segunda-feira, 4 de maio de 2020

Críticas manifestamente exageradas

O Gabinete de Crise de Ovar foi fundamental para conter a propagação do COVID-19. Claro que se me disserem que houve algumas falhas (por exemplo, ao nível do atendimento telefónico e da resposta atempada a e-mails) e que até ausência de informação relevante sobre o seu funcionamento e sincronização (por exemplo, acho que se deveria ter divulgado previamente aos jornalistas a forma como o Gabinete de Crise se regia e se organizava), direi que fará sempre algum sentido. Mas será redutor, e até muito injusto, o pensamento daqueles que julgam que o Gabinete de Crise de Ovar não passou de um mito ou que não acrescentou quase nada neste panorama. 
De facto, esta estrutura foi essencial no combate à pandemia que atingiu uma dimensão comunitária no concelho de Ovar. Na sua essência, congregou os contributos determinantes dos Bombeiros Voluntários de Esmoriz e Ovar, da GNR, da PSP e do próprio Exército (Aeródromo de Maceda e Autoridade Marítima Local). Também o Hospital de Ovar prestou naturalmente um contributo decisivo, servindo com os seus melhores profissionais.
Construiu-se um Hospital de Campanha, fizeram-se testes, sensibilizaram-se as comunidades e quem foi contagiado seria tratado e seguido com máxima atenção. E as autoridades que citei ali em cima foram decisivas em todo este processo - bombeiros, polícias, médicos e militares! Negar o valor do trabalho destas pessoas é algo que jamais faria.
Se erros houve, foram certamente cometidos porque esta era uma realidade nova, nunca antes experimentada. Quando enfrentamos o desconhecido, é natural que alguns "tiros no escuro" não acertem no alvo.
O Gabinete de Crise juntou profissionais e voluntários. Não sinto que tenha o perfil necessário para os poder avaliar. Na verdade, não possuo os dados todos, mas de todas as opiniões que já li e ouvi, mesmo da parte de cidadãos bem posicionados de diferentes ideologias, penso que o Gabinete de Crise de Ovar, embora não perfeito, foi um trunfo absolutamente determinante para fazer recuar o Coronavírus no município.
A crítica (positiva ou negativa) ao executivo municipal deve ser feita quando há motivo para o fazer. Neste caso, creio que as críticas ao Gabinete de Crise de Ovar são manifestamente exageradas, para não dizer, totalmente desenquadradas.




Site Autárquico da CM Ovar Gabinete de Crise

Nenhum comentário:

Postar um comentário