sexta-feira, 25 de outubro de 2019

AFPA promove IV Dia do Cuidador Informal

Em seguimento do Acordo Comunitário realizado a 5 Novembro de 2018, a AFPA - Associação Fraterna de Prevenção e Ajuda e os seus parceiros, o Hospital Dr. Francisco Zagalo – Ovar, a Câmara Municipal de Ovar, a Liga dos Amigos do Hospital de Ovar e a Junta de Freguesia de Esmoriz,  vêm promover mais uma iniciativa intitulada “IV Dia do Cuidador”, que se realizará no dia 5 de Novembro, pelas 9H00, no Museu Escolar Oliveira Lopes – Válega e será dirigida a todos os cuidadores do concelho de Ovar e ao público em geral.
Os cuidadores informais terão capacitação na área do Estatuto do Cuidador Informal e no papel da família, com mostra de produtos, oferta de bens e serviços.
Pretende-se que seja um dia dedicado à partilha de experiências de profissionais que desenvolvem a sua actividade em torno do Estatuto do Cuidador Informal e da (re)valorização e co-responsabilização da Família na mobilização de recursos para a criação de redes de apoio facilitadoras de uma maior autonomia e bem-estar do paciente. Para isso, um Paciente e um Cuidador foram convidados a participar neste Seminário, dando o seu testemunho.
A abertura do secretariado está marcada para as 9 horas.
A mostra de produtos com oferta de bens e serviços aos cuidadores participantes começará pelas 9:15. 
Pelas 10 horas iniciar-se-á a abertura oficial com as entidades locais e os convidados.
Às 10:30, dar-se-á início ao Seminário, intitulado “Cuidador informal – o papel da família”, cuja moderadora será a Dr.ª Maria da Graça Carrapatoso (Presidente da Assembleia Geral da AFPA), com intervenção de Rita Joana Pinheiro Maia (Representante da ANCI – Associação Nacional de Cuidadores Informais), da Dr.ª Ana Rita Pacheco (Psicóloga do Serviço de Psicologia CRN) e da Dr.ª Maria João Quintela (Médica | CNIS) e testemunhos de um Paciente e de um Cuidador Informal.
O encerramento do Seminário estará previsto para as 12:45, com a apresentação de um espectáculo de marionetas.



Resultado de imagem para cuidador informal

Nenhum comentário:

Postar um comentário