quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017

Crónica Desportiva (Juízo de Bancada) - SCE "tramado" em Aveiro nos últimos minutos


SC BEIRA-MAR X SC ESMORIZ: PIRATA ROUBOU O OURO AO HERÓI
(Crónica da autoria do Site "Juízo de Bancada", relato de Pedro Silva)


Jogo de emoções fortes no velhinho Estádio Mário Duarte: o Esmoriz esteve a vencer o Beira-Mar por 2 vezes mas acabou a perder por 3-2. Pirata, dos auri-negros, foi a figura de referência da partida. O avançado nem sequer foi titular mas entrou para marcar um hat-trick e roubar o ouro dos três pontos ao  heróis – leia-se Esmoriz – impondo a 2ª derrota no Campeonato Safina aos da Barrinha e obrigando a que a distância entre o líder do campeonato e os rivais diretos se encurtasse nesta 19º jornada.

Jogo de dificuldade máxima

O SC Esmoriz sabia, à partida, que esta seria uma deslocação complicada a Aveiro. É certo que o Beira-Mar vinha de dois desaires consecutivos contra Alba e Oliveira do Bairro e agora ocupava o 5º lugar da classificação. Mas, a verdade é que os da Costa Nova já andaram pelo primeiro lugar e são das equipas mais completas do campeonato. Com novo técnico, António Semedo, a motivação não poderia estar mais em alta.

Na 1ª volta, na Barrinha, o Beira-Mar tinha imposto um empate e é ainda a única equipa que sabe o que é somar pontos no Estádio do Esmoriz, esta temporada.
Para além disso, na última deslocação do Esmoriz à casa do Beira-Mar, os esmorizenses tinham saído derrotados por 3-1. Mas essas eram histórias da época passada e da Taça de Aveiro de 2015/16.
O facto é que, de Esmoriz, saiu uma enorme comitiva… com direito a autocarro incluído. Os adeptos aderiram à chamada e estiveram presentes no Mário Duarte para esta partida. O SCE, líder, teria de ser encarado como favorito à vitória e, acontecesse o que acontecesse, nunca perderia a sua liderança do Campeonato Safina.


Pirata manteve o Beira-Mar à tona

Para esta partida, a grande baixa no lado do Esmoriz foi a de Ibrahim Koneh. O extremos camaronês saiu tocado no jogo contra o Carregosense e cedeu o lugar a Jeff no 11 habitual escalado por Narciso Ratinho. Assim, o SC Esmoriz atuou com João Borges na baliza; Ruca, Joel Alves, Ricardo Correia e Luis Seijas no quarteto defensivo; Bruno Batista, Emmanuel Banda e Pedro Godinho no miolo; Jeff, Fred e Vando na frente. Jogaram ainda, como suplentes utilizados, Diogo Russo e Martin, regressado de paragem prolongada.
Já António Semedo, técnico do Beira-Mar, levou a campo o seguinte 11: Samuel Biscaia, Pedro Moreira, Hernáni, Bruno Lopes, João Paulo, Alex, Jorge Silva, Alexis Martins, Miguel Mortágua, Magno e o veterano e perigoso Cílio Souza.
Era o jogo grande da jornada, mas a primeira parte não teve o grande momento do futebol: o golo. Não houve forma de desbloquear o empate nos primeiros 45 minutos. Mas a segunda parte seria diferente.
A chuva de golos começou aos 60 minutos e para o Esmoriz. Pedro Godinho abriu o ativo e colocou o SCE na frente do marcador. Foi o 8º golo do capitão esmorizense no campeonato, assumindo-se cada vez mais como o 2º maior goleador da equipa, atrás de Koneh. Uma das melhores épocas do número 6 do Esmoriz.
Na reação, o Beira-Mar fez entrar Pirata para o lugar de Mortágua… e esta cartada tornou-se decisiva a favor dos aveirenses. Aos 71′, o antigo jogador de Alvarenga e União de Lamas restabeleceu a igualdade.
Vando ainda conseguiu colocar novamente o Esmoriz na frente. Estavam decorridos 75 minutos de jogo. Mas a tarde era mesmo de Pirata. Assim, e já perto do final da partida, quando tudo indicava que o Esmoriz iria segurar a vantagem no marcador, Pirata voltou a fazer das suas e marcou por mais 2 vezes, aos 87′ e 89′.
Praticamente sem espaço para esboçar uma reação e sem perder tempo para mudar as peças dentro do terreno de jogo, o Esmoriz acabou por ceder e deixar os 3 pontos para o Beira-Mar. Foi uma batalha intensa que caiu para o lado da equipa que esteve sempre a correr atrás do marcador.
Do lado do Esmoriz, que por tantas vezes já conseguiu obter vitórias e empates nos últimos minutos de jogo, desta feita acabou por provar do seu próprio veneno. A derrota é difícil de aceitar mas vem provar que, neste campeonato, ninguém está isento de surpresas… nem o líder e atual melhor equipa da competição.

Rivais vencem, vantagem emagrece, mas Esmoriz ainda no topo

Depois de algumas jornadas onde o Esmoriz conseguiu amealhar pontos e cavar vantagem sobre os rivais diretos, esta semana foi de notícias negativas para os da Barrinha – até de outros campos.
Espinho e Lamas venceram tranquilamente os seus compromissos contra Alvarenga e Mealhada (os lamacenses aplicaram mesmo chapa 6). O único dos 5 primeiros que cedeu pontos, para além do Esmoriz, foi mesmo o S. João de Ver que perdeu na visita ao Bustelo. Aproveitou o Beira-Mar para subir ao 4º lugar.
Assim, a vantagem do Esmoriz para o 2º, que era de 6 pontos, passa a ser de 3 pontos. São os Tigres do SC Espinho quem continuam na peugada do Esmoriz. O SCE continua com os mesmos 43 pontos com que entrou na jornada 19, o Espinho soma agora 40.
Na próxima jornada, o Esmoriz recebe o Oliveira do Bairro. Já o Espinho tem uma difícil deslocação ao campo do S. João de Ver. A jornada 20 está marcada para o dia 12 de Fevereiro. Ainda antes, o Esmoriz terá um jogo em Carregosa, contra o Carregosense. Esta partida é referente à 3ª eliminatória da Taça de Aveiro, competição onde os esmorizenses também têm aspirações.



16387315_1344624532225166_8953407900133281221_n

Crónica da autoria de Pedro Silva (Juízo de Bancada)

Nenhum comentário:

Postar um comentário