quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017

Rescaldo do III Encontro de Urbanismo (reportagem in "Jornal A Voz de Esmoriz")


III Encontro de Urbanismo abre luzes para o futuro

No passado dia 21 de Dezembro, realizou-se o III Encontro de Urbanismo no auditório da Junta de Freguesia de Esmoriz. Apesar da fraca assistência, esta iniciativa organizada pela junta local proporcionou uma interacção de ideias e projectos enriquecedores que poderão originar uma nova visão sobre o futuro planeamento urbanístico da cidade de Esmoriz.
Como convidados sonantes, estiveram presentes o Arquitecto Paulo Silva (com o tema “Da Teoria à Prática do Plano de Urbanização – O Conjunto de Esmoriz e Cortegaça”), o Dr. Celso Braz (o seu discurso incidiu sobre “Planos de Urbanização”) e o Arquitecto João Gomes (este propôs um “Plano de Requalificação da Frente de Mar entre Esmoriz e Cortegaça” e dissertou ainda sobre a “Interface Ambiental da Barrinha de Esmoriz/Lagoa de Paramos”.
O Arquitecto Paulo Silva (docente na Universidade de Aveiro) defendeu, na sua intervenção, que o plano de urbanização deve identificar as áreas da cidade que carecem de atenção especial, sem descurar as preocupações ambientais. Todo este processo exige um conhecimento prévio e minucioso sobre a localidade que será visada. No caso concreto da cidade de Esmoriz, e citando a investigação já realizada pelos seus alunos sobre a nossa localidade, Paulo Silva afirma que a área nascente da Cidade de Esmoriz é a mais carenciada, havendo escassez de ligações viárias (além da sua acessibilidade não ser a melhor), espaços verdes organizados e percursos ecológicos que deveriam fazer a comunicação com a faixa litoral da cidade. Em relação à Barrinha, o arquitecto defende que as linhas de água que lá desembocam devem ser devidamente cuidadas.
Por seu turno, o Dr. Celso Braz (ex-técnico superior da Câmara Municipal de Abrantes) recordou que os planos de urbanização nasceram na década de 1930 a partir da iniciativa do Ministro Duarte Pacheco. Celso defendeu que uma cidade deve ser densa, coesa e estruturada, e que deve ser ainda aproveitada, sempre que possível, a sua rede de infraestruturas. Citando o exemplo concreto de Abrantes (onde trabalhou), realçou que um plano de urbanização deve fomentar a regeneração de uma cidade, assumir os espaços vazios (observar se estes podem suportar alguma edificação), projectar os nós ou troços que fazem falta à cidade, criar percursos pedonais e, no âmbito da gestão financeira, priorizar apenas os projectos que são efectivamente essenciais para a cidade.
O Arquitecto João Gomes (formado na Universidade de Coimbra) apresentou, através de imagens tridimensionais, várias propostas que visavam a requalificação da frente marítima, tanto em Esmoriz como em Cortegaça. João Gomes sugeriu intervenções no parque de lazer junto à Praia da Barrinha, na melhoria dos percursos pedonais à beira-mar, na concretização de futuros espaços de estacionamento mais habilitados, no remate final da Avenida da Praia, na área de expansão da rua Frederico Ulrich, na Avenida de Nossa Senhora da Nazaré (Cortegaça), no Passeio Marítimo de Cortegaça e até nas imediações do Parque de Campismo. O arquitecto defendeu ainda a importância do reforço dunar, da criação de espaços mais arborizados e da promoção de uma maior mobilidade. Insistiu ainda no reconhecimento dos palheiros existentes (foi inclusive sugerida a hipótese do “Palheiro Amarelo” se tornar num centro educativo activo). 
No evento, também tomaram a palavra Salvador Malheiro, Presidente da Câmara Municipal de Ovar, António Bebiano, Presidente da Junta de Freguesia de Esmoriz, e Sérgio Vicente Prata, Presidente da Junta de Freguesia de Cortegaça. Todos enalteceram a confluência criativa de ideias e a necessidade de uma abordagem crítica nas questões urbanísticas, embora ressalvando sempre as limitações de ordem financeira que condicionam o investimento autárquico e que, muitas vezes, impedem a realização de milagres ou de grandes transformações a breve prazo.


Artigo Publicado na derradeira edição do Jornal A Voz de Esmoriz 
25 de Janeiro de 2016





Imagem nº 1 - Apesar da assistência reduzida, o encontro pautou-se por um número infindável de propostas e sugestões que visavam o aprimoramento urbanístico.
Foto - Cidade de Esmoriz/Alunos do Curso de Multimédia do Agrupamento de Escolas de Esmoriz





Imagem nº 2 - Proposta do Arquitecto João Gomes para um eventual futuro parque de lazer junto à Praia da Barrinha.
Foto - Cidade de Esmoriz/Alunos do Curso de Multimédia do Agrupamento de Escolas de Esmoriz


Nenhum comentário:

Postar um comentário