quinta-feira, 28 de fevereiro de 2019

Correio dos Comunicados Políticos - Vítor Amaral (vereador eleito pelo PS) defendeu em reunião de executivo uma maior divulgação do Carnaval Vareiro e alertou ainda para as questões de saneamento em Cortegaça; os socialistas votaram a favor da extinção dos pórticos entre Esmoriz e Aveiro


Resultado de imagem para PS


REUNIÃO DO EXECUTIVO DA CMO de 07.02.2019 


A reunião iniciou com o presidente a informar que foi recebido o visto do Tribunal de Contas para a empreitada da Escola Júlio Dinis e que, por isso, esta obra iniciará em breve. Falou sobre o concurso público da rede de transportes intermunicipal (CIRA), cuja previsão de funcionamento é para o início do próximo ano, com a inclusão dos Transportes Urbanos Vareiros. Referiu-se também aos diplomas sectoriais que foram recentemente publicados, no âmbito do processo de descentralização, para as áreas da saúde, educação e cultura, que estão em análise. Deu também informação sobre os eventos desde a última reunião, incluindo a cerimónia de assinatura dos contratos de empreitada da obra de dragagem da ria, que foi presidida pelo Ministro João Matos Fernandes. Por fim, realçou a abertura oficial do carnaval deste ano, que será no próximo sábado e o programa de carnaval, assim como o “êxito na procura de bilhetes”. O vereador responsável pelo pelouro da cultura deu também destaque ao lançamento do livro sobre o carnaval de Ovar. 

Ainda neste período, fiz uma intervenção sobre as seguintes questões: 
  • Necessidade de reabilitação e sinalização vertical da Rua Cidade João Pessoa, em Ovar, sendo-nos garantido que é uma questão será tido em conta, começando pela sinalização; 
  • Conclusão da obra de saneamento em Cortegaça, destacando a Rua da Zefinha, que tem apenas cerca de 100 metros por concluir, sendo-nos também garantido que este assunto seria reportado à AdRA; 
  • Apesar do Parque de Campismo de Cortegaça pertencer à Junta de Freguesia, quisemos saber qual a posição da Câmara em relação a este assunto, que se arrasta há anos, com muito prejuízo para a freguesia; 


No que respeita ao Carnaval, disse: 
Ovar está a viver desde há semanas o carnaval de 2019, mas a única coisa que vemos que sinaliza a festa mais importante do nosso município, são as máscaras colocadas nos Paços do Concelho, a não ser que se queira considerar a colocação da vedação e as roulottes no centro da cidade. Sobre estas, aproveito para manifestar o meu desagrado por as ver a ocupar o já escasso estacionamento da cidade, por período tão longo; uma delas está instalada há semanas e ali vai continuar por mais um mês, ou mais. Sei que sou poucos os espaços públicos onde elas pudessem ser instaladas, mas temos o parque da cidade, jardim do Cáster, parte das instalações do antigo cinema…  
Se queremos fazer jus ao título de cidade do carnaval, temos de vestir a cidade de forma que os nossos visitantes fiquem com essa ideia quando nos visitam, fora dos dias do corso ou dos outros eventos carnavalescos. Aliás, essa imagem deveria ser transmitida todo o ano. Não temos de ter vergonha, bem pelo contrário, de ser este o nosso cartão de visita. Não compreendo como há um desperdício tão grande dos equipamentos e demais material que os grupos utilizam cada ano, que poderiam servir para engalanar a cidade nas semanas que antecedem cada carnaval. Assim como não compreendo que não tenhamos, como seria desejável, um verdadeiro museu do carnaval.
É verdade que foi inaugurada uma exposição no Centro de Arte de Ovar, alusiva ao nosso carnaval, mas é muito pouco. Pena que não esteja anunciado no site do Carnaval.
Integrado no programa de carnaval temos, há anos, uma caminhada. Sabendo-se que hoje há cada vez mais praticantes de corrida, seja de 10.000m, meias-maratonas, ou outras distâncias, deveria ter sido promovida uma dessas provas junto com a caminhada, de forma a trazer até Ovar os muitos milhares de praticantes, sendo uma forma de divulgação e promoção da nossa festa principal. Tal como se integraram em várias provas de meia-distância as caminhadas, poder-se-ia integrar na nossa caminhada a meia-distância que, a meu ver, promoveria muito mais a cidade e o carnaval que a S. Silvestre, embora uma não substitui a outra; pelo contrário, promover-se-iam.
Era importante desenvolver a marca “Carnaval de Ovar” que passaria, entre muitas outras coisas, por incutir a participação dos grupos e escolas de samba em eventos fora da época e por todo o município.
É verdade que não foi escolhido o nosso programa eleitoral mas, acreditando na boa vontade do executivo em permanência em acolher ideias que não sejam exclusivamente suas, em prol do nosso município, não posso deixar de nele falar no que consideramos ser a necessidade de dotar a alameda da Aldeia do Carnaval  de condições para a realização de eventos  durante todo o ano, nomeadamente investindo na sua cobertura.
Fico satisfeito com a qualidade gráfica e de apresentação do programa e do site do nosso carnaval, apenas não compreendendo como é que as duas primeiras imagens do site não sejam de promoção do mesmo, mais parecendo a promoção do edil e que não se faça uma maior divulgação do site junto dos operadores turísticos, imprensa, redes sociais, etc. 

No período da ordem do dia destaco as seguintes deliberações: 

  • Aprovação da adjudicação e contrato de adjudicação do direito de utilização do edifício Vela Areínho, para a instalação e exploração de estabelecimento de restauração. Ganhou o concurso a empresa “Algunsinstantes, Lda”, com sede em Matosinhos, que tem previsto um investimento nas instalações de cerca de €150.000,00 e que pagará uma renda de €1.600,00/mês. O mentor deste projeto é o Chef António Vieira, que tem no seu percurso a passagem por alguns dos melhores restaurantes do Porto.
  • Aprovação do estudo prévio da passagem desnivelada da Ponte Nova, um projeto da Infraestruturas de Portugal e que muito contribuirá para melhorar o tráfego da cidade. 
  • Aprovação da recomendação a apresentar ao Governo para eliminação das taxas nos pórticos da A29 e A25 entre Esmoriz e Aveiro ou, pelo menos, a sua redução em valor não inferior a 40%, de acordo com a proposta que apresentamos numa das anteriores reuniões de Câmara 


Vítor Amaral
Vereador Socialista da Câmara Municipal de Ovar



Resultado de imagem para vítor amaral


Nenhum comentário:

Postar um comentário