domingo, 22 de dezembro de 2019

O Natal chegou ao edifício da Junta

Neste derradeiro sábado à tarde, a Junta de Freguesia de Esmoriz decidiu assinalar a chegada do Natal através de três iniciativas que tiveram lugar no seu edifício.
Dentro deste contexto, pelas 15 horas, foi inaugurada uma nova exposição de fotografias que resultaria do Photo Paper "Descobrir Esmoriz", projecto coordenado por Adérito Ferreira no passado Verão e cujos resultados seriam agora oficializados. Dentro deste contexto, foram exibidas 17 imagens no átrio da Junta de Freguesia de Esmoriz que remetem os visitantes para os demais recantos e ex-libris existentes na nossa urbe (nomeadamente os seus templos, tradições, paisagens, etc). Reuniram-se assim as fotografias dos seguintes participantes: Adérito Ferreira, José Fardilha, Fernando Cardoso, Tiago Pontão, Murilo Santos, Mariana Henriques, Manuel Diogo, João Carvalho, Jorge Grade, Pedro Ferreira e Rui Manuel Silva. A exposição estará disponível para observação até ao próximo dia 7 de Janeiro.
Pouco tempo depois, às 16 horas, o Imaginar do Gigante apresentou, no auditório da Junta de Freguesia de Esmoriz, a peça "Duas Casas" que seria destinada ao público infantil. Muitas crianças ficariam maravilhadas com um enredo que incidia sobre as moradias, abordando o seu sentido matemático, geométrico, dimensional e ainda o lado mais sentimental (visto que as casas não são apenas edifícios, dado que se assumem igualmente como os lares desejados das famílias, onde se desenvolvem relações saudáveis entre pais e filhos). A comunicação entre os actores e as crianças da plateia ajudou a alimentar a fantasia e o carácter lúdico da iniciativa então encenada por Pedro Saraiva.
Por fim, às 17 horas, chegaria o Pai Natal ao edifício da Junta, de forma a entregar várias prendas. Os mais novos cumprimentaram e abraçaram a figura lendária que se sentaria então numa cadeira disponibilizada no Átrio da Junta. As crianças receberam chocolates, garrafas portáteis e postais natalícios.
Pelo que apuramos ainda, a Junta de Freguesia de Esmoriz está também a realizar em parceria com a Comissão Social de Freguesia uma campanha de angariação de prendas que serão distribuídas por crianças e jovens em risco, meta que voltou a servir de mote para a iniciativa "Árvore Solidária".





Imagem nº 1 - A presença do Pai Natal (que trouxe prendas!) foi um dos momentos mais altos vividos no edifício da Junta de Freguesia neste passado sábado à tarde.
Direitos da Foto: Comissão de Melhoramentos de Esmoriz





Imagem nº 2 - O Imaginar do Gigante apresentou a peça "Duas Casas" de forma a interagir com o público infantil.
Direitos da Foto: Comissão de Melhoramentos de Esmoriz





Imagem nº 3 - A Exposição resultante do Photo Paper "Descobrir Esmoriz" foi igualmente inaugurada com a presença dos fotógrafos participantes.
Direitos da Foto: Comissão de Melhoramentos de Esmoriz

Nenhum comentário:

Postar um comentário