quinta-feira, 7 de maio de 2020

Fiscalização avança nos comboios

Quem não usar máscara nos transportes públicos e em espaços fechados sujeita-se a uma coima que pode ir dos 120 euros até aos 350 euros. Como é lógico, as autoridades policiais já estão no terreno a fiscalizar o cumprimento desta lei que entrou em vigor a partir do dia 4 de Maio.
Nesta passada quarta-feira, tivemos conhecimento que uma das acções decorreu na Linha do Norte, mais concretamente entre Cacia e Esmoriz. Militares da GNR entraram num comboio, tendo verificado se os passageiros estavam munidos de máscara. 
Não se registaram quaisquer contra-ordenações nessa fiscalização em concreto, o que revela um sentido de responsabilidade dos cidadãos que integravam aquele meio de transporte.
No entanto, é certo que estas acções irão intensificar-se nos próximos tempos porque é imperioso travar a propagação da pandemia do COVID-19. O regresso gradual à normalidade implicará naturalmente um controlo e uma supervisão.
De um modo geral, pelo que temos visto por aí, os cidadãos têm acatado, nos espaços fechados, a lei do uso de máscara ou viseira, contudo ao ar livre, a história é diferente. É certo que o uso obrigatório da máscara deixa de ser aí obrigatório, mas numa altura em que há mais movimento social e em que o calor veio para ficar, o risco do contágio aumenta.
(Foto: TVI 24)

Nenhum comentário:

Postar um comentário