sábado, 18 de fevereiro de 2017

Candidatos às autárquicas deveriam fazer uma semana de voluntariado antes do sufrágio?

Quando não há notícias assim tão flagrantes na nossa cidade, confesso que gosto de ir ao café ouvir as conversas do nosso povo. E hoje o debate foi deveras produtivo.
Dizia um senhor de bigode, com semblante carregado e algo revoltado com os políticos do país, que qualquer candidato, seja ele qual fosse, deveria fazer uma semana de voluntariado em prol da comunidade da terra a que se candidata. Seria um acto de humildade e de preocupação social, dizia o referido homem.  
E aqui voluntariado - pode ser muita coisa: ajudar a limpar as ruas, dar uma pequena formação gratuita num sítio público, alistar-se por uma semana no Corpo Activo dos Bombeiros ou numa entidade de cariz social da sua área de residência, recolher fundos ou alimentos nas superfícies comerciais para causas nobres, ajudar a remover plantas infestantes, pintar muros vandalizados, etc.
Claro que aqueles que já prestaram alguma forma de voluntariado nos 12 meses que precedem as eleições estariam isentos de tal chamamento. Chegámos também a essa conclusão após longa conversa. Quem já faz voluntariado e apoia causas, escusava de se prontificar a tal experiência que afinal já conhece tão bem.
A minha opinião não difere muito do senhor que ostentava um bigode autoritário, até porque penso que o voluntariado é a maior prova de amor que se pode declarar à povoação que pretendemos servir.
Eu já fiz voluntariado, e digo-vos, que não nos pode encher os bolsos de dinheiro, mas enriquece certamente a nossa alma. Além disso, o voluntariado obriga-nos a conhecer muito bem a realidade local, o que até acaba por favorecer, em termos de preparação, os futuros candidatos.
É certo que esta ideia nunca se tornará numa medida obrigatória, o que é pena. Mas penso que aqueles que fazem voluntariado e se apresentam às urnas, devem ser tidos em melhor consideração do que os demais que nunca fizeram.
Por isso, fica aqui a nossa visão sobre este assunto.



Imagem relacionada

Nenhum comentário:

Postar um comentário