sexta-feira, 18 de outubro de 2019

Correio dos Comunicados Políticos - PAN Aveiro contra obras no Jardim do Rossio



Resultado de imagem para pan partido



Ontem, 10 de Outubro de 2019, a Assembleia Municipal de Aveiro reuniu para a discussão e votação do lançamento do concurso público para a requalificação do Jardim do Rossio, que contempla a realização de um parque automóvel subterrâneo, tendo a mesma sido aprovada pela maioria CDS/PSD, apesar do evidente sinal de discordância da população, que ontem, mais uma vez, se fez ouvir. 
O PAN manteve a sua posição de sempre e votou contra esta obra, que constitui uma grave contradição quando a confrontamos com as directivas europeias que recomendam o investimento na mobilidade suave e em redes sustentáveis de transportes colectivos, com o objectivo de retirar os automóveis dos centros das cidades. A redução de CO2 está entre as medidas mais significativas de um compromisso sério para a sustentabilidade ambiental das cidades. Esconder os carros é um acto de ilusionismo que não permite reduzir o total de quilómetros percorridos em áreas congestionadas. As ruas João Mendonça, dos Galitos, do Batalhão de Caçadores e a Avenida Dr. Lourenço Peixinho continuarão a ter circulação automóvel e acreditamos que irá mesmo aumentar. A falácia das viaturas escondidas, repetida várias vezes e dita com o arrebatamento partidário, quase que parece sensata. Mas não é. 
A decisão sobre este tipo de projectos, em virtude do impacto social e económico que produzem, devia ser determinada por um desígnio comum que buscasse o melhor para a nossa cidade e para as nossas vidas. Era importante que estivesse associada a uma visão coerente sobre o que realmente pretendemos projectar para o futuro de Aveiro. Contudo, na história recente da gestão autárquica aveirense, temos constatado que estas grandes iniciativas emergem sem nexo e se apresentam sempre revestidas de uma incompreensível ausência de reflexão.
Cada Executivo surge com uma empreitada salomónica sem que se vislumbre nenhuma ligação identitária com o território e com as suas gentes. Entendemos que o Parque de Estacionamento no Rossio é um equívoco do calibre do Estádio Municipal, ou da ponte que se cogitou construir no canal central, surgindo como mais um impetuoso gesto de governação impositiva que destruirá o nosso Jardim do Rossio. 
A responsabilidade política deste equívoco incide no Senhor Presidente da Câmara, que habilmente soube conduzir um processo ilusório e muito pouco democrático e converter os mais cépticos da bancada da maioria, mas também para todos os que, ontem, ousaram votar a favor desta proposta. 



Grupo Municipal do PAN -Pessoas-Animais-Natureza de Aveiro
11/10/2019

Nenhum comentário:

Postar um comentário