domingo, 6 de outubro de 2019

Especial Eleições Legislativas II - PS vence as eleições sem maioria absoluta (nível nacional)

Já são conhecidas as primeiras projecções dos resultados destas eleições legislativas. No panorama nacional, o Partido Socialista venceu claramente o sufrágio, embora não tenha alcançado a maioria absoluta. Os socialistas terão contabilizado entre 34 a 39%. Precisará de negociar com BE ou com a CDU para alcançar maioria parlamentar.
Em segundo lugar, o Partido Social-Democrata ficou em segundo lugar, tendo alcançado entre 24 a 31%.
Como terceira força política, encontramos o Bloco de Esquerda com uma votação bastante interessante situada entre os 9 a 12%. A CDU ficou entre os 6 e os 8%, representando uma pequena queda em relação a 2015.
CDS-PP e PAN poderão ficar entre os 3 e os 5%. Os centristas perderão muitos deputados, enquanto que o partido mais ligado ao ambiente irá passar a ter mais deputados além de André Silva.
No que concerne aos partidos sem assento parlamentar mas com possibilidade de eleger um deputado, a noite vai ser longa com cada voto a ser determinante. Só ao final da noite é que se saberá se a Iniciativa Liberal, o Livre, o Aliança e o Chega conseguirão eleger algum deputado. Poderá haver maior representatividade parlamentar no futuro.
Para já fica a ideia de que a esquerda reforçou a sua expressão perante uma direita que pode ficar mesmo à deriva nos próximos tempos.
Ao que tudo indica, António Costa irá continuará no poder. Basta saber como e com quem serão feitas as negociações.




Imagem meramente exemplificativa retirada de TVI 24





Nenhum comentário:

Postar um comentário