quarta-feira, 13 de maio de 2020

Cafés e Restaurantes fazem contas à vida em Esmoriz

Muitos restaurantes e pastelarias conseguiram fazer algum dinheiro graças aos take-aways, mas mesmo assim, a maior parte não alcançou, nem de perto, a receita habitual que costumava apresentar a cada mês. Houve quebras de receitas que, nalguns casos, terão chegado aos 50% ou até superado esse valor. 
Por outro lado, cafés houve que nem sequer abriram e que paralisaram por completo entre meados de Março e Maio. A reabertura acontecerá sempre obedecendo à exigência legal de que os clientes não podem ocupar mais de 50% da lotação do espaço físico. É um condicionalismo necessário para evitar o contágio da pandemia, mas por outro lado, impede casas cheias e a possibilidade de um lucro aceitável.
Para muitos, Maio será um mês zero, o mês do recomeço, mas a verdade é que as contas para muitos cafés e bares já não tinham sido famosas durante a época baixa (leia-se, no início do ano) porque, quer queiramos ou não, Janeiro e Fevereiro costumam ser meses de pouco movimento em Esmoriz. Março, Abril e Maio, meses da Primavera, em tempos normais, costumavam já espelhar um aumento do rendimento, mas a propagação mundial do vírus COVID-19 tudo sabotou e obrigou muitos estabelecimentos a fechar portas, enquanto outros atenuaram o prejuízo com os serviços de take-away.
A chegada do Verão é agora a esperança de alguns que irão reabrir, mas até esse período pode ser um presente envenenado. É claro que teremos mais gente à beira-mar, sobretudo aos fins de semana, mas será que continuará a existir a mesma adesão às praias (sendo agora obrigatório honrar o distanciamento social em pleno areal?) como houve nos anos anteriores? E será que os ganhos da época balnear, a existirem, cobrirão os prejuízos sofridos nestes primeiros cinco meses do ano?
Na verdade, vai ser curioso perceber como é que Esmoriz irá acordar no dia 18 de Maio e saber quem é que vai reabrir portas e quem já não vai!
Os empresários da restauração estão certamente a ser confrontados com uma decisão bastante difícil. Os trabalhadores também podem ter os seus postos em risco. 
Neste momento, ninguém quer perder mais dinheiro do que aquele que se perdeu nestes últimos meses, mas será que todos sentirão motivação e uma inabalável crença de que os seus futuros esforços serão recompensados? 
Por outro lado, nunca deixaremos de apelar aos nossos leitores - invistam nos cafés, restaurantes, lojas, indústrias e comércio da vossa terra. Escusam de ir comprar fora o que podem já adquirir em Esmoriz.




RESTAURANTE A GRELHA, Esmoriz - Comentários de restaurantes ...

Imagem meramente exemplificativa retirada do Site TripAdvisor

Nenhum comentário:

Postar um comentário