sexta-feira, 15 de maio de 2020

Esmoriztur com obras paradas...

As obras no Esmoriztur estão, neste momento, paradas e o futuro em seu torno parece cada vez mais incerto. O tema esteve em análise na última reunião de Câmara, realizada no dia de ontem - 14 de Maio. Apesar da abstenção dos vereadores do PS, o executivo em permanência (então afecto ao PSD) terá rejeitado um pedido de pagamento solicitado por um subempreiteiro da obra, tendo este alegado que a empresa titular do contrato não lhe havia saldado algumas das verbas em dívida.
No entanto, e segundo relata Artur Duarte, vereador do PS na Câmara Municipal de Ovar, o empreiteiro responsável pela obra ainda não reiniciou a mesma, estando alegadamente a sua empresa a passar por sérias dificuldades financeiras. Os efeitos económicos da pandemia do COVID-19 que são colossais, vieram deteriorar ainda mais a situação, e neste momento, não se sabe se o contrato se manterá ou se acabará por ser denunciado, o que neste último caso obrigará à reabertura de novo concurso, fazendo que o processo de requalificação se arraste por mais tempo.
Recorde-se que o orçamento inicial do Esmoriztur (inicialmente adjudicado por 1 milhão e 448 mil euros) tinha sofrido recentemente um acréscimo de 300 mil euros em contratos adicionais. 
Neste momento, a autarquia está igualmente concentrada em dar resposta à crise económica provocada pela paralisação dos últimos dois meses, e o sector cultural será naturalmente sacrificado até porque não existem eventos pela frente. No entanto, é essencial que este projecto não caia no esquecimento. Apelamos para que exista um acordo com o empreiteiro porque independentemente do custo da obra, a verdade é que Esmoriz necessita deste pólo cultural, e depois de mais de dez anos de ruína, Ovar deve-nos isso. Entendemos pois que a empreitada tem que ser reiniciada logo que possível, pelo que o lançamento de um novo concurso só deverá ser adoptado em último recurso, depois de esgotadas todas as formas de negociação.
Por isso, não podemos aceitar que este dossier seja irremediavelmente adiado. A autarquia tem que assegurar a requalificação do Esmoriztur, o mais tardar, em 2021 ou 2022.




As cusquices de Esmoriz: Mais algumas reflexões sobre o Esmoriztur


Nenhum comentário:

Postar um comentário