quarta-feira, 9 de outubro de 2019

Correio do Leitor - Carlos Pais defende mudanças no sistema de votação de forma a travar a abstenção


PENSAMENTO DO DIA:

O grande vencedor das eleições em Portugal foi o Partido das abstenções. Mais uma vez! Vergonhoso!
Anda por aí muita gente a deitar foguetes para festejar os 32% dos 50% que votaram e nada se diz dos 50% de 100% que não votaram.
Olhem pelo ângulo que mais desejarem e há uma verdade a que ninguém pode fugir: Governe quem governar, será sempre uma minoria, sem culpa, adiante-se, a ditar (vem de ditadura) o que a maioria tem que fazer.
Reflexão impõe-se acima de qualquer outro valor ou festejo.
E eu pergunto: Quem tem medo do voto electrónico, exercido no conforto da casa, ou do sofá, de cada um, usando o computador, o telefone ou o tablete?
E quem tem medo do voto nas personalidades e não nas oligarquias partidárias?
O voto em Portugal, pela forma como é exercido, não passa de um voto num rebanho, cujo pastor se assume como dono das melhores ideias para o resto dos rebanhos.
Se isto é democracia, na minha reflexão eu exijo uma democracia mais séria, mais versátil e muito mais democrata. Se no Distrito de Aveiro elegemos 16 parlamentares (número estabelecido pela população residente) não me permitirem votar nas pessoas em que eu mais acredito e confio, que são 3 do BE, 5 do PSD, 1 do PC, 2 do CDS e 5 do PS, é cercear-me a vontade, a minha integridade, a minha honestidade intelectual e o meu imaleável direito de eleger quem o meu exame ditar . Mas pior que isso é eu correr o risco de eleger gente sem qualidade e capacidade e contra a minha vontade.
Será esta a razão de tanto absentismo? E a quem convém tanto abstencionismo?
E até pergunto mesmo: A quem convém esta forma de votar tão arcaica e tão cerceadora das nossas vontades?



Carlos Pais
8 de Outubro de 2019




Resultado de imagem para votar

Imagem meramente exemplificativa retirada de: https://www.e-konomista.pt/votar-nao-precisa-numero-eleitor/

Nenhum comentário:

Postar um comentário