sexta-feira, 22 de maio de 2020

Marcelo Rebelo de Sousa elogiou espírito de sacrifício das comunidades de Ovar

Em visita ao concelho de Ovar, o Presidente da República Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa, elogiou o trabalho da Força Aérea no que diz respeito ao apoio hospitalar, laboratorial, logístico e sanitário prestado durante estes tempos de combate à pandemia do COVID-19. O líder da nação não deixou de enaltecer também o papel imprescindível da Marinha Portuguesa e do Exército.
Por outro lado, Marcelo Rebelo de Sousa considera que os autarcas portugueses foram uns heróis, destacando em particular o papel de Salvador Malheiro, Presidente da Câmara Municipal de Ovar, que nunca se resignou, mantendo sempre o mesmo ânimo. Elogiou a capacidade da autarquia em envidar esforços para requerer protecção sanitária, testes, máscaras e medidas especiais de apoio. Marcelo acredita que a "Cerca Sanitária" ajudou a salvar vidas humanas, embora reconheça que o impacto nas empresas do município tenha sido duro e bastante ingrato para quem é obrigado a tomar medidas difíceis. No entanto, em primeiro lugar estava sempre a saúde de todos, devendo depois os desafios serem concentrados na reanimação económica e na preservação dos postos de trabalho.
Marcelo elogiou ainda a actuação de Rui Rio que também esteve presente na cerimónia, realçando a postura de responsabilidade e unidade do principal líder da oposição num momento tão crítico e inesperado.
O Presidente deixou igualmente elogios ao povo português e à comunidade vareira pela resiliência e espírito de sacrifício. Reconheceu que recebeu vários telefonemas de cidadãos de Ovar, auscultando muitas das preocupações vigentes. 
Por seu turno, Rui Rio, Presidente do PSD, relembrou que Ovar foi o concelho mais massacrado pela pandemia, embora tenha dado posteriormente uma boa capacidade de resposta. Reconheceu que é sempre mais importante, sobretudo em alturas críticas, colocar o interesse nacional à frente das ambições partidárias, permitindo que Portugal continue no pelotão da frente dos países credíveis da União Europeia. Rui Rio elogiou o empenho de Salvador Malheiro bem como de todos os outros autarcas no combate à pandemia do COVID-19. O líder da oposição diz que tem havido uma evolução positiva no que concerne à contenção do vírus, mas apelou à sociedade para que cumpra as recomendações, de forma a evitar uma segunda vaga no final do ano que poderá ser bem mais prejudicial para a economia nacional.
Estas intervenções viriam a decorreram, ao final da manhã, na Base Aérea/Aeródromo de Manobra Nº 1 (AM1) de Ovar (Maceda), onde as principais personalidades viriam a almoçar. Foi assim o momento ideal para se elogiarem as Forças Armadas e o empenho do Município de Ovar.
Da parte da tarde, decorrerão visitas à fábrica Flex 2000 e ao Hospital de Campanha de Ovar (o qual fora criado para alojar e tratar de doentes infectados com COVID-19), além de um passeio final pelas ruas de Ovar, fomentando o conhecimento em torno da produção do pão-de-ló de Ovar.





Imagem nº 1 - Marcelo Rebelo de Sousa prestou homenagem às Forças Armadas, aos autarcas, profissionais de saúde, às comunidades de Ovar e ao líder da Oposição (por ter agido em sintonia com o Governo, garantindo a unidade do país num momento bastante crítico).
Direitos da Imagem: Porto Canal

Nenhum comentário:

Postar um comentário