domingo, 12 de fevereiro de 2017

Pérolas Históricas de Esmoriz III - Alexandre Sá Pinto, o Benemérito de Gondesende



“Venera a memória dos heróis beneméritos.” 

(Pitágoras)



Biografia

Alexandre Sá Pinto foi uma das personalidades incontornáveis da História de Esmoriz. Nascido no lugar de Gondesende a 7 de Dezembro de 1833, era filho de Joaquim Pinto Rodrigues da Costa e de Joana de Sá. Em Esmoriz, terá ainda passado a sua infância, antes de rumar ao subcontinente sul-americano.
No ano de 1847, embarcaria então para a Baía (Brasil), contando apenas, na altura, com catorze anos. Durante alguns anos, aí se envolveria em actividades comerciais. Em 1855, decide rumar para Buenos Aires, capital da Argentina, atraído talvez pelo seu irmão Manuel de Sá Pinto. Ficaria na naquela nação até ao final da sua própria vida. Aqui o emigrante esmorizense faria grande parte da sua carreira profissional enquanto pintor, empreiteiro de construção civil e comprador/revendedor de terrenos que viriam a valorizar-se aquando do crescimento espontâneo da capital argentina. Conta-nos o Padre Aires de Amorim na sua monografia "Esmoriz e a sua História" que a sua fortuna pessoal chegou a ser estimada em cerca de um milhão de pesos argentinos. Ainda assim, Alexandre Sá Pinto levava uma vida aparentemente discreta e recatada.
Todavia, o nosso biografado, mesmo vivendo bastante longe das suas origens, nunca se esqueceu de enviar dinheiro para a família, os pobres de Esmoriz, a capela de Gondesende e o hospital de Ovar. Contribuiu igualmente para algumas instituições situadas em Buenos Aires. Por exemplo, deixou à "Beneficiente Portuguesa", localizada na capital argentina, um terreno e um grande donativo para a construção do seu edifício social.
De facto, Alexandre Sá Pinto seria um benemérito que ficaria ligado à caridade, assistência e instrução. Esta sua componente altruísta seria, mais tarde, reconhecida por entidades e organismos públicos. 
Tudo o que havia conquistado fora proveito do seu trabalho e suor, e ainda assim, não se recusava em partilhar a sua fortuna com os outros, apoiando causas sociais de elevada importância.
No entanto, a sua maior prova de solidariedade ficou expressa no seu testamento lavrado em 8 de Janeiro de 1925. O seu falecimento ocorreria pouco tempo depois a 2 de Abril de 1926, aos 92 anos de idade. 
Grande parte da sua abastada herança foi deixada a estas entidades: Igreja de Esmoriz (7 mil pesos argentinos - 45.164$80), Capela de Gondesende (4 mil pesos argentinos- 27.320$00), pobres do concelho de Ovar (20 mil pesos argentinos), Escola Industrial Infante D. Henrique (Porto), Escola Industrial do Marquês de Pombal (Lisboa), Universidade de Coimbra, Hospital Geral de Santo António (Porto), Misericórdia de Ovar e ao Patronato de Infância (este sito em Buenos Aires).





Imagem nº 1 - Retrato atribuído a Alexandre Sá Pinto, emigrante e benemérito esmorizense.
Retirada de: AMORIM, Aires de - Esmoriz e a sua História. 2º Ed. Esmoriz: Comissão de Melhoramentos de Esmoriz, 2016, p. 378-380




Reconhecimento Posterior

Alexandre Sá Pinto não deixou de merecer que o seu nome ficasse associado para a posterioridade. A Universidade de Coimbra (contemplada por um valor interessante no seu testamento) dedicou-lhe um busto de bronze que fora executado, em 1937, pelo escultor Teixeira Lopes. O busto de Alexandre Sá Pinto localiza-se mais concretamente no meio do claustro de baixo dos Gerais.
O seu nome foi ainda adoptado para baptizar uma rua em Gondesende, outra em Ovar, em Lisboa e um largo no Porto (este localizado à frente da Escola do Infante D. Henrique). Foi ainda fundada a Escola Preparatória Alexandre Sá Pinto em Ovar.





Imagem nº 2 - Busto de Alexandre Sá Pinto no claustro de baixo dos Gerais (Faculdade de Direito - Universidade de Coimbra). A escultura foi concebida em 1937 por Teixeira Lopes, sendo hoje visionada por diversos estudantes universitários.





Imagem nº 3 - Largo Alexandre Sá Pinto no Porto, mesmo à frente da Escola Industrial Infante D. Henrique, estabelecimento de ensino contemplado pelo testamento do emigrante esmorizense.
Nesse largo, pode ler-se junto do registo toponímico - "Largo de Sá Pinto (Alexandre)/ 1833 - 1926/ Benemérito da Instrução Profissional"





Imagem nº 4 - Rua Alexandre Sá Pinto em Lisboa. Nessa via, podemos também visualizar a Escola Secundária Marquês de Pombal, igualmente beneficiada pelo testamento do emigrante esmorizense.




Versões Críticas

Apesar de ter sido uma personalidade benemérita, desenganem-se todos aqueles que julgam que Alexandre Sá Pinto conseguiu lograr o pedestal da consensualidade. Efectivamente, existem esmorizenses que defendem que a sua colaboração para com a então aldeia de Esmoriz deveria ter sido muito maior, além de que o biografado vivera quase toda a sua vida no estrangeiro, esfumando-se assim gradualmente os laços de ligação. 
No entanto, e em sentido contrário, também há aqueles que alegam que o legado de Alexandre Sá Pinto deveria ser mais reconhecido na cidade de Esmoriz e no concelho de Ovar, já que o nome desta personalidade foi recordada em grandes urbes do nosso país. 
Certo é que Alexandre Sá Pinto poderá ser considerado como a personalidade histórica mais relevante oriunda do lugar de Gondesende. Ali tem uma rua consagrada a seu nome, mas talvez merecesse um pouco mais de atenção. Poderia ser, por exemplo, criada a medalha "Alexandre Sá Pinto" destinada a homenagear os principais beneméritos de Esmoriz e do restante concelho de Ovar. Seria certamente uma iniciativa honrosa. Mas lá está, é apenas uma sugestão, porque existem certamente variadas formas de reavivar o exemplo transmitido por este mecenas que se evidenciou na segunda metade do século XIX e no primeiro quartel do século XX.





Imagem nº 5 - Rua Alexandre Sá Pinto em Gondesende.
Foto - CM de Ovar

Nenhum comentário:

Postar um comentário