sexta-feira, 22 de fevereiro de 2019

A SIC visitou a Tanoaria JOSAFER

No âmbito do Programa Semanal da Cristina Ferreira, a SIC, então representada pelo repórter João Valentim, esteve presente na Tanoaria JOSAFER, de forma a dar a conhecer a todo o mundo a arte do fabrico de barris, pipas e tonéis. 
De forma a receber a equipa da SIC, esteve presente Sandra Fernandes, uma das pessoas responsáveis pelo projecto que assim relatou alguns dos detalhes da evolução da Tanoaria em questão, além de explicar todo o processo de produção. 
Assim sendo, ficámos a saber que a Tanoaria Josafer já se encontra na Terceira Geração, tendo sido fundada em 1962 pela mão de Joaquim Dias Ferreira. Por dia, a Tanoaria fabrica entre 25 a 30 barris por dia. Os barris confeccionados poderão ter capacidades para armazenar desde 1 até 500 litros, assumindo assim variadas dimensões. Serviriam essencialmente para armazenar vinho bem como outros produtos líquidos. 
Um candidato a ser tanoeiro poderia demorar entre 2 a 3 anos até dominar verdadeiramente todos os passos complexos deste ofício. 
A Tanoaria está muito enraizada na história de Esmoriz, fazendo parte da sua identidade social e cultural.




Direitos da Reportagem - SIC ("Programa da Cristina")




Nenhum comentário:

Postar um comentário