais diversas áreas.
Resta-nos desejar a todos os nossos leitores umas excelentes entradas e um próspero ano de 2020.
Foi uma honra ter-vos connosco em 2019, espero que continuem a seguir-nos no próximo ano.
 
 
 
 
Resultado de imagem para esmoriz centro 
 
Imagem nº 1 - Esmoriz voltará a deparar-se com vários desafios em 2020.
Foto meramente exemplificativa retirada de: http://ocantinhodastias.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário