quarta-feira, 4 de dezembro de 2019

Presépio colocado na Igreja Matriz de Esmoriz

Ao contrário dos anos anteriores, o presépio da Igreja Matriz de Esmoriz assume agora uma dimensão diferente, exibindo-se no interior do baptistério (ou na capelinha do baptismo). No fundo do templo, junto à entrada principal, podemos ainda observar a decoração restante.
Anteriormente, o presépio era instalado num dos acessos laterais junto à sacristia e assumia maiores proporções no que diz respeito à ocupação de espaço.
No entanto, o presépio foi recriado de uma forma dinâmica e original (sendo de realçar uma vez mais o empenho dos Escuteiros de Esmoriz), novidade que é digna de ser contemplada.
Esta iniciativa insere-se no lema "Todos aqui nascemos", uma caminhada de fé proposta pela Diocese do Porto e na qual se sugere que a Árvore do Natal possa ser uma videira e que a luz da coroa do Advento e do tempo do Natal seja acesa a partir do círio pascal. Onde for possível, pode estabelecer-se alguma relação entre o Presépio e Baptistério, respectivamente lugares do nascimento e do renascimento para uma vida nova. Do ponto de vista pastoral, trata-se de criar dinâmicas que ajudem a redescobrir a graça do Baptismo, a partir de uma mistagogia dos ritos pré-baptismais.
Seguem-se duas fotografias da autoria de Filipe Pereira enquanto que a terceira foi retirada da Página da Paróquia de Santa Maria de Esmoriz nas redes sociais.











Nenhum comentário:

Postar um comentário