domingo, 10 de fevereiro de 2019

A Assembleia das Redes Sociais Decide (Rubrica VII)

Como já é apanágio, lançamos mais duas sondagens nas redes sociais, cujos resultados serão agora exibidos e interpretados.



Sondagem nº 13

Enquanto esmorizense, segue ou não de perto a tradição do Carnaval?
(Pergunta preferencialmente destinada a cidadãos com ligações de naturalidade ou residência em Esmoriz)



Sondagem Electrónica nº 13 - Enquanto esmorizense, segue ou não de perto a tradição do Carnaval?
Respostas Possíveis: Sim. Adoro a tradição (47%; 75 votos). Não. É-me irrelevante. (53%; 84 votos)
Total de votos: 159 votos (100%)
Realização da Sondagem: 29/01/2019 - 04/02/2019
Duração da Sondagem: 7 dias (uma semana)
Direitos das Fotos Utilizadas no Inquérito: A primeira foto é da nossa autoria e foi tirada há poucos anos no Carnaval de Ovar, já a segunda imagem foi retirada do Site Minuto Weleda.



Contexto: O Carnaval é a tradição-mãe do mês de Fevereiro, convidando todos os cidadãos à folia, à fantasia e à criatividade de adoptarem um disfarce próprio. Em Portugal, os Carnavais da Madeira, Ovar, Estarreja ou Torres Vedras lutam sempre para serem os melhores, coexistindo sempre um investimento ambicioso de tempo e dinheiro. Apesar de o Carnaval ter pouco impacto em Esmoriz, gostaríamos de saber se os esmorizenses ligam ainda a esta tradição, ou se a mesma lhes passa ao lado.

Resultados: Esta foi certamente uma matéria que dividiu claramente as opiniões dos esmorizenses. A votação foi mesmo renhida. E não nos surpreende, porque já desconfiávamos que não haveria grande consenso em relação a esta tradição que é muito forte em Ovar. Assim sendo, 53% dos votantes assumiram que não vão muito à bola com o Carnaval, enquanto 47% dos leitores continuam a admirar esta festividade. Este resultado também reflecte a ausência ou escassez de eventos relacionados com o Carnaval na nossa cidade, e isso também se reproduz no alheamento de muitos esmorizenses.




Imagem nº 1 - O Carnaval é uma tradição festiva que não se encontra solidificada em Esmoriz.
Foto da autoria de Rosa Pinto (presente no Site TV Europa)





Sondagem nº 14

Esmoriz e Draveil (França) mantêm uma longa geminação que dura há quase três décadas procurando fazer com que a parceria estimule o crescimento e a hospitalidade entre ambas as terras. Como avalia os resultados desta ligação entre estas duas cidades irmãs?





Sondagem Electrónica nº 14 -Esmoriz e Draveil (França) mantêm uma longa geminação que dura há quase três décadas procurando fazer com que a parceria estimule o crescimento e a hospitalidade entre ambas as terras. Como avalia os resultados desta ligação entre estas duas cidades irmãs?
Respostas Possíveis: Têm sido muito positivos (14%; ) Podem ainda melhorar (86%, )
Total de votos: 91 votos (100%)
Realização da Sondagem: 29/01/2019 - 04/02/2019
Duração da Sondagem: 7 dias (uma semana)
Direitos das Fotos Utilizadas no Inquérito: A primeira foto representa um Castelo existente em Draveil (Château des Bergeries) e foi retirada do Wikipédia ("Erwmat"). Por seu turno, a segunda imagem é da nossa autoria e representa uma das vias da nossa cidade a ser intervencionada.



Contexto: A geminação entre Esmoriz e Draveil remonta ao ano de 1990, e em 2020 serão celebrados os 30 anos de relacionamento diplomático e harmonioso entre estas duas cidades. Draveil fica situada nos arredores de Paris, isto é, a 20 Km a sudeste da capital. Conta com uma população de quase 30 mil habitantes, e a sua história foi escrita através dos seus mosteiros e do seu castelo. Lá nasceu igualmente Eugène Delacroix (1798-1863) um dos grandes pintores da sua geração.
Desde 1990, a mencionada geminação tem feito com que representes políticos de ambas as cidades integrem delegações ou comitivas de representação que mantêm bem viva toda esta ligação. É frequente o comparecimento mútuo de tais personalidades em aniversários das ditas urbes, favorecendo-se ainda a troca de ideias. Draveil ofereceu a Esmoriz um lugar na toponímia. Daí nasceu a "Place de Esmoriz" onde no centro de um jardim (confessamos que nunca lá fomos) há uma pedra de dimensões consideráveis com uma placa, bem elaborada do ponto de vista ornamental, que alude à nossa cidade e ao juramento de geminação. Por seu turno, Esmoriz também possui a Avenida de Draveil, mas essa não parece ter, nem de perto, a elegância e a beleza da "Place de Esmoriz" em França.


Resultados: A geminação entre Esmoriz e Draveil, embora mereça o respeito do povo esmorizense, deverá demonstrar resultados mais práticos. Assim pensam 86% dos votantes. Talvez se deva apelar ao reforço das relações entre ambas as cidades. A ideia da realização de actividades e eventos conjuntos (congressos, conferências ou até uma festividade da geminação) poderá fazer com que o impacto da geminação chegue mais perto das "populações irmãs". Com uma maior conciliação de visões e perspectivas distintas, ambas as urbes poderão crescer. Esta sondagem não pretendeu, de algum modo, colocar em causa a geminação que já conta com quase três décadas de existência. Apenas fica patente a ideia de um fortalecimento activo das relações.





Imagem nº 2 - Será necessário martelar (no bom sentido) mais na geminação (Esmoriz-Draveil) de forma a que ela se torne mais produtiva e eficaz no terreno?
Foto da nossa autoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário